Cerveja-Feira (40)

Após o fracasso retumbante e desanimador de minha experiência com a tal da Puro Malte, irmã da cerveja Império, crias mal paridas das caldeiras da Cervejaria Cidade Imperial, enfim, uma boa surpresa : a Ecobier Puro Malte.
Conhecia a honesta Ecobier Chopp, mas o rótulo Ecobier Puro Malte, de um vinho puxado para o preto, comprado a R$ 2,79 o latão de 473 ml, parecia-me inédito. Depois de dar o primeiro gole, veio-me à lembrança que eu já a bebera antes. Há uns dois ou três anos, em garrafa de 600 ml, numa birosca em Monte Verde (MG), acompanhada de uns caldos e petiscos. Lembrei-me de que gostara bastante dela então. Mas, numa situação daquela, fica fácil para qualquer cerveja que gostemos dela. Férias. Cidadezinha de montanha, estilo Campos de Jordão. Um friozinho moderado de três ou quatro graus Celsius, um caldo verde... não existe cerveja ruim num contexto assim.
Surpreendentemente, no entanto, a Ecobier Puro Malte conseguiu sustentar a boa primeira impressão que tive dela, agora em um dia comum, e na árida e sem nenhuma poesia Ribeirão Preto.
De cara, uma bela cor dourada, uma espuma densa e persistente, leve odor de fermento, 4,5% de teor alcoólico. Só um detalhe, que é só gosto pessoal mesmo, que em nada depõe contra a sua qualidade : um pouco adocicada demais. Mas, nesse caso, e antes que pensem que estou enviadando com essa história de cor dourada, espuma densa etc, é só contrabalancear o adocicado com uma boa e fumegante porção de fígado acebolado com jiló! Que tira-gosto de macho das antigas é fígado com jiló, acompanhado daqueles salsichões boiando em conserva que ficam nos balcões e ovo com casca colorida, azul, é claro.
Veredito do Azarão : muito boa, muito boa; pelo preço de R$ 2,79 o latão de 473 ml, que fique registrado.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. "não existe cerveja ruim num contexto assim"

    Aí é que tá: o contexto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O contexto é tudo. É, inclusive, a base da teoria da relatividade do Einstein. Dizem que, uma vez desafiado a explicar a relatividade do tempo de uma forma que leigos pudessem entender, Einstein disse : imagine você sentado sem roupas numa chapa quente de metal durante um minuto, esse minuto lhe parecia horas; imagine agora você na companhia de uma mulher bonita e agradável durante várias horas; essas horas lhe pareceriam um minuto.
      Eu me imagino com a Scarlett Johansson... qualquer boteco, pareceria um hotel cinco estrelas... qualquer cerveja Krill desceria feito uma Deus Brut Des Flanders.

      Excluir
    2. Já ouvi esse mesmo exemplo, mas com ele se referindo a uma secretário sua, enquanto a cantava.

      Excluir
  2. Já pensou em fabricar sua própria cerveja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensar, como mero exercício de elocubração, eu já pensei. Mas eu mal consigo cozinhar direito o arroz e o feijáo, que dirá uma cerveja. Além disso, falta-me o espaço necessário, moro em apartamento. Quem sabe quando (e se) me aposentar? Tenho vontade de ter uma pequena chácara. Além da cerveja, tenho vontade também de fazer queijos.

      Excluir