Pode Ser Numa Canção, Pode Ser no Coração, Eu Só Quero Ter Você Por Perto (11)

"Tu não sabes que palavras vais usar quando o sono não vier, quando a noite te disser : vem comigo. Que loucuras vais dizer quando a mão que te apertar te pedires pra ficar só mais um dia. Tu não sabes." 

Nos últimos tempos, Zeca Baleiro tem se mostrado muito melhor como escavador e intérprete de canções ou esquecidas, ou subestimadas por suas épocas, e no resgate/homenagem de nomes banidos ao ostracismo pela mídia da nova Idade Média, pela mídia da novidade média, do que como compositor de novas e boas canções.
Zeca Baleiro já prestou tocante e reverente reconhecimento a Sérgio Sampaio, no tributo O Balaio do Sampaio, a Odair José, de quem foi parceiro e produtor do disco A Praça Tiradentes, e ao último kavernista vivo, o fresquíssimo Edy Star, também como produtor e compositor de uma das faixas, a 17 Vezes, do álbum Cabaré Star, de 2017, o segundo registro fonográfico do cantor, compositor, ator, dançarino e artista plástico hoje com 82 anos de idade e mais de 60 anos de carreira; o único disco de Edy tinha sido até então o LP Sweet Edy, gravado em 1974.
Zeca Baleiro, entretanto, há tempos está a dever um álbum seu de inéditas do mesmo naipe de sua primeira trinca de CDs, destacadamente o Líricas. Então, sexta-feira agora - talvez já fosse sábado -, estava a ouvir a Rádio Só MPB, de Sorocaba (SP), e a voz de Baleiro entrou a cantar uma música que eu não conhecia, e com uma letra que de cara achei do caralho. Os versos que abrem esta postagem são trechos dela, e a gostosa da imagem, a protagonista do clipe oficial da canção, um clipe caprichadíssimo, do qual deixarei o link ao fim da postagem.
Gostei demais da música. Teria Baleiro recuperado a velha forma? Seria a canção Tu Não Sabes uma faixa de um novo álbum com outras tantas de mesmo tope? Torci para que sim. Torci por Zeca Baleiro. E, sobretudo, por mim.
Corri ao Google, digitei alguns versos de que me lembrava da canção que acabara de ouvir e o Grande Oráculo me pôs a par de meu otimista equívoco - sempre que sou otimista, acabo por me equivocar. A canção não era de autoria de Baleiro. Ela faz parte de um disco de intérprete recém-lançado pelo maranhense, um disco com canções de autores portugueses contemporâneos, o álbum Canções d'Álem-Mar.
Não consegui baixar o disco todo de uma só vez, fazer o download de certos artistas vem se tornando mais difícil, mas fucei daqui, fucei dali e consegui capturar todas as 11 faixas do CD de forma isolada, uma a uma. Um bom disco. Disco para ouvir tomando um vinho verde e lambiscando uma sardinha na brasa, e depois zarpar do Tejo em uma nau rumo ao Cabo das Tormentas, encarar o gigante Adamastor e alimentar com fados e lágrimas o mar salgado de Portugal.
Há mais quatro ou cinco canções muito boas no disco, mas Tu Não Sabes, de Pedro Abrunhosa, é disparado a melhor.
E tu, sabes? Que palavras vais usar quando o sono não vier? Quando a noite te disser : vem comigo?
Responderás o quê? Que estás velho? Que teu tempo de sonhares já passou? Que és casado? Nenhuma evasiva tua convencerá. Nem à noite. Nem a ti.

Tu Não Sabes
(Pedro Abrunhosa)
Tu não sabes
Quanto tempo vais poder
Dizer: Este sou eu
Gritar que o chão é teu

Tu não sabes
Que o céu chama por ti
Quando à noite te sorri
Quando as pétalas se abrem
Só por si
Tu não sabes

Tu não sabes
Quanto tempo irás pedir
Quando o sangue te fugir
Quando o punho se fechar
Sobre ti

Tu não sabes
Que o sonho não morreu
Quando o beijo se perdeu
Que a manhã não acabou
Só por nós
Tu não sabes

Que palavras vais usar
Quando o sono não vier
Quando a noite te disser
Vem comigo

Que loucura irás dizer
Quando a mão que te apertar
Te pedir para ficares
Só mais um dia
Tu não sabes

Tu não sabes
Quantos rios vão se deter
Quantos olhos vão beber
Nas palavras que colaste
Junto ao peito

Tu não sabes
Que os teus dedos são já meus
Que se vão fechar nos teus
Quando os barcos se despedem
Na maré
Tu não sabes

Que palavras vais usar
Quando o sono não vier
Quando a noite te disser
Vem comigo

Que loucura irás dizer
Quando a mão que te apertar
Te pedir para ficares
Só mais um dia

Tu não sabes
Tu não sabes
Tu não sabes
Tu não sabes
Para assistir ao excelente clipe da canção, é só clicar aqui, no meu lusitano MARRETÃO.

Postar um comentário

0 Comentários