Que Fossa, Hein, Meu Chapa, Que Fossa... (57)

Fafá de Belém. Grande Fafá. Enorme. Imensa. Incomensurável.
Se Caetano Veloso nela não se inspirou para compor Vaca Profana (Dona das Divinas Tetas), não sei mais em que poderá ter sido.
Fafá tem a voz mais melíflua, lasciva, maliciosa e safada da MPB.
Tudo isso não bastasse, Fafá é um ponto fora da reta, um caso sui generis entres as divas de nosso cancioneiro popular : Fafá não é sapata! Gosta de rola. E tem cara de quem sabe muito bem o que fazer com uma entre as mãos.
Potencial vocal titânico, o de Fafá! Quem me dera receber um dó de peito dela.
Porém, como não poderia deixar de ser, Fafá também teve lá suas crises de cornagem, de abandono e de fossa por um amor perdido. Como na belísssima canção Foi Assim, autoria dos cornos Paulo André e Ruy Barata. Em sua pungente letra, Fafá vê um ex (ainda não superado) a beijar uma outra qualquer e nos olhos dele o mesmo olhar de quando ele era seu, de quando ele lhe beijava.
Canta, Fafá : "e a te beijar outra mulher eu vi, Vi no seu olhar envenenado o mesmo olhar do meu passado e soube então que te perdi..."
Que fossa, hein, Fafá, que fossa...
Encosta a peitaria no meu ombro e chora, minha filha.

Foi Assim
(Paulo André/Rui Barata)
Foi assim
Como um resto de sol no mar
Como a brisa na preamar
Nós chegamos ao fim

Foi assim
Quando a flor ao luar se deu
Quando o mundo era quase meu
Tu te foste de mim

Volta meu bem, murmurei
Volta meu bem, repeti
Não há canção nos teus olhos
Nem há manhã nesse adeus

Horas, dias, meses se passando
E nesse passar, uma ilusão guardei
Ver-te novamente na varanda
A voz sumida em quase pranto
A me dizer, meu bem, voltei

Hoje esta ilusão se fez em nada
E a te beijar, outra mulher eu vi
Vi no seu olhar envenenado
O mesmo olhar do meu passado
E soube, então, que te perdi.

Para ouvir a canção, é só clicar aqui, no meu fornido MARRETÃO.


Pode largar, minha filha... pode largar que eu seguro!!!!!
Pãããããããta que o pariu se eu seguro!!!!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Prefiro mulheres menos volumosas. Mas essas tetas da Fafá...
    Há várias "explicações" por aí sobre Vaca Profana. Mas acho que Caetano a escreveu pensando na grana pública que embolsa há algumas décadas para manter sua vida nababesca.
    Abraços

    ResponderExcluir