OZZAM! (Ou : o Azarão Também Tem Seus Dias de Páginas Amarelas da Veja)

OZZAM! era o lema e o grito de guerra de uma das turmas em que eu mais tive satisfação e prazer em lecionar. Sim, quem me vê hoje, destruído, amargurado, ateu em relação à chamada Educação brasileira, poderá nem acreditar no que vou dizer : sim, era possível ter satisfação e sentimento de realização na carreira do magistério. 
 
Isso até, mais ou menos, 2012, 2013, 2014. Uma época tão recente e, ao mesmo tempo, já tão esquecida, já tão pouco crível de que tenha de fato existido. A partir daí, a escola pública foi tomada de assalto por uma ralé moral nascida e criada sob o agouro do ECA, da LDB e da Constituição Cidadã. Uma turba planejada e cuidadosamente engendrada pela introdução na educação de ideias, autores e práticas esquerdistas postas em funcionamento a partir de fins da década de 1990.
 
Desde então, desfaçam o conceito que vocês, os acima dos 45, 50 anos, têm do que era a escola. Desde então, a escola pública acabou. Manter-se professor de uns 10 anos para cá ou é ter pendores masoquistas, ser chegado num autoflagelo, ou não ter outra opção de sobrevivência, não ter para onde fugir. Eu era um desses indivíduos da segunda opção.
 
Felizmente, há quatro meses, surgiu-me uma rota de fuga. Nem pestanejei. Dei um pontapé para bem longe nos 28 anos e meio passados no magistério. Mentalmente, estou bem melhor. Suspendi, por conta própria, toda a medicação tarja preta que estava tomando. E não sinto mais nada daquela angústia e daquele pânico desencadeados à simples menção da palavra "escola". Quando autossuspendi a medicação, a esposa chegou a comentar : - não seria melhor falar com a psiaquatra antes? 
Ora, porra, eu preciso ir à psiquiatra para conseguir remédios; para parar de tomá-los, não.

Estou melhor. Nem penso em voltar, um dia, para a sala de aula. Não obstante, não sou de todo ingrato à profissão, que, como eu disse, deu-me alegrias no passado. Não obstante, volta e meia, lembro-me, ou algo me faz lembrar, dos bons alunos que passaram por mim; e eu por eles, claro.

No domingo, precisei dar uma geral no armário e nas gavetas para abrir um espaço. Jogar fora lixo velho para guardar lixo novo. Entre folhas e papéis de toda a sorte e conteúdo, encontrei um presente esquecido. Um agrado ofertado a mim pela turma OZZAM!, citada ao início da postagem. Acompanhei-os - e eles a mim - da sétima série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. Na época, eles eram da 8ª série E. E eu contava com 38 anos de idade, apenas. Hoje, com 57 anos, fui arremessado há 19 anos dentro do Túnel do Tempo.

O presente foi uma entrevista que fizeram comigo. Muito criativa, muito bem humorada, sacana e muito respeitosa ao mesmo tempo.
Hoje, aos 57 anos, às vistas da maioria, eu já sou considerado um cara metódico, sistemático, o que, em terras indolentes de Pindorama, sempre foi sinônimo de chato, de cri-cri. Com 38 anos, então, meus caros, eu era de uma disciplina e de uma rotina de hábitos sobrehumanas. Daí, cogitar-se entre a meninada a possibilidade de eu nem ser humano. De eu ter uma origem extraplanetária e estar aqui em missão de observação e reconhecimento.

As perguntas dessa entrevista, todas boladas pelos meninos e com cópias espalhadas pela escola depois de datilografadas, partem desse pressuposto, seguem esse mote, têm um tom investigativo. Pois é, meus caros, o Azarão já teve seus dias de páginas amarelas da revista Veja.
Reproduzo a entrevista logo abaixo, na íntegra, sem nenhuma supressão ou correção (ela é pré-reforma ortográfica). O meu entrevistador foi o Luiz Armando (representado pelas inicias LA), que muitos diziam ser meu filho, só porque o menino era alto, moreno e bonito.
E vos digo : meninos assim não existem mais.

Entrevista Bombástica
Prof. Ricardo Cangemi

Ficha técnica
Idade : 38 anos
Profissão : professor de Biologia
Humor : se insistir até que sai
Probabilidade de partir para a violência :
0%, ele tá sempre com aquela cara feia mas
é só pra manter a sua fama de mau e porque
não tem outra, né?

LA - o que o sr. tem a dizer sobre as suspeitas que alguns alunos têm de que o sr. seja um extraterrestre?
 
RC - Vamos às provas.
 
LA - Pois não. A grande caminhada que o sr. faz diariamente do Jd. Paulista até a escola sem derramar um pingo de suor, enquanto que outros professores mal aguentam subir as escadas pro andar de cima da escola.
 
RC - É verdade, tenho um metabolismo privilegiado.
 
