Macarrão à Azaronesca

Em tempos pródigos em Masters Chefs e outros big brothers culinários, o Azarão resolveu sair da despensa e revelar ao mundo os seu dotes gastronômicos.
Trago-vos, sem maiores delongas, o Macarrão à Azaronesca, prato de acentuada inspiração na cozinha italiana, uma combinação única, um amálgama e uma síntese de minhas ascendências da Calábria.
Não pensem, contudo, que, por isso, o Macarrão à Azaronesca seja um prato regional, uma receita caseira herdada da nona, ou comida servida em self services e botecos pé-sujos.
O Macarrão à Azaronesca é iguaria de alto refinamento, conhecida nos principais polos gastrônomicos mundiais, por outros nomes, claro. Em Paris, não há bistrô que não traga em seus menus a Le merville pâtes du Malheureux; em Madri, as dançarinas de flamengo tocam castanholas e gritam olé para El espagueti del Malasuerte; em Tóquio, a japonesada arregala os olhos de prazer ao levar os pauzinhos à boca com o Macaron do Azaron, né?; em Berlim, os chucrutes levantam seus canecões de cerveja e saúdam em uníssono a Pasta Heil, Azarrrrron!
À receita, pois :
Macarrão à Azaronesca
tempo de preparo : 1h30
dificuldade : médio
rendimento : 8 a 12 porções

Ingredientes
- 250 g de macarrão parafuso tricolor
- 1 brócolis ninja médio (300-400g)
- 2 gomos grandes (3 se o cozinheiro for viado) de linguiça calabresa defumada
- 3 dentes não cariados de alho 
- 1 caixa de tomates-cereja
- 1 maço de manjericão fresco, ou 10 g do desidratado
- 4 latas de cerveja.

Modo de preparo
- Cozinhar por 8-10 minutos o macarrão em água com sal e óleo. O amido e o glúten da massa compõem a base da receita, dando o toque aveludado, macio e aconchegante do prato - uma pantufa para paladares carentes. E tem que ser obrigatoriamente o macarrão tipo parafuso tricolor, esse é um item insubstituível. Isso porque um bom prato deve falar ao maior número possível dos nossos sentidos. As voltas do parafuso são sequências matemáticas de Fibonacci - nos toca o intelecto - e as cores sortidas do macarrão dão um toque lúdico ao prato, um sabor de infância, de lápis de cor e de gizes de cera;
- O brócolis, cozido no vapor, traz o verde à construção do prato, permeando-o com o frescor e a leveza de um passeio matutino pelos campos bucólicos da alma e das papilas gustativas. Acrescentá-lo picado ao macarrão;
- Cortar a linguiça calabresa em rodelas grossas e, depois, em cruz e fritar os pedaços na própria gordura. A linguiça agregará o sabor, a sustância e o brilho da gordura ao prato, além de também imprimir uma certa rusticidade, um elemento de macheza, uma paudurescência, uma assinatura masculina ao produto final. Juntar a linguiça ao macarrão e ao brócolis e reservar a gordura liberada;
- Descascar alho, picar alho, socar alho, fritá-lo na gordura da linguiça e juntar tudo ao macarrão, ao brócolis e à linguiça, incorporando à receita as suas propriedades medicinais, seu luxuoso odor e protegendo contra o mau-olhado;
- Acrescentar os tomates-cereja, que irão equilibrar a arquitetura do prato com sua acidez discreta, passivo-agressiva;
- Espalhar, feito folhas caducifólias de inverno, o manjericão, que trará ao prato ares mediterrâneos e elementos antioxidantes, fazendo um contraponto a um possível excesso de gordura da linguiça.
- Por fim, é só misturar tudo. De preferência com as mãos. Dê preferência às mãos.
Como bem se pode ver, o Macarrão à Azaronesca é um prato que transcende o gourmet, um prato que, muito mais que várias camadas de sabor, apresenta uma hierarquia de sabores, cores, odores e texturas.
E as quatro latas de cerveja, poderão perguntar os mais metódicos, onde entram na receita? São pro cozinheiro ir bebendo durante a hora e meia de preparo do prato, ora porra!
Apesar da notoriedade internacional do prato, existe ainda uma barreira de preconceito muito grande contra a gastronomia brasileira. O Macarrão à Azaronesca nunca foi laureado com nenhum dos principais prêmios da cozinha internacional. Nunca ganhei uma estrela de Michelin. Só uma do PT.
Pããããããata que o pariu!!!!

em tempo : os que gostaram do Macarrão à Azaronesca poderão também se interessar pela Sopa de Tomates do Azarão.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Macarrão para mim é igual sopa de pedra: se tirar a pedra eu como o resto. Mas acho que não pegar bem comer o Azaronesca. Neste caso, prefiriria o spaghetti alla puttanesca. Bastaria tirar o spaghetti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrever sem óculos é foda, o texto fica cheio de erros

      Excluir
    2. Será que você descobriu o grande problema da educação, o grande entrave dessa geração atual de apedeutas? Será que os textos, trabalhos e tarefas dignos de terem saído da caneta do Tiririca são, na verdade, a falta de lentes corretivas?

      Excluir
  2. Deve ter ficado uma bosta

    ResponderExcluir
  3. Quatro latas de cerveja?? Sério? Eu amo massa, se tem um troço que me conquista pelo estômago é isso, mas tb tô meio cética dessa receita aí de Ana Maria Brega, ficou bom mesmo?
    "J"

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh tahhh, agora que eu li onde entra a porra da cerveja, é no cu do cozinheiro kkkk
    Agoraaaaaaaaaaa, vou experimentar (a receita, claro)
    "J"

    ResponderExcluir
  5. Já pode se inscrever para o Master Chef

    ResponderExcluir