Agendamento Eletrônico é a Puta que o Priu!

Em todo início de ano, para que o estudante mantenha o direito à meia tarifa na passagem de ônibus, é necessária que seja feita a renovação de seu Cartão Estudante junto à empresa de transporte público da cidade.
Nos anos anteriores, na hora em que pudessem, ou que lhes fosse mais conveniente, a mãe, o pai ou o responsável pelo petiz, acompanhados do mesmo,  se encaminhavam ao escritório central da companhia munidos dos documentos necessários e davam início a um pequeno calvário burocrático, a uma pequena romaria kafkaniana. Era assim nos anos anteriores :
1 - A pessoa entrava numa fila para entregar os documentos exigidos a uma moça no primeiro balcão. Aí, você, caro leitor, poderia pensar : a moça recebia os documentos, conferia-os e renovava o cartão estudante. Você pensa que está onde, meu caro? No Japão? A primeira moça - a primeira fila - era só para receber os documentos. Ela os recebia e :
2 - A pessoa entrava numa segunda fila, para esperar que a moça do segundo balcão conferisse a exatidão e/ou a veracidade dos documentos passados a ela pela moça do primeiro balcão. Aí, você, impaciente leitor, poderia pensar : agora, sim, após a segunda moça conferir e atestar os documentos se dará a imediata renovação do cartão estudante. Você pensa que está onde, apressado leitor? Na Alemanha? A moça do segundo balcão conferia os documentos, juntava todos com um clipe, a eles anexava uma senha e devolvia ao usuário da companhia, que pegava da papelada e :
3 - Aguardava, agora de posse da senha, numa terceira fila, na qual, finalmente, uma terceira moça, num terceiro balcão, pegava os documentos, tirava uma foto digital do estudante, punha o cartão estudante do ano anterior numa maquininha em que um monte de luzinhas verdes se acendiam por debaixo do cartão e, com um sorriso de estagiária, nos informava de que o cartão estava renovado para mais um ano letivo.
Neste ano, porém, a empresa de transportes públicos, orgulhosamente, anunciou a plena informatização de seu sistema de cartões, anunciou o agendamento eletrônico, on-line, para maiores conforto e comodidade do usuário. Em país de analfabetos, fico sempre com um pé atrás em relação à implantação de tecnologia digital num processo antes manual e presencial. Mas, sem alternativas - o agendamento eletrônico passou a ser a única opção para a renovação do cartão -, eu entrei  no site da empresa para efetuar o tal.
No agendamento eletrônico, tive que digitar todas as informações contidas nos documentos exigidos, as quais, em outrora, eram coletadas pessoalmente. Três páginas de cadastro. Levei cerca de quinze, vinte minutos, o que pode ser considerado, num dia de sorte, de muita sorte, o equivalente a uma pequena fila atendida por um bom funcionário. Ao menos, pensei, as duas primeiras filas presenciais serão eliminadas do processo, uma vez que já cadastrados todos os dados. Bastará, pensei de novo, que a terceira moça - agora, a primeira - pegue os documentos reais, em papel, e renove o cartão estudante.
Meu agendamento ficou marcado para ontem, 10/01, das 10:00 às 10:59h. Dez minutos antes, já estávamos lá, meu filho e eu. Entramos e :
1 - Enfrentamos uma fila para entregar os documentos exigidos a uma moça no primeiro balcão. Aí, você, caro leitor, poderá pensar : a moça receberá os documentos, conferirá-os e renovará o cartão estudante. Você pensa que está onde, meu caro? Na Suíça? A primeira moça - a primeira fila - era só para receber os documentos. Ela os recebeu e :
2 - Entramos numa segunda fila, para esperar que a moça do segundo balcão conferisse a exatidão e/ou a veracidade dos documentos passados a ela pela moça do primeiro balcão. Aí, você, afobado leitor, poderá pensar : agora, sim, a segunda moça conferirá, atestará os documentos e se dará a imediata renovação do cartão estudante. Você pensa que está onde, sôfrego leitor? Na Finlândia? A moça do segundo balcão conferiu os documentos, juntou a todos com um clipe, a eles anexou uma senha e me devolveu, que peguei da papelada e:
3 - Aguardei, agora de posse da senha, numa terceira fila, na qual, finalmente, uma terceira moça, num terceiro balcão, pegou os documentos, tirou uma foto digital do meu filho, pôs o cartão estudante do ano anterior numa maquininha em que um monte de luzinhas verdes se acenderam por debaixo do cartão e, com um sorriso de estagiária, nos informou de que o cartão estava renovado para mais um ano letivo.
Ou seja, a porra do agendamento eletrônico não eliminou sequer uma etapa do sistema antigo. Antes pelo contrário, acrescentou uma quarta etapa : a do próprio agendamento eletrônico.
Pããããããããta que o pariu!!!
É bem como diz a antiga canção da banda Os Incríveis, um dos hits de 1976 : "Este é um país que vai pra frente/ Ô ô ô ô ô /De uma gente amiga e tão contente /Ô ô ô ô ô".

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2 Comentários

  1. Azarão, é complicada mesmo esta questão de agendamentos online aqui no brasilzão. Trabalhei num órgão público e fui cedido ao detran daqui (PE) e no caso, os agendamentos online agilizaram muito o serviço. Mas sempre tinham os lamurientos que pelos mais díspares motivos, não conseguiam agendar - muitos destes lamurientos queriam (e ainda querem, segundo um colega que ficou la por mais tempo) na verdade se valer da nossa boa vontade e se dar bem. Acredito que ainda demorará muito para que a nossa sociedade de analfabetos funcionais (de leitura e consequentemente tecnológicos) se acostume, aceite e entenda que os procedimentos burocráticos serão cada vez mais informatizados e nao voltarão aos padrões antigos (não quero "viajar" demais mas vejo essa situação como um certo desdobramento da evolução de Darwin...). Mas uma coisa eu concordo e posso afirmar - os sistemas de agendamento online, principalmente dos órgãos públicos, em muitos casos, nao são objetivos ou mesmo funcionam e acabam por dificultar e até intimidar os menos afeitos a tais avanços; estes são pontos que precisam ser resolvidos urgentemente. Outra coisa a se pensar: se a ideia é desburocratizar e agilizar, a quem interessa tantos funcionários no tal órgao que você e seu filho foram? Isso se repete Brasil afora (nos mais variados setores da administraçào pública) e pode bem ser algum cabide de empregos criado por políticos...vai saber... No mais, bom fim de semana e parabéns por completar seu calvário.

    Cássio - Recife/PE

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    1. Sem dúvidas que aquilo é um belo dum cabide de empregos, meu amigo, sem dúvidas...

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