PSDB e o Celeiro de Gênios da Progressão Continuada

O PT não é a única facção política que faz do Bolsa Família a sua plataforma de governo, a parca ração de seu curral eleitoral, a sua arma de reeleição em massa - mesmo porque o Bolsa Família nem foi criação do PT.
O Bolsa Família, esse que o sujeito que não trabalha usa para comprar o arroz, o feijão, a farinha e até o celular em um porrilhão de parcelas nas Casas Bahia, nem é o único Bolsa Família a ser distribuído por essa terra de indolentes, deitados eternamente em berço esplêndido. Existem várias outras modalidades de Bolsas Famílias, com outros nomes, com denominações mais pomposas, cada qual destinada a um público-alvo de preguiçosos.
Um desses Bolsa Família, que não é o Bolsa-família-arroz-feijão-farinha-celular, mas que fatal e posteriormente levará o sujeito que o recebe a também ficar à mercê do Bolsa-família-arroz-feijão-farinha-celular, vem sendo distribuído há mais de duas décadas a milhões de alunos da rede pública de educação do estado de São Paulo pelo PSDB : é a Progressão Continuada.
Lida lá em suas teorias, em seus fundamentos, em suas mal-intencionadas peidagogices, a Progressão Continuada é linda e maravilhosa. Mas, na prática e a grosso modo, ela se resume a dois pilares de sustentação e embuste :
a) até a 7ªsérie/8ºano do ensino fundamental, quando o aluno conta com 13 ou 14 anos, é legalmente impossível reprová-lo, ou melhor, retê-lo na mesma série, que a palavra "reprovação", hoje, é política e pedagogicamente incorreta, traumatiza o jovem desaprendiz - tadinho dele. Até às citadas série e idade, a única obrigação do aluno é ser frequente, é não exceder os 25% de faltas (ops, ausências) permitidos por lei. Até à citada série, o aluno pode encerrar o ano letivo com notas finais (ops, conceitos finais) vermelhas (ops, insuficientes, que vermelho também traumatiza o apedeuta) em todas as disciplinas; desde que ele tenha os 75% de presença, é promovido automaticamente para as séries seguintes. Ou seja, a Progressão Continuada, na prática, é Promoção Automática, é o Bolsa-família-diploma-para-analfabeto.
b) à partir da 8ªsérie/9ºano, a retenção do aluno é permitida por lei, teoricamente é possível reter o aluno na mesma série, mas tal acontecimento é raríssimo e desestimulado pelas coordenações e direções das escolas, uma vez que se fosse levado a cabo e a contento, reprovaria-se 90% ou mais do alunado, que chegam semianalfabetos à idade dos 14, 15 anos. De mais a mais, passar a reprovar alunos que sempre foram aprovados automaticamente (repito, por força da lei, não conheço um único professor que concorde com isso), passar a reprovar alunos feitos em semianalfabetos por um conjunto de diretrizes e bases legais só porque, de uma hora para a outra, a mesma lei diz que agora é possível reprová-los, agora que eles já foram transformados em autômatos, agora que foram tornados incapazes de qualquer método ou disciplina de estudo, ou seja, agora que seus cérebros já foram inutilizados para todo e qualquer tipo sistematizado de conhecimento e aprendizado, seria uma puta duma sacanagem. Seria chutar cachorro morto. Seria uma pegadinha do Sérgio Mallandro. O cara chega na 8ª série e recebe a notícia : Rá, ié, ié, glu-glu! Pegadinha do Mallandro! Agora você vai ter que estudar! O sujeito não sabe estudar. Nem que ele quiser - e ele não quer. Não foi ensinado a. Diante de tal quadro, os professores das séries seguintes e superiores continuam também a "empurrar" esse aluno até à conclusão do Ensino Médio, o antigo colegial. A Progressão Continuada, embora não obrigada por lei no Ensino Médio, é mantida por inércia, por ser impossível lhe parar o movimento ladeira abaixo. E os poucos professores que tentam, veem toda a "culpa" pela reprovação do aluno ser jogada às suas costas; é ele que não entende a progressão, é ele que não sabe avaliar, é ele que não estimula o aluno etc etc etc, todas as canalhices peidagógicas que vocês possam imaginar.
É o Bolsa-família-arroz-feijão-farinha-celular do PT para o improdutivo economicamente e é o Bolsa-família-diploma-para-analfabeto do PSDB para o improdutivo intelectual. É como dizia a antiga canção de Os Incríveis : este é um país que vai pra frente, uou, uou, uou, uou, uou. Se bem que, à época da canção, durante o governo militar, o país até que ia mesmo, endividado pra cacete e na base da porrada, mas ia.
Quem não está em sala de aula, não supõe os descalabros produzidos pelo Bolsa-família-diploma-para-analfabeto. A antiga e saudosa Escolinha do Professor Raimundo, se comparada às reais escolas públicas de SP de hoje, só contava com gênios a ocupar as suas carteiras.
