Albany, o Verdadeiro Sabonete do Macho das Antigas

Há alguns anos, a indústria de perfumaria e artigos de higiene Procter & Gamble mirou sua artilharia em um público-alvo sempre dos mais desprezados pelo setor, sempre relegado a um segundo plano, por que não dizê-lo, mesmo, negligenciado?
O público masculino. O macho de verdade. O cabra macho. O macho das antigas. O cara que fala grosso, que não depila o saco, que tem o calcanhar grosso e rachado, que corta unha com "trim" e a chama mulher de princesa.
Lançou o Old Spice, o desodorante, segundo a própria empresa, com partículas de cabra macho. Com formulação que atende especificamente às necessidades do macho de respeito e de sua rústica química corporal.
Para mim, só para deixar bem clara a minha opinião, é o seguinte : especificou, segmentou, especializou : embichou! Macho das antigas não quer desodorantezinho, xampuzinho, pastinha de dentes feitos só para ele; usa qualquer coisa, e quanto mais grosseira, melhor. Banho, ele toma com sabão de cinzas; dentes, ele escova com bicarbonato e juá; o cu, ele limpa com papel lixa folha simples e/ou papel de pão.
Mas, enfim... A Procter & Gamble investiu pesado na publicidade do Old Spice. Comerciais feitos aos moldes dos filmes de ação hollywoodianos e estrelados por diversos ícones da macheza estadunidense e também da tupiniquim. Nos EUA, o garoto-propaganda da marca é o ator Terry Crews, o pai do Todo Mundo Odeia o Chris; na versão brasileira, um dos comerciais é estrelado pelo ator Malvino Salvador, um dos poucos galãs globais da nova geração realmente com cara de homem. No comercial, Malvino Salvador acende as velas de um jantar romântico para dois com um lança-chamas. Macho pra caralho! A mocinha se deleita com tamanha virilidade, encharca-se de feromônios. Além disso, Old Spice era oferecido em vários odores machos, almíscar, carvalho, ciprestes da montanha etc.
Bom, aqui se faz necessário abrir um parêntese, sobre isso de essências.
Homem só não pode feder. Ao macho das antigas, basta que não exale a saco de bode. Não precisa cheirar a um campo matinal e orvalhado de lírios e lavandas, ou a um pomar em flor de bergamotas. Que isso é coisa de metrossexual. Que é o cara que já tirou o diploma pra boiola, mas ainda não tem o registro da ordem, o cara que ainda está fazendo residência pra viado. Ao macho das antigas, basta lavar bem o suvaco com sabão em pedra e usar um desodorante sem perfume. Eu, há tempos, uso o da marca Sem Perfume (o nome da marca é mesmo esse, Sem Perfume). Durante muito tempo, usei apenas bicarbonato de sódio dissolvido em álcool, mas aí me casei e a esposa vivia reclamando que a mistura desbotava as camisas debaixo dos braços. Fiz a concessão ao Sem Perfume.
Não obstante - mesmo ciente de minhas opiniões e convicções -, há coisa de década e meia, minha esposa me presenteou com um perfume, não sei se da Natura, ou do Boticário. Pediu que eu o usasse vez em quando, depois do banho, em casa. Atendi-a. Depois de alguns dias, ela me perguntou se eu não iria começar a usar o perfume. Respondi que o estava usando há cerca de uma semana, inclusive naquele exato momento. Incrédula, cheirou-me o pescoço e disse que não, que eu não o estava usando, não havia nenhum cheiro diferente em mim. Peguei, então, o frasco do perfume para mostrar a ela o quanto o nível já havia descido, e a resposta para o mistério do odor ausente se revelou no próprio rótulo do produto, estava lá o nome do perfume : Homem. Por isso, ela não identificara o perfume em mim. Por isso, não diferenciara um cheiro do outro, o artificial do natural, os dois tinham cheiro de Homem. Nunca mais usei o perfume. Ele deve estar ainda em algum lugar aqui da casa, em algum fundo de armário.
Fim do parêntese.
Voltando à vaca fria, não sei se o Old Spice conquistou o mercado nacional, se vingou por aqui. Vi-o poucas vezes no supermercado, quando de seu lançamento; depois, nunca mais. O preço alto do produto era também outra clara evidência de que ele não era dirigido ao macho das antigas coisa nenhuma. Macho das antigas não tem dinheiro para gastar com desodorantes caros, já gasta tudo em cerveja; tá sempre duro, o macho das antigas. Quem tem dinheiro sobrando para perfuminhos, creminhos e outros badulaques é, de novo, o metrossexual. É o metrossexual que tem dinheiro pra gastar à toa, pra enfiar no cu.
Aí, ontem, eu me deparei com o verdadeiro sabonete do macho. Estava eu a procurar pelo raro artigo nas prateleiras do setor de produtos masculinos de uma perfumaria? Porra nenhuma. Macho das antigas não entra em perfumaria. Só se for pra dar uma olhada no decote da atendente. Achei o sabonete do macho por acaso, na gôndola comum do supermercado.
Não é só em relação à cerveja que eu aplico a filosofia do Bom e Barato, estendo-a a todos os outros produtos que consumo. Lá estava eu a escrutinar os preços dos sabonetes - Palmolive (R$ 1,39), Lux (R$ 1,49), Rexona (R$ 1,29), Francis (1,19) - e dei de cara com ele, Albany Homem, R$ 0,98. Não era novo para mim, comprara-o em outras ocasiões, nas versões azul e verde, que sabonete de macho não tem cheirinho diferente de um tipo pro outro, no  máximo, muda a cor da embalagem.
Havia uma nova versão, no entanto. Uma embalagem de Albany Homem alaranjada. Trouxe-a para uma distância de leitura adequada aos meus olhos presbiópicos e identifiquei o subscrito à marca : Multiação - barba, cabelo e corpo.
Pãããããta que o pariu!!! Nada de odor de rosas, de morangos ao vinho, de flor de lótus, de brisa floral, de toque de baunilha etc. Curto e grosso : barba, cabelo e corpo. E só não estava ainda mais grosso por conta da desgraça do politicamente correto, que, tudo dando certo, em breve será banido de nossa sociedade pelo intrépido Bolsonaro. Não fosse o politicamente correto, tenho certeza de que lá estariam todas as reais destinações do sabonete : barba, cabelo e pelos do saco, da rola, do suvaco e do cu. Que macho das antigas não raspa saco, suvaco, pernas e, muito menos, o cu. Como ouço dizer, no papo da rapaziada, ser uma prática comum e corriqueira entre os jovens "machos" de hoje.
Estava lá : barba, cabelo e corpo. Estava lá : R$ 0,98.
Comprei-o. E o recomendo.