LA - Outra : as suspeitas do sr. não comer (no bom sentido da palavra) porque sempre frisa que os outros docentes comem demais.
 
RC - Verdade, os professores comem em demasia, parecem uma nuvem de gafanhotos.
 
LA - Mais uma : faça frio ou calor, o sr. está sempre de calça jeans e camiseta, nunca foi visto usando um simples moleton.
 
RC - Verdade, sem comentários.
 
LA - Certa vez, o sr. disse estar com medo de tirar aquele seu finado tênis Olympikus porque ele tinha ficado ensopado com uma forte chuva e com o tempo ele tinha secado ainda no pé. O estranho foi que o sr., depois desse fato, ficou afastado três semanas da escola alegando uma suposta fratura no dedinho do pé. Foi um disfarce para esconder uma possível reação desagrádavel de sua pele alienígena com as moléculas de água do nosso planeta?

RC - Quebrei mesmo o dedinho do pé esquerdo. E a reação a que se refere era só chulé, mesmo.

LA - Mudando de assunto, como o sr. explica a má fase do Figueirense no campeonato brasileiro?

RC - O que é Figueirense?

LA - Mudando novamente de assunto, pois futebol não é o seu forte, qual é o seu maior sonho?

RC - Que todas as salas fossem como a 8ª E.

LA - OZZAM!
LA - Qual a cantada mais ridícula que o sr. deu?

RC - Nunca precisei cantar ninguém.

LA - Ohhh!
LA - E que recebeu?

RC - Prefiro não expor a falta de criatividade das mulheres, é uma questão de cavalheirismo.

LA - Quantas notas vermelhas o sr. deu nesta escola, mais de 100 ou menos de 1.000?

RC - Muito mais de 1.000.

LA - Quantos tubos de caneta vermelha o sr. gastou até hoje ao longo de sua carreira?

RC - Se colocados em fila, seriam suficientes para dar duas voltas no planeta.

LA - No seu ou no nosso?

RC - Vocês escolhem.

LA - Sendo o sr. um professor de Biologia, qual seria o nome popular de um transgênico de quero-quero com pica-pau?

RC - Seria um bicho perigosíssimo, assustador, aterrorizante.

LA - O sr. tem algum sentimento de alegria ao colocar um aluno para fora da sala?

RC - Só quando supero o meu recorde do ano anterior.

LA - Quantos alunos já foram "dispensados" nas suas aulas?

RC - Quantos...quantos...afinal, quantas estrelas existem no Universo?

LA - Com seus 38 anos, o sr. teme a chegada do "grosseiro" exame de próstata?

RC - Temo! Tanto quanto ao transgênico do quero-quero com o pica-pau!

LA - Para finalizar : o seu imutável corte de cabelo seria uma característica alienígena?

RC - Sim, representa o clã ao qual pertenço.

LA - O sr. gostaria de fazer algum comentário final?

RC - Não é necessário.

Entrevista feita em : 29/09/2005
Entrevistador chefe : Luiz Armando
Sugestões e idéias : Ismael, Rodrigo, Antônio, Matheus e Michel (Xurék) - atual nº 24 na chamada.
 
OZZAM! 8ª E Foreverrrrrrr
 

Postar um comentário

20 Comentários

  1. Super legal! Espero que pelo menos um dos antigos alunos da OZZAM! leiam esta entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Se eu disser que todos nós lemos.. hahahahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é que vocês leram mesmo?
      Espero que tenham se divertido tanto quanto eu.
      Abraço.

      Excluir
  3. Hahaha Matheus por aqui professor! Muito feliz e muito nostálgico ao ler essa matéria
    Fico triste em saber que passou por essas mazelas que a vida de professor traz, mas feliz em saber que está melhor
    Apesar de tudo, fez parte das nossas vidas. Não tenho dúvidas que a maioria dos alunos lembram com muito carinho suas aulas e seus ensinamentos. Se não fosse por eles jamais teria passado no vestibular

    Se duvidar até tenho umas provas de biologia espalhadas pelas 2 mudanças de cidade por aqui até hoje hahaha

    Mais uma vez muito obrigado por ser parte não só da nossa formação acadêmica como do nosso caráter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, nem sei se eu fiz tudo isso que você falou, não. De qualquer forma, agradeço demais.
      Onde mora atualmente? Se não me engano, você fez Engenharia Aeronáutica, ou coisa parecida, né?
      Abraços

      Excluir
    2. Oh se fez professor! Teve um grande mérito, por vezes no vestibular lembrava das suas aulas e acertava questão pelo que nos ensinou. Fora a grande admiração pelo senhor, pela categoria de professor. Sempre quis seguir essa profissão mas no vestibular optei por seguir em aeronáutica pelo que via de professores tão queridos como o senhor, a Vera, dentre outros que me marcaram tanto não terem nem de perto o reconhecimento merecido. Só tenho a agradecer

      Estou morando em São José dos Campos a 8 anos, hoje trabalho na área (aqui na boeing em calculo estrutural de aeronaves) e gosto bastante. Ainda tenho muito carinho pela educação e gostaria muito que isso mudasse, apesar de não estar otimista.

