Indesculpável

As minhas mãos não são,
Nunca foram hábeis
Em acarinhar outra mão,
Em afagar outra face,
Em fazer cafuné,
Em se deixar deslizar por pescoço,
Nuca e coluna alheios
A suscitar suspiros, estremecimentos e frenesis.

Igualmente,
Não são,
Nunca foram hábeis
Em dar porradas,
No pugilato,
Em esmigalhar narizes e romper supercílios.

Os mais sinceros e delicados carinhos
Que já fiz,
As mais devotadas e incondicionais paixões
Que já despertei,
Os mais profundos gozos e apneias
Que já extraí
Deram-se pela minha escrita.
Minhas cartas, meus poemas, recados dentro de livros, bilhetes sob a xícara de café.

E os olhos mais inchados
E os corações mais rasurados
E as feridas mais indesculpáveis,
Também.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Você me traduziu na quase totalidade.

    ResponderExcluir
  2. Outra poesia nesse nível e te darão um lugar na Academia Brasileira de Letras.
    Se me permite, publicarei no meu blog. Me impactou, de certa forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, lá vou eu tomar o chá das quintas-feiras com o José Sarney!
      Claro que pode publicar.

      Excluir
    2. (Adendo fora do tema. Viu que seu blog agora aparece escrito "Aviso de conteúdo confidencial", naquela página de "estou ciente e quero continuar"? Ou eu nunca me atentei para essa palavra, "confidencial", ou mudaram recentemente e agora tu está na mira da Gestapo).

      Excluir
  3. No fim essa é a sina de "nós, pessoas normais", que apesar de não serem protagonistas, tem consciência disso, ao contrário das muitas que nem mesmo pensam sobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nós somos todos marionetes, Laurie... A diferença é que eu enxergo as minhas cordas." ???

      Excluir
    2. Pelo visto catou o velho exemplar de Watchmen para reler "O Relojoeiro"...

      Excluir