O Easy Rider Bolsonaro

Na semana passada, em conversa com apoiadores, o intrépido Bolsonaro garantiu que continuará a participar das motociatas, fazendo valer a máxima de que todo político tem de ir aonde o povo está. Confirmou sua agenda para as motociatas de Manaus e de Porto Alegre.
Por que Bolsonaro continua com o aparentemente insano corpo a corpo com seu eleitorado? Simples. Porque uma atitude só pode ser classificada como insana se tomada diante, e a despeito, de várias outras opções mais racionais, e razoáveis. Não é o caso de Bolsonaro : ele não tem, absolutamente, nenhuma outra opção, que não o corpo a corpo. Nesse caso, insano, e até suicida eleitoralmente, seria Bolsonaro não participar de motociatas e outras aglomerações. Se há alguma chance dele se reeleger, é essa : indo pra galera.
Repetindo 2018, Bolsonaro continua um lobo solitário. Na época, não fez nenhuma coligação, nenhum conchavo com outros partidos. Não fez porque não quis. Hoje, ainda que quisesse, não as conseguiria estabelecer. Às vistas da corriola do Planalto, Bolsonaro está mais sujo que o pau do galinheiro imundo da Câmara e do Senado; os partidos consideram, hoje, Bolsonaro como um político "tóxico". Até o partido nanico Patriota está ensebando para aceitar ou não Bolsonaro em suas fileiras. Muito diferente de 2018, quando partidos fariam filas e prestariam lava-pés para ter Bolsonaro em seus quadros. Bolsonaro, em 2021, é um fantasma do que era em 2018. Coligações não são uma opção para 2022.
Em 2018, Bolsonaro se elegeu apesar do pouquíssimo tempo que lhe coube do Horário Eleitoral Gratuito. Não sei de quanto será a cota de Bolsonaro no Horário Eleitoral Gratuito para 2022. Não sei se o simples fato dele ser Presidente lhe garante automaticamente um tempo majoritário de propaganda. Ou se, de novo, dependerá do partido ao qual estará - se estiver - filiado. Portanto, depender do tempo de propaganda que lhe será destinado também não é uma opção para 2022.
Em 2018, sem apoio político e sem tempo de propaganda, elegeu-se graças às redes sociais. Feicibúqui, tuíter etc. Mostrou-se um gênio, um estrategista nato (nada com ele é planejado) das redes sociais, esse eterno reino dos idiotas. Hoje, parece-me, afinal, não sou nem nunca fui frequentador das redes sociais, nunca tive sequer um perfil nestas merdas, que nem mesmo o tuíter e o feicibúqui possam reconduzir Bolsonaro à faixa presidencial. Parece-me que a quantidade de apoiadores e de opositores de Bolsonaro nesses nichos meio que se equivalem. Que Bolsonaro tenha, hoje, números equivalentes de haters e de lovers.
Sem apoio político (como em 2018), possivelmente sem um tempo decente de propaganda gratuita (como em 2018), e, agora, também não podendo se fiar nas redes sociais, o que restou a Bolsonaro?
Ir pra galera. Se jogar no meio do povão. Se deixar ser carregado pelas massas. Insano seria se ele não se valesse desse seu último e único recurso.
Fosse hoje 2022, acredito que Bolsonaro não resistisse num segundo turno com ex-presidiário e ainda réu em quatro processos Luis Inácio Sapo Barbudo da Silva. Mas temos ainda quase que um ano e meio até lá. Vacinação seguindo, casos de gripe chinesa diminuindo, economia retomando seu rumo, a memória sempre fraca da população, bastando que as coisas melhorem um pouco... sei não.
Talvez o fantasma Bolsonaro possa renascer do Inferno em que se encontra hoje, talvez possa ressurgir como um espírito da vingança, um Hell's Angel, um Motoqueiro Fantasma.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Acho que, para além de reeleição, ele tem que ver se termina esse ano no cargo. É rachadinha, esquema de vacina, interferências em diversos poderes (PF, p. ex.) e a pior parte, excluir o próprio vice da atual gestão. Estou vendo uma rasteira que daria inveja no Temer.

    ResponderExcluir
  2. E continuo na garupa com ele, ao menos que apareça alguma outra opção não progressivista e com chances reais de vitória.

    ResponderExcluir
  3. Só posso dedicar a ele os dois versos finais da música O mundo é um moinho, aqueles que dizem
    "Quando notares estás à beira do abismo
    Abismo que cavastes com teus pés"
    E é exatamente isso que ele fez, logo ele que tinha faca e o queijo na mão para fazer um bom governo. Infelizmente, não conseguiu entender o radicalismo e extremismo não levam a bom lugar.

    ResponderExcluir