McMumm-Rá, o Lanche de Vida Eterna

Sou um homem de princípios, de muitos princípios. Não sigo a maioria deles, é verdade. Mas os tenho. Nem sempre (ou quase nunca) estamos à altura de nossas crenças e convicções. 
Uma pequena parcela de meus princípios, no entanto, continua intacta, incorruptível. Ocorrem-me dois deles no momento, são mais, mas me ocorrem dois, assim de pronto : nunca dei a bunda e nunca coloquei um lanche do McDonald's na boca.
O fato de eu nunca ter experimentado um Mc Alguma Porra não se deve à difundidíssima lenda urbana de que o hambúrguer deles seja feito de carne de minhoca, um tipo bem-dotado de minhoca chamado minhocuçu, até porque, do ponto de vista estritamente nutricional, a carne do minhocuçu é muito mais saudável que a bovina, tem menores teores de gordura e maiores de proteína; tampouco e muito menos porque o McDonald's seja um dos ícones do Capitalismo Americano, um difusor dos usos e costumes dos sobrinhos do Tio Sam, um agente americano a impor o American Way of Life a outros povos e culturas, e outras dessas papagaiadas comunistas. Aliás, outra coisa que nunca pus na boca foi uma bucetinha comunista. Devem saber a azedo e a ranço, todas com prazos de validade expirados.
Nunca comi um McMerda Qualquer, simplesmente, porque nunca a visão de nenhum deles me apeteceu aos sentidos. A mim, sempre pareceram feitos de isopor e borracha moldados na forma de pão, hambúrguer, tomate etc e coloridos artificialmente, sempre me passaram a impressão de comida cenográfica.
Não têm gordura. Não molham o pão nem o papel nem os cantos da boca com seus sucos, sumos e molhos. Quem já viu uma pessoa com a boca toda lambuzada de comer um McDonald's? Nem sei para que acompanham uns guardanapos. E o principal : não têm cheiro. Desconfio de comida com cheiro muito forte, a suspirar adeus e extrema-unção, mas desconfio muito mais de comida sem cheiro, como se nunca tivesse tido vida. 
Se uma buceta cheira muito forte, desconfio; arrisco, mas desconfio. Se não tem cheiro, tiro meu time de campo na hora. Vai saber o que passaram ali para tirar-lhe todos os odores, toda a vida? Não meto meu pau de jeito nenhum.
Nada tem cheiro numa loja McDonald's. Como pode não haver cheiro de bacon a compor 90% da atmosfera de uma lanchonete? Não há cheiro. Não há calor. Os atendentes não suam. Não piscam. Nunca vi - acompanho por vezes minha esposa e meu filho, eles pensam que gostam dos McLanches - sequer uma mosca dentro de um estabelecimento do McDonald's. Que tipo de "comida" não atrai o interesse e o apetite de moscas? 
Pois, mais uma vez, o meu instinto gastronômico (e o das moscas, também), o meu feeling gourmet, se mostrou acertado.
Os lanches do McDonald's não só não despertam o meu apetite e o das moscas. Nem mesmo os fungos e as bactérias, que vivem a lidar e a viver de restos, que fazem decompor tudo o que foi enjeitado pelos demais seres vivos, ficam com a boca cheia d'água por um McDonald's.
Pâmela Beça, nutricionista, em fevereiro de 2017, após perceber que um Mccheeseburguer com batatas fritas esquecido por sua mãe em seu apartamento não dava sinais de decomposição, mesmo depois de três dias deixado ao canto da pia (fico a imaginar a limpeza e o asseio da casa dessa nutricionista), deu início a um experimento destinado a mensurar a "vida útil" de um lanche McDonald's.
Pâmela comprou outro sanduíche igual ao esquecido por sua mãe e resolveu guardá-lo para saber até quando ele manteria a aparência fresca e imutável da ocasião de sua aquisição. Guardou na geladeira? Sim. Em cima da geladeira, exposto ao ar, ao calor, às formigas e a toda a sorte de micro-organismos.
Pâmela registrou, mês a mês, a aparência do lanche em pequenos vídeos e os publicou no stories do seu Instagram (sei lá que porra é essa). Quando o experimento completou 11 meses, em janeiro de 2018, ela publicou uma foto do lanche imperecível em seu feicibúqui profissional, à qual subscreveu : 
“Não tem fungo, não tem microorganismo, não tem cheiro de podre, pelo contrário, o cheiro é parecido com o do lanche recém-saído da caixa. Ficou desde o começo em cima da minha geladeira, no calor da cozinha".
É o McMumm-Rá, o lanche de vida eterna! Eu sempre soube que essa merda não era comida. Que não servia nem pra fazer boa bosta!
Procurado, o McDonald's declarou : “Nossos produtos, assim como qualquer outro alimento, se decompõem sim. Não podemos comentar os resultados dessa experiência, pois não tivemos acesso à sua metodologia e tampouco seus objetivos. A marca segue rígidos padrões de segurança alimentar e reforça a garantia de qualidade de seus processos e compromisso com os clientes".
Abaixo, a foto do lanche após 11 meses de exposição às intempéries do tempo e a da nutricionista Pâmela Beça.
A moça, nutricionista que é, como boa profissional que faz de si um outdoor de sua competência profissional, é magrelinha, tem cara de quem tem o hálito a recender a broto de bambu e quinoa, o suor, a brócoli e espinafre, e a buceta, a tofu, mas eu comia, tranquilamente, fácil, fácil, nem deixava 11 meses em observação; já o McMumm-Rá...

Postar um comentário

0 Comentários