Cerveja-Feira (27)

É bem sabido que os mosteiros religiosos são grandes nascedouros de boas cervejas, a padraiada sabe o que é bom. Inúmeras e famosas são as cervejas fabricadas por abades e monges. Tem até santo cervejeiro. Mas será que só a ala masculina do clero é que entorna? Não haverá, dentro da República Democrática da Cerveja, igual espaço para as esposas de Cristo, para as freiras?
Pois não só há igualdade eclesiástica entre os sexos quando o assunto é beber como também quando o assunto é fabricar cerveja. 
O cerveja-feira de hoje vai para uma dessas dedicadas irmãs de caridade, a Irmã Dóris Engelhard, conhecida como a última freira da Europa a produzir cerveja. 
Há 46 anos, a irmã Dóris, hoje com 65 de idade, é a responsável pela produção de cerveja da abadia de Mallesdorf, localizada na pequena cidade alemã de Mallesdorf-Pfaffenbrg, na região da Baviera. A produção anual é 300.000 litros de cerveja, vinte por cento dos quais reservados às irmãs da ordem franciscana e aos seus funcionários e o restante comercializado apenas entre os habitantes da pequena cidade, pois a cerveja não leva nenhum tipo de conservante nem é pasteurizada, devendo, portanto, ser consumida fresca.
A irmã Dóris é cervejeira das antigas, cervejeira de alma, e denuncia a farsa das tais cervejas artesanais : "esse movimento de cervejas artesanais que vem crescendo no mundo não representa a verdadeira cerveja artesanal, já que as cervejarias produzem milhões de litros por ano e elaboram seu produto de forma a resistir às intempéries que envolvem seu transporte e armazenagem, maculam a fórmula da pureza, água, cevada, malte e lúpulo". Com a irmã Dóris não tem essa de tomar um "copinho" de cerveja, não; de abstinência, já basta a de rola, a irmã bate mesmo é de canecão.
A vocação para a birita veio antes da religiosa. Irmã Dóris foi aluna de um colégio católico e pretendia cursar Agronomia, o que não pode realizar por não existirem cursos da área em sua pequena cidade natal. Por sugestão da madre superiora do colégio, Dóris começou a trabalhar na cervejaria da abadia para aprender uma profissão, um ofício. Ela pegou gosto pela coisa, fez um curso, tornou-se mestre cervejeira e apenas três anos depois, após um estágio probatório, fez os seus votos e tornou-se freira.
Dia de trabalho na cervejaria é tão sagrado quanto um de orações e contrição. Nesses dias, Irmã Doris acorda às três horas da manhã e é dispensada de suas rezas diárias. Vai lá, Dóris, diz a madre superiora, já tem freira demais rezando aqui, rezando pra cerveja ficar divina. Entre as suas criações, a mais populares são as cervejas maibock, doppelbock e zoigl escura. A irmã é pau pra toda obra dentro da cervejaria : elabora a formulação da cerveja, opera o maquinário, produz, engarrafa e ainda carrega os engradados. Isso sim que é uma vida a serviço do Senhor.
Perguntada se vê algum tipo de incompatibilidade pecaminosa entre os ofícios de freira e de mestre cervejeira, irmã Dóris responde : "eu acredito que Deus recebe as minhas orações e me aceita do jeito que eu sou. Você pode servir a Deus em qualquer lugar, não importa a sua profissão. Eu amo beber cerveja. Cerveja é a bebida alcoólica mais pura de todas... trata-se de uma bebida muito saudável se você não exagerar”.
Olha só a alegria da irmã ao abastecer de fé o seu canecão!!!
Amém, irmã, amém!!!

Postar um comentário

5 Comentários

  1. "Do suor do homem e do amor de Deus, veio a cerveja ao mundo".

    Santo Arnaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Santo Arnaldo!
      Rapaz, tentei contatar você por aquele e-mail que me forneceu para que me envie aquele material sobre cerveja, mas a mensagem nem chega a ser enviada, aparece uma mensagem de endereço inválido ou coisa parecida. Tentei enviar pelo hotmail e pelo yahoo.

      Excluir
  2. Essa é panteísta. Ora pro Deus Católico, recebe do Deus Brahma!

    ResponderExcluir
  3. Subsídio para sua seção: https://exame.com/casual/cerveja-de-12-reais-da-estrella-galicia-e-eleita-a-melhor-do-mundo/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, provei dela uma vez quando estive em Poços de Caldas e depois passei a comprá-la eventualmente na rede Assaí de mercados, mas há tempos que ela sumiu.

      Excluir