      Excluir
    3. Que legal. Morei em S.J. dos Campos em meados da década de 80, por quase 3 anos. Morava meio perto do centro, Avenida Marechal Castelo Branco.
      Casou? Filhos?

      Excluir
    4. Ah quem dera, continuo na procura de um matrimônio hahaha
      Eu moro na ZS de sjc, muito bom pra ca. Gosto bastante da cidade e vários passeios por perto

      Excluir
    5. A Marreta do Azarão23 de agosto de 2024 às 16:08

      Quanto ao matrimônio, aconselho que não tenha mesmo pressa. Case quando tiver uns 60, 70 anos, quando precisar de alguém pra trocar suas fraldas.

      Excluir
  4. "Suspendi, por conta própria, toda a medicação tarja preta que estava tomando. E não sinto mais nada daquela angústia e daquele pânico desencadeados à simples menção da palavra "escola""

    Muito bom. Mas mesmo assim a mantenha por perto em caso de eventual necessidade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Salve professor! Conteúdo repleto de nostalgia e bom humor! Agradeço muito a sua exigência e o compromisso de ensinar que poucos professores tinham.
    Hoje sou professor de educação física na rede municipal e também passo pelos percalços e desafios da profissão, porém ainda não perdi a fé na educação brasileira, pelo menos por enquanto... kkkkkk.
    E pelo visto gostou mesmo do nosso planeta ou será que a nave está quebrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Marreta do Azarão23 de agosto de 2024 às 16:07

      Grande Luís Armando! Rapaz, não tô achando é peça de reposição pra minha nave, é um modelo muito antigo. E também tô sem grana para pagar o IPVET, o Imposto Sobre Veículos Extraterrestres.
      Abraço.

      Excluir
  6. Bom dia!
    É obrigatório a resposta sobre o tema acima? Vai valer pontuação?

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Eca, essa foi a entrevista mais chata que já li mas de tão ruim ficou muito boa...

    Ser professor era meu plano número 3 na adolescência para a vida. Gosto de falar em público e cativar auditórios. Sou um talento mal aproveitado. Fui ser militar que era mais emocionante e pagava melhor.

    tô fuçando seu blog e ele está cheio de textos muito interessantes. Não vou comentar todos que ler mas estou fuçando tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, ela foi toda elaborada por bons meninos com 13, 14 anos à época, dê-lhes um desconto.
      Também gosto de falar em público, de cativar pessoas, mas, hoje me dia, infelizmente, essa meninada só presta atenção ao que emana de uma tela de celular. Tudo o mais, eles desprezam.
      Acredite : você fez a escolha mais acertada ao escolher a carreira militar.
      Fuce à vontade por aqui. E comente sempre que puder.
      Abraço.

      Excluir
  8. Ao mestre, com carinho!

    Grande professor Ricardo, que imensa felicidade em receber a mensagem do Ismael e saber que a nossa turma ainda é lembrada pelo senhor e posso perceber um certo carinho nas suas palavras rsrs.

    Hoje posso dizer que tivemos o privilégio de sermos ensinados pelo senhor, ne época devida a nossa falta da maturidade e experiência, as vezes, poderíamos ter achado um pouco “puxado”, mas o nosso parâmetro comparado com os outros professores era muito baixo e não iriamos conseguir entender na época.
    Agora, passado todos esses anos, podemos afirmar que aquilo era apenas um pequeno treinamento para a vida adulta, e repito, que sorte tivemos nós em termos tido aula com o senhor. A vida adulta bate e bate bem mais forte que o ensino médio kkkk

    Me lembro de ter prestado o vestibular ter acertado todas as perguntas sobre genética, sem dúvida, na época minha matéria preferida, muito obrigado por isso. Já matemática e história, melhor não comentar a respeito aos demais professores.

    Sobre nossa turma, OZZAM, que entrevista fantástica, conseguiu me tirar boas risadas aqui ne frente do computador, a criatividade era boa naquela época.

    Espero que esteja melhor e quando tiver uma oportunidade, poderíamos marcar um churrasco e tomar uma cerveja, “agora” já temos idade para tomar uma . O Kim faz um excelente churrasco.

    Com imensa admiração

    -Rodrigo Guarnieri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rodrigo!
      Que carreira você acabou seguindo?
      Não é questão de saudosismo besta, não. As coisas pioraram muito nesse país nos últimos 10, 12 anos. Na Educação, então, nem se fala.
      Vamos marcar um churrasco, sim. É só me avisarem. O Ismael e o Kim têm meu contato no LinkedIn.
      Abraço e agradeço demais pelo comentário.

      Excluir