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Numa boa, não há nada mais saudável para o cabelo que o sabonete Lux branco. Não uso shampoo nem creme rinse. Mas você está com umas "liberdades poéticas" de lascar. Limpar o cu com papel de pão? Tá louco? Vê lá se eu quero ver sofrer uma parte de mim tão bem guardada! É ruim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje, também não uso mais creme rinse, mas já usei bastante...
      https://amarretadoazarao.blogspot.com/2016/01/antes-do-ky-o-creme-rinse-colorama.html

      Excluir
  2. Cada um tem aquilo que merece

    ResponderExcluir
  3. Ri demais aqui, meu velho...só lembrei do saudoso Zeca Bordoada, seus convidados e os impagáveis comerciais durante a TV Macho , quadro da Tv Pirata , quando a globo ainda fazia algo decente. Esse sabonete é bom também para fazer a espuma e finalizar a barba com um motoshave da época?

    Cássio - Recife/PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, que boa lembrança essa sua, a do motoshave, com o Diogo Vilela, até fui rever lá no youtube. Acho que é de uma época em que a Globo ainda podia fazer algo decente, quando os veículos de comunicação não eram tão disponíveis a todas as camadas da população, atingiam a um público que tinha um mínimo discernimento do que era humor, ironia, brincadeira e do que era ofensa real. Hoje, com os analfabetos dominando as redes sociais e mesmo os canais de tv tendo que se render a eles, não dá para uma emissora se arriscar a tomar processo atrás de processo da parte de idiotas semiletrados atrás de indenizações e de ganhar likes. Mas respondendo à sua pergunta, sim, o sabonete faz uma boa espuma para barbear, que quem usa aquelas espuminhas em spray também é metrossexual, aquelas que parecem com um chantily, o mesmo que a viadada passa no cu.
      Abraço.

      Excluir