Governador Alckmin Cortou o Bônus-Propina

O governador Alckmin
Cortou o bônus-cala-boca dos professores,
O mensalão da classe docente.
Cortou o bônus-propina,
O suborno anual para que os nobres mestres,
Aprovando e diplomando,
Sem remorso nem remordimento,
Semianalfabetos,
Melhorassem os índices governamentais da educação
As estatísticas.
O governador Alckmin
Cortou o bônus-vistas-grossas dos professores :
Não trocarão seus carros nesse ano,
Seus celulares,
Terão que se contentar com as polegadas de suas tvs atuais
Não viajarão nas férias de julho.
O governador Alckmin
Tirou o doce da boca da criança,
Que,
Birrenta,
Ameaça-o
Agora
Com greve branca
(escolas da cidade já aderiram a essa canalhice hoje, e a em que eu leciono, decidiu por aderir amanhã).
Greve branca,
Arma branca,
Faca de cozinha,
De cortar pão,
Canivete de descascar laranja,
De picar fumo,
De lascar unha do dedão do pé,
Alicatinho de cutícula de madame
Contra quem detém o botão da bomba H?
Poupem-me.
Fui vacinado intrauterinamente contra a burrice, contra a hipocrisia
Contra o contrassenso.
Levantarei amanhã
Como o de costume,
Com resquícios de ressaca,
Caminharei suarento e mal-humorado a minha légua tirana,
Tomarei meu material do armário,
Beberei o café de todas as manhãs pago pelo contribuinte,
Ignorarei o burburinho 
E os ânimos acirrados dos "rebeldes"
Desprezarei a decisão da maioria
Entrarei em sala e darei minha aula
Como faço há 20 anos
Como faço a única coisa que sei fazer.
Que essa é a maneira mais divertida
Que encontrei até hoje para viver :
Ser malvisto e malfalado,
Maldito,
Entre os meus pares díspares,
Horrorizar e virar assunto das páginas dos feicibúques
Dos meus pretensamente iguais.
(e deixem que digam, que pensem, que falem)

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Em tempo: o texto ficou bem diferente e esqueci de falar do filme, não é ótimo, mas distrai. Já viu o trailer do Esquadrão Suicida? Adorei a Arlequina. https://youtu.be/3QrnT3K-Xao
    "J"

    ResponderExcluir
  2. Mas, como haviam (quem?) discutido anteriormente, a incorporação do bônus ao salário será feita? Ou simplesmente cancelaram e ponto final?
    Sou um pouco leigo nesse assunto, se puder até me explicar a natureza real e oficial desse tão falado "bônus", agradeço.

    Abraços!

    (Obs.: apesar de sempre sonolento em sala por conta da lastimosa e acorrentadora rotina, sua aula, para quem se interessava, podia [talvez possa, não sei como está atualmente] ser considerada uma das mais educativas. Ao menos não faltava com a crua realidade e com a capacidade de ironia que todo Mestre-educador deveria ter. Me divertia bastante. Ao contrário daquelas aulas plenamente didáticas e sem uso na prática, sem contexto com o real, sem valor, apenas "técnica". Está a anos-luz na frente [usando apenas uma comparação banal] dos ditos "rebeldes", pioneiros na arte da reclamação e protesto).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que tem de "oficial" é o que o famoso sindicato, a Apeoesp, jogou na internet que, em troca do bônus, o Alckmin reajustaria o salário dos professores ativos e dos aposentados (e acho que dos passivos também) em estonteantes 2,5%.
      Até agora, o governo confirma a extinção do bônus, mas não o índice de reajuste, que, segundo ele, ainda não foi definido.
      E obrigado pelos elogios em relação às minhas aulas.

      Excluir
    2. Hm, bem compreendido. Governo... Não preciso dizer nada. Obrigado pela resposta objetiva.

      Excluir