Ideologias, ideologias... Burguesas de Belas Tetas à parte

Um comentário feito pelo sorumbático GRF, monarca do blog P-O-E-S-I-A, na postagem A Casa Caiu Para a Casa di Conti, a concordar com minha má impressão da cerveja Moinho Real, da referida cervejaria, permitará que eu repare aqui um lapso cometido em relação a uma boa e barata, também da mesma cervejaria; mais que um lapso, ou um esquecimento : uma injustiça.
Comentou GRF : "Não sei se já experimentou, mas a cerveja Burguesa, da mesma fabricante dessa porcaria moinho real (deve ser pra high society mesmo, um lixo), é excelente! Das que encontro por até R$1,99, é minha favorita. A 1500 também é boa. Muito boa. Em época de quarentena, toda noite meto a boca na burguesa".
Respondi a ele que sim, que conhecia a Burguesa. Lembrava-me, sim, de tê-la provado, mas não me lembrava da precisa impressão que me causara à época. Lembrava de que não tinha me desagradado, mas não retive dela os elementos necessários na  minha memória gustativa para lhe dar, ou não, à ocasião do comentário, o mais cobiçado selo da indústria cervejeira, o ISO-Azarão de Boa e Barata.
A verdade - uma vergonhosa verdade - é que, quando a provei, o fiz em trânsito, na volta de uma caminhada, para matar a sede antes de chegar em casa, para reidratar; que macho de respeito toma é cerveja pra reidratar e não águinha de coco ou Gatorade. Não lhe dei, confesso, a devida atenção.
Uma falha e uma lacuna imperdoável. Para comigo, para com o GRF e, sobretudo, para com a Burguesa. Ontem, ao voltar da minha caminhada crepuscular, desfiz a grave falta. Passei por uma loja de conveniência e comprei três Burguesas; R$ 1,99 a lata.
Eis a Burguesa de divinas e cornucópicas tetas que tanto seduz GRF, meus caros.
Ontem, foi diferente, cheguei, deixei-a no congelador, a se preparar para mim, fui tomar um banho, a me preparar para ela, deitei-lhe em merecida cama, no meu canecão viking, e olhando-a nos olhos e nos peitos, levei-lhe à boca.
Boa, muito boa. Bem encorpada, fazendo jus ao rótulo. Sim, meus caros, podem confiar no GRF e em mim, a Burguesa é boa e barata.
Lá pela segunda lata - sim, com uma Buguesa dessa eu dou duas sem tirar de dentro -, no entanto, ocorreu-me : GRF a elogiar, a se empolgar e a cair de boca numa burguesa?
GRF assim autodefine sua posição ideológica : "minha visão "de esquerda" é relacionada a metas sociais e posicionamento quanto aos Princípios Constitucionais. Não é partidária. Por assim dizer. Não sou Petista. Não sou Pedetista. Não sou sindicalista. Vocês entenderam. Sou alguém de esquerda no sentido da experimentação. Penso que poderíamos sim testar modelos econômicos diferentes do capitalismo selvagem". 
Ora, ora, GRF, por suas próprias palavras, é ferrenho crítico do grande capital; o sonho dele não é ir para Pasárgada, ser amigo do Rei, é se ir para Walden II, onde não há Rei. Sem contar que, no comentário, também refere-se ao high society de forma pejorativa. E, de uma hora pra outra, render-se assim aos encantos de uma burguesa? Trair seus princípios por um belo par de tetas?
Lembrou-me muito - e eu já disse isso a ele - do meu saudoso mestre de literatura Valfrides, o responsável por despertar em mim, isso lá pelos idos de 1983-84, no Colégio Objetivo de São José dos Campos, o interesse pela poesia e pela literatura de qualidade.
A vassalagem de GRF à Burguesa me lembrou de quando Valfrides nos disse sobre Gregório de Mattos Guerra, o Boca do Inferno. Contou-nos, ele, que Gregório de Mattos não gostava de padres, de índios e de negros; os satirizava de forma contumaz em seus poemas. Porém, adorava uma freira, uma índia e uma negra.  GRF não pode ver  um burguês pela frente, já uma burguesa...
É como bem disse o filósofo cearense Falcão, a complementar o burguês Cazuza : "eu sei que a burguesia fede, mas tem dinheiro pra comprar perfume".
Mas, neste caso, posso/podemos perdoar facilmente a traição ideológica de GRF; muito facilmente, ainda mais eu, que sou um frequente traidor de mim mesmo. E peço a esses moços que acreditem em mim : não há ideologia que valha um bom par de tetas! Isso sem falar na perseguida e no girassol, que aí não tem regime político nem sistema econômico que os valham!
Sim, podem tomar a Burguesa. É boa e barata. Podem degustá-la sem medo de ressacas, hepáticas ou ideológicas.

em tempo e ao GRF :  encerrada a quarentena, precisamos marcar pra tomar umas geladas. Pode até ser a Burguesa.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. "Trair seus princípios por um belo par de tetas?" - e que ser humano tem princípios quando tem um par de tetas?

    Mas, há aí um equívoco. Eu só deito a burguesa em meu bairro natal, aqui na Zona Norte da cidade. Então, em terras periféricas, é permitido levar a burguesa. O que não pode é ir até a burguesia para caçar.

    Fiquei lisonjeado com o texto. Sim, sim e sim. Walden II.

    Pelo visto, não demorará muito. Tomaremos as geladas. Voltei para Ribeirão Preto, então, não tenho demais desculpas. Levarei meu canecão de caveira.

    ResponderExcluir
  2. Então, quer dizer que se a burguesa invadir território proletário é pau nela? Literalmente? É um bom raciocínio. Ou uma boa racionalização?
    Voltou pra Ribeirão? E onde estava?
    Acredito que em breve poderemos tomar uma gelada e falar mal da vida dos outros. Talzez no dia 22 agora, quarta-feira que vem, o glorioso João Dória de por encerrada a quarentena. Vamos ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente racionalização (ou alienação pelo discurso?).

      Estava em Araraquara. Fiquei lá por um tempo. E não será tão cedo que tomaremos essas brejas. Pelo visto, isso vai até junho, no mínimo.

      Excluir
    2. Olha, eu tenho ido caminhar todas as tardes, no caminho passo por alguns postos de combustíveis e suas lojas de conveniência, e o pessoal anda meio que se reunindo em pequenos grupos no lado de fora delas, nas calçadas. Entram, pegam uma latinha e vão tomar lá fora. Principalmente a velharada, os machos das antigas.
      Pode ser uma opção.

      Excluir
    3. Agora que vi a resposta. Dificilmente é uma via possível para mim pois estou morando bem longe daí e não me arriscarei em ônibus, pois estou tomando conta de meus avós.
      Voltei para comentar... já tomou o "chope" (cerveja, na verdade) Ecobier Claro? Recomendo para apreciação no boas e baratas. Encontrei aqui no Simioni o latão de 473ml por 1,89 no supermercado Big. É uma lata verde e cinza. Vem escrito "um brinde a natureza", parece que por comprar a lata eu plantei uma floresta, risos.

      Excluir