O Dia de São Patrício

Sou ateu. Não obstante, também sou devoto fiel, praticante e irrevogável de São Patrício. São Patrício é o padroeiro da Irlanda. É o santo que expulsou todas as cobras da Irlanda, a ilha verde. Daí a cor verde ser onipresente em tudo o que se refere à comemoração de seu dia, hoje, 17 de março. 
Tudo é tingido e pintado de verde no dia de São Patrício : as roupas, as comidas, os cabelos, os bigodes, as unhas, os bichinhos de estimação, as bichinhas de estimação, algumas comunidades chegam a tingir pequenos rios e córregos com a cor do santo, as mulheres pintam os pelos pubianos de verde e os homens, o cacete. E, claro, a cerveja. 
Os outros santos são celebrados e reverenciados com preces, com joelhos dobrados, com romaria, com muita vela acesa. Os devotos de São Patrício demonstram sua gratidão ao santo e às graças alcançadas entornando barris e mais barris de cerveja verde. 
E com a cabeça cheia de cerveja, não dá outra, a mulherada começa a entrar em transe religioso, começa a transcender o físico, o material, começa a se desapegar de suas posses terrenas, a começar pela roupa. O que não faltam nas festas de São Patrícios são belos peitões irlandeses à mostra.
Canecão de cerveja e peitões. O que mais se pode pedir a um santo?
E, num sincretismo lá deles, é também o dia do Leprechaun, aquele duende irlandês de fraque, cartola e barba ruiva. Aquele que guarda um pote de ouro no fim do arco-íris. Arco-íris que pode também guardar outras e melhores recompensas a quem chegar ao seu fim.
Hoje, mais à noite, irei orar a São Patrício. Constritamente. Farei uma novena em sua intenção. Uma solitária romaria. Tenho cá umas anilinas em cores variadas, dessas de corar glacê de bolo, que comprei certa vez para fazer uma massa de modelar caseira para o meu filho. Hoje, encherei de cerveja meu canecão viking de 1 litro e batizarei o pagão líquido com algumas gotas de anilina verde. E levantarei um (vários) brinde ao santo. Mas sem essa de dar um golinho pra ele. Fé, fé, cervejas à parte.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Humm duendezinha com carinha de safada, é um santo a se pensar
    "J"

    ResponderExcluir