O Poeta Sórdido

O poeta é sórdido, tem que ser. Se não incutir o desespero em quem o lê, nem é poeta. A teoria do poeta sórdido, pelo grande Manuel Bandeira.

Nova Poética
Vou lançar a teoria do poeta sórdido.
Poeta sórdido:
Aquele em cuja poesia há a marca suja da vida.
Vai um sujeito,
Saí um sujeito de casa com a roupa de brim branco muito bem engomada, e na primeira esquina passa um caminhão, salpica-lhe o paletó ou a calça de uma nódoa de lama:
É a vida

O poema deve ser como a nódoa no brim:
Fazer o leitor satisfeito de si dar o desespero.

Sei que a poesia é também orvalho.
Mas este fica para as menininhas, as estrelas alfas, as virgens cem por cento e as amadas que envelheceram sem maldade.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Fiquei com pena de mim... rsrs
    "J"

    ResponderExcluir
  2. Gostei das virgens 100%....há mtas q dizem ser, mas, na realidade, não são 100%. Na época da faculdade, havia uma, a qual a apelidaram de "Rosquinha"....essa não dava nem a pau.....só aquilo q o nome sugeria....e se achava virgem!! Rsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também conheci uma assim. Se bem que, para mim, ela nunca deu nem a rosquinha.
      E não são essas, as das rosquinhas, que, no fim das contas, sabem das coisas?

      Excluir
    2. Azarão, acho q vc ia gostar de ter conhecido a "Rosquinha"....já pensou se ela estivesse por perto, qd vc bebeu todas e ficou falando aquelas bobagens, trancado naquela casa, ou melhor, república?

      Excluir
    3. Vixe!!! Do jeito que eu tava naquele dia, ela ia ficar com a rosca espanada por muito tempo!!!!

      Excluir