Mimetismos (27)

Sob o comportado título de "No Dos Outros é Refresco", o meu amigo virtual JB, o monarca do Blogson Crusoe, o Donald Trump do Blog da Solidão Ampliada, que é homem fino e educado demais para ficar escrevendo no cu dos outros, postou e compartilhou com seus 2, 3 (segundo ele) leitores, uma inusitada e curiosa traquinagem da Mãe Natureza : a Peter Pepper, ou, como é conhecida mais popular e chulamente, a pimenta-pênis. Eis a pimenta que JB nos apresentou em seu blog:
E parece que foi até circuncidada. Terá origem judaica, o fálico fruto?
Comentei com JB que tal assunto bem poderia figurar na seção Mimetismos aqui do Marreta, há muito negligenciada. Respondeu-me, JB, que por ser mais do meu "estilo" (e não entendi direito o que ele quis dizer ou insinuar com isso, pois JB veste a pele de um senhor bem-comportado, todo sisudo e austero, mas tenho certeza de que, no íntimo, é um puta dum sacana), ele chegara a pensar em passar o assunto para mim, mas dado o Saara de ideias (como ele gosta de dizer) em que ele se encontra, resolveu postar no Blogson.
Pelo mesmo motivo de JB, por eu andar num Atacama de inspiração, repisarei o assunto aqui no Marreta, sem pedir-lhe prévia autorização.
Pouco terei a acrescentar sobre o que já o disse JB, não ousarei, de forma alguma, entrar no terreno dos trocadilhos com o formato do picante fruto, JB já os usou a todos, mestre imbatível que é nessa senda. Acrescentarei, no entanto, informações que são resultado de algumas dúvidas que tive após ler o texto de JB.
JB nos diz que a pimenta-pênis tem uma classificação de ardência muito alta, 40.000 Scoville. E ponto. E já se sai em novas elocubrações. Que merda é essa de Scoville? Porra, JB, não somos todos nós que temos as suas erudição e ilustração.
Pesquisei. Scoville é uma escala que classifica as pimentas quanto à ardência, quanto à picância, através da medida da concentração da substância capsaicina na pimenta, a responsável pelo ardor. O teste é realizado diluindo um extrato puro da pimenta em água com açúcar até que o ardor não seja mais detectável por paladares humanos e, com base na quantidade de diluições, um valor na escala Scoville é atribuído àquela pimenta.
O padrão usado é : uma xícara de extrato de pimenta que necessite de mil xícaras de água com açúcar para apagar o seu fogo (ou 1ml de extrato para 1 litro de água com açúcar), recebe o valor 1.000 na escala Scoville ; a escala vai de 0 (pimentas que não possuem capsaicina) até 15 milhões (capsaicina pura).
Um mililitro do extrato da pimenta do JB, portanto, necessitaria de 40 litros de água com açúcar para perder a picância, para derrubar a sua paudurescência. Forte pra caralho!
Por isso, o uso da pimenta-pênis é contraindicado para paladares e pregas mais sensíveis, sendo recomendado apenas o seu uso ornamental. A visita entra na sua casa e, ao invés de ver um vaso de begônias, margaridas, orquídeas etc, vê uma plantinha com um monte de rolas dependuradas. 
Acho que eu, em beco sem saída profissional que me vejo, desesperado e desorientado que me encontro na procura de algum escape, vou pensar, talvez, em investir no cultivo da pimenta-pênis para uso decorativo e direcionar toda a publicidade do produto para um cada vez mais crescente público-alvo, a viadada. A pimenta-pênis do horto Azarão terá tudo para se transformar no novo "must" entre a viadada. Não vai ter viado que não quererá um vasinho de pimenta-pênis em casa, para enfeite e também para tira-gosto, para abrir o apetite, se é que vocês me entendem. A pimenta-pênis poderá também atingir um público secundário, um nicho colateral do mercado, as solteironas e as viúvas sem porvir.
Mas, para que um negócio se estabeleça e prospere, é necessário, por parte de quem o gerencia, um conhecimento profundo do produto e, mais ainda, ofertá-lo com variedade, em várias versões. Pesquisando, encontrei outra variedade da pimenta-pênis do JB, ideal, acredito, para os mais afeitos a uma afrobenga.
Pãããããta que o pariu!!! É a pimenta-pênis-kid-bengala! Estoura qualquer Escala Scoville de picância!!!
Aos mais tarimbados, de paladares e de pregas mais calejados, a pimenta-pênis pode, sim, ser destinada a fins alimentícios, consumida na forma de conservas. Nesse caso, contudo, um acompanhamento se faz imprescídivel à apreciação do exótico acepipe, uma guarnição se faz obrigatória à degustação da gourmet iguaria :

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Eu tinha certeza que você elevaria a "picância" (epa!) da pimenta Peter, subindo de nível (epa, de novo!). Seu texto ficou do caralho!!! Agora, fica a dúvida: por que pimenta Peter? Peter foi o descobridor ou quem ficou de quatro ao "provar" a iguaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí, isso, se eu estivesse com paciência, certamente valeria outra postagem, mas acho que o Peter foi mesmo o "descobridor", foi o sujeito que pôs o toba à prova. E gostou!!!!

      Excluir
    2. Mas o mais legal, é falo sério, é que acabei aprendendo sobre a tal escala Scoville.

      Excluir