Não Aceitamos Devoluções, Diz a China

Várias empresas frigoríficas brasileiras, num total de seis de suas unidades processadoras de carne, tiveram seus contratos de exportação suspensos. Os atingidos, até agora, foram os frigoríficos MarFrig (Várzea Grande - MT) , o JBS (unidades de Passo Fundo e de Três Passos, ambas no RS), o BRF (Lajeado - RS) e o Minuano (Lajeado - RS). O motivo alegado pelos compradores é a preocupação de que, devido aos crescentes casos de covid-19 no Brasil, a carne possa estar contaminada pelo coronavírus.
Um motivo justo, o apresentado pelos importadores de carne brasileira? Sim. Se não fosse um pequeno, um mero, um ínfimo detalhe : o comprador em questão, tão preocupado com as normas de higiene e com o rigor sanitário das instalações brasileiras, é ninguém mais ninguém menos que a... China.
A mesma China imunda que come carne de cachorro (Festival de Yulin), espetinho de rato e a famosa sopa de morcego está com nojinho das carnes aviárias e suínas brasileiras.
A mesma China, onde foi gestado (se intencionalmente ou não, isso tem pouca importância agora) e de onde se espalhou o coronavírus para o resto do planeta (aí, sim, por negligência comprovada do governo chinês) , está com medo de que a carne brasileira esteja contaminada pelo... coronavírus.
A mesma China, que já anunciou uma nova possível e provável pandemia causada por uma variante do vírus H1N1 surgida em suas criações de porcos, não quer comer a pururuca à brasileira.
Chega quase a ser uma piada. Quase.
A China é mesmo uma enorme loja de R$ 1,99 (ou cada uma das lojinhas de 1,99 são pequenas embaixadas chinesas espalhadas pelo Brasil) : vende produtos vagabundos, de baixa qualidade, tóxicos no mais das vezes e... não aceitam devoluções!!!
A China não aceita a devolução da praga que rogou e jogou pra cima do mundo.
Fossem uma Bélgica, uma Holanda, ou outro país da União Europeia, com rígidas legislações sanitárias e draconianas fiscalizações das mesmas, que estivessem a desconfiar da carne brasileira, seria mais do que admíssivel. Mas a porra da China????
Por um lado, eu acho é bom. Vão sobrar carne de porco e de frango no mercado. Os produtores brasileiros, sempre a puxar o saco, sempre a chaleirar a chinesada, que passem a abastecer o mercado interno com carne de qualidade tipo exportação, e não com o restolho que eles não conseguem vender para o mercado exterior. Se bem que muitos preferirão jogar fora a produção do que vendê-la mais barato.
Quanto à China, ela que vá tomar naquele cu amarelo dela.
Quanto à China, finalizo à la Maria Antonieta : não querem nossos porcos? Que comam cães, ratos, morcegos, lacraias etc.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. "Se bem que muitos preferirão jogar fora a produção do que vendê-la mais barato" - é o mantra do mega-produtor.
    Essa questão da China com a calne brasileila me palece uma "leve retaliação" dos episódios recentes em que pessoas de cargos importantes do governo xingam e debocham dos chineses. Não que não devam ser proferidas palavras amargas para os chineses. Muito pelo contrário. Mas não por líderes governamentais que dependem dessa relação. Garanto que os USA não ficarão com essa carne.

    ResponderExcluir