A Bíblia Fracassa em dar Respostas, Diz Ex-Pastor

A Bíblia fracassa em dar respostas, diz Bart D. Ehrman, ex-pastor e chefe do departamento de estudos religiosos da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA.
Nossa!!! Que brilhantismo o desse pastor!!! Que mente arguta!!! Poderíamos dizê-la inspirada pelo próprio Espírito Santo!!!
A Bíblia fracassa em dar respostas... Bart Ehrman descobriu a América, reiventou a roda.
Por conta dessa sua "descoberta", abandonou o sacerdócio e não crê mais no deus judaico-cristão. Está a fazer tempestade em copo d´água, o tal ex-pastor. Não vejo motivo para tanta comoção e alarde. Menos ainda para tanta descrença e desilusão. A culpa não é da Bíblia, é do pastor, que usou o livro sagrado cristão erroneamente, para fins aos quais ele, definitivamente, não se destina, não foi escrito : dar respostas.
Nenhum crente que lê a Bíblia o faz em busca de respostas, de conhecimento. Sim em busca de perdão para as suas cagadas. Ele vai lendo a Bíblia e, inevitavelmente, acaba por encontrar, em alguma de suas passagens, em algum de seus evangelhos, uma sem-vergonhice, uma canalhice igual à que praticou - a Bíblia é rica em bons exemplos e modelos de condutas meritórias : assassinatos, concubinatos, incestos, adultérios, poligamia, sodomia etc etc - e vê que o Senhor Todo-Poderoso sempre livra a cara do safado (deve ser a tal da imagem e semelhança), sempre perdoa ao canalha.
O crente lê a Bíblia à cata de, digamos assim, uma brecha legal para ser inocentado. Sim, a Bíblia é uma espécie de Constituição mal redigida - mal redigida pra caralho -, cheia de brechas legais, cheia de condescendências e comiserações para com o infrator
Repito, nenhum crente está à procura de respostas quando lê a Bíblia, tão pouco lhe interessa algum incremento de sabedoria, ele quer é rápido lenitivo para aplacar a sua consciência culpada, quer conforto instantâneo para seus deslizes morais.
Valendo-se do irracional, o crente racionaliza suas más condutas e fica em paz consigo mesmo, e com seu deus.
Respostas? Pegou o livro errado, pastor Bart. Culpe sua pesquisa equivocada, não o livro pesquisado.
A revelação final veio ao pastor em sua análise de como Deus é insensível ao sofrimento humano : “Por que uma criança –uma simples criança!– morre de fome a cada cinco segundos? A cada cinco segundos.”
Sério que só depois de velho o pastor se tocou de um fato como esse? Que frente ao corriqueiro da miséria humana, só há três possibilidades : ou deus não existe, ou existe e não se importa, ou existe é um puta dum canalha dum sádico?
O pastor optou pela descrença, ao invés de, talvez, assumir a própria culpa de, por tantos anos, ter servido a um genocida cósmico.
Diz ainda que não foi fácil abandonar o cristianismo, mas que finalmente teve que reconhecer a derrota. Não foi derrota, não, pastor. Foi uma puta duma vitória. Da mente racional sobre o pensamento mágico. Do humano - por pior que nós sejamos - sobre deus, sempre pernicioso.
De sua desconversão, nasceu o livro "O Problema com Deus", do qual ele falou à Livraria da Folha de São Paulo.
 
"Bart D. Ehrman, ex-pastor e chefe do departamento de estudos religiosos da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, considera que a Bíblia fracassa em dar respostas para uma questão fundamental: o sofrimento.
A existência do sofrimento no mundo passou a ser um pensamento obsessivo enquanto ele ainda era pastor e comprometido com o cristianismo e com o seu rebanho. Essa obsessão o fez vasculhar a Bíblia.“Para mim, o problema do sofrimento se tornou o problema da fé”, escreve Ehrman em “O Problema com Deus”.
“Algumas pessoas acham que conhecem as respostas. Ou não se incomodam com as perguntas”.
Ehrman aprendeu nas mensagens bíblicas que Deus, por amor, interfere para socorrer seus fiéis em momentos difíceis. Assim, Ele ajudou o povo escolhido a escapar da escravidão no Egito, curou os doentes e alimentou os famintos.
“Onde está esse Deus agora?”, questiona. “Se Deus interferiu para livrar os exércitos de Israel de seus inimigos, por que não interfere agora quando exércitos de tiranos sádicos atacam de forma selvagem e destroem aldeias, cidades e mesmo países inteiros?”
“Por que uma criança –uma simples criança!– morre de fome a cada cinco segundos? A cada cinco segundos.”
No livro, ele analisa as Escrituras e apresenta uma série ensinamentos conflitantes, principalmente na questão do sofrimento, algo que o autor considera uma dos temas mais fascinantes da humanidade e o que o levou a perder a fé.
Abandonar o cristianismo não foi uma tarefa fácil para Ehrman. “Eu fui embora esperneando, querendo desesperadamente me aferrar à fé que conhecia desde a infância e da qual me tornara íntimo a partir da adolescência. Mas eu tinha chegado a um ponto em que não podia mais acreditar”, conta.
“Eu finalmente reconheci a derrota, me dei conta de que já não podia acreditar no Deus da minha tradição e reconheci que era um agnóstico: eu não ‘sei’ se existe um Deus; mas acho que se houver um, ele certamente não é aquele proclamado pela tradição judaico-cristã”.

Postar um comentário

1 Comentários