Viva Meu Joelho Podre

Meu joelho dói
Arde
Queima
Lateja.
É a menor das minhas dores
Mas é a única da qual posso me queixar.
A única à qual
Vez ou outra
Dão ouvidos
Ainda que poucos
Ainda que moucos.
É a menor das minhas dores
Com a qual poderia viver calado.
Mas é a única
Que aparece no raio-x
Na ressonância
Na tomografia
Na capa da revista.
É a única 
Que é reconhecida
Pelo CRM, pela OMS.
É a única para a qual
São receitados
Recitados
Prescristos 
Em nome de Esculápio e de Cristo
Atenções
Zelos
Condescências
Dipironas
Diclofenacos
Paliativos.
É a menor de minhas dores,
Com a qual poderia andar normalmente
A tiracolo
Pegar o ôniubs
Ir pagar as contas
À feira
Cuidar da casa
E do filho. 
Mas é a única que me dá 
Três dias de atestado médico
Três dias de indulto
Três dias de mar do Caribe com margheritas
Três dias de gente.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Ficou muuuito bom este texto-poema. O final cínico, excelente e sacana surpreendeu. Jotabê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Ele veio assim meio de repente e, sinceramente, só postei porque não tinha mais nada. Ando meio sem assunto.

      Excluir
  2. É, a idade chegou.
    Tome cloreto de magnésio (vc encontra em qualquer farmácia)

    ResponderExcluir
  3. É claro que você não sabe, mas o texto do "Clube do Sazão" saiu por influência deste texto do Joelho Podre. Estava procurando alguma coisa do Henfil e revi o texto do Ziraldo. Aí pensei que você talvez esteja vivenciando o início da velhice, tal como aconteceu comigo. Aí resolvi publicar. JB

    ResponderExcluir