Alguns absurdos já se tornaram tão corriqueiros que nem nos assustam mais, os professores. Alunos de ensino médio que não sabem ver a hora em relógios analógicos, que não entendem que se passam cinco minutos a cada número do visor percorrido pelo ponteiro grande, e quando entendem isso, erram ao somar cinco mais cinco mais cinco etc; muitos têm a "certeza" de que o metro possui 60 centímetros, possivelmente a confundi-lo com a hora, a qual também não entendem; muitos são incapazes de realizar qualquer uma das quatro operações aritméticas sem o uso de uma calculadora e, até com ela, erram muitas das vezes, pois confundem as funções do ponto e da vírgula na matemática - e mais ainda no Português -, já vi casos (no plural realmente) de alunos que erram ao efetuar uma simples divisão porque confundem o símbolo de porcentagem da calculadora (%) com o de divisão; e fazer uma medida com uma régua, então?, é corriqueiro perguntarem se a régua "começa" do zero ou do começo, referindo àquele pequeno espaço antes do zero, se alguém quebrar uma régua em sua ponta e ela passar a começar no 1, 2 etc, estará inutilizada para grande parte dos alunos; sem contar os indefectíveis "nóis", "truxe", "cabeu", "serto", "concerteza", "perca" etc etc.
Nesta semana, porém, em plena segundona braba, e foi o que originou esta postagem, um novo tipo de horror a mim se apresentou, inédito, quando eu estava a vistar as tarefas de uma sala de 3º ano do ensino médio. Geralmente, só verifico se a tarefa foi feita e dou lá a nota, a bolsa-família-diploma-para-analfabeto, independente dela estar correta ou não, mesmo porque, logo após, eu a corrijo no quadro negro. Mas a resposta de um aluno me chamou a atenção e eu, desgraçadamente, resolvi lhe pedir esclarecimento sobre ela.
A pergunta, proposta na apostila dada pelo estado, é exatamente esta : "O que são fósseis? Qual é a sua importância para a ciência?". O que são, ele até que respondeu razoavelmente, copiou lá a definição do livro ou do resumo da teoria que passo no quadro, de modo que a primeira parte da questão, ainda que ele tenha copiado "pedrificado" ao invés de petrificado, estava a contento, passável. Na parte de qual a sua importância para a ciência, ele respondeu, curto e grosso : nenhuma. E foi essa segunda parte que me chamou a atenção, foi essa segunda parte que me ferrou. Perguntei-lhe : nenhuma importância? Respondeu-me que realmente achava que não. Insisti : acha mesmo que os fósseis não contribuem em nada para o conceito de evolução, que não são evidências importantes, que não comprovam nada? Ah, é a importância dos fósseis?!?!?, surpreendeu-se. Sério que até então eu não havia mesmo entendido o que ele "entendera" da questão : qual é a SUA importância... Ele "pensara" que estava a ser perguntada a importância dele, fulano de tal, para a ciência, a DELE!!!! Nesse caso, disse-lhe, sua resposta está correta.
Pãããããta que pariu!!!!
Contando o "causo" para alguns colegas na hora do intervalo - afinal, se tem algo que professor faz muito bem é divertir-se com o próprio infortúnio -, fiquei sabendo de outra pela professora de Física, ocorrida nessa mesma sala, nesse mesmo celeiro de gênios da Progressão Continuada : uma aluna, ao invés de escrever "uma bateria de 12 V" como resposta a uma das questões da prova, escreveu "uma bactéria de 12 V". O acento em bactéria é por minha conta. Uma bactéria de 12 V. Pããããta que o pariu!!!! 
Essa merece o Nobel. Em tempos de urgente necessidade de fontes alternativas e renováveis de energia, ela descobriu a solução, uma bactéria que gera 12 V de potencial elétrico. Imaginem só, uma bactéria, por simples divisão binária, é capaz de produzir um milhão de outras iguais a ela em um tempo curtíssimo, 72 horas, 48 horas, algumas espécies até em 24 horas. Em uma simples e baratíssima Placa de Petri, poderiam ser gerados milhões de volts. Casas, condomínios, bairros, cidades inteiras poderiam ser iluminados por bactérias de 12 V.
Que me sequem os bagos e me caia a benga se esse não é realmente o verdadeiro (micro)biocombústivel.
E o salário, óóó....

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Respostas
    1. Em vez de rir, vc deveria é se preocupar com essa geração, que terá a enfermeira que cuidará de vc na sua velhice e provavelmente lhe injetará vaselina ao invés de soro, ou o médico que te dará vários diagnósticos e não acertará nenhum.

      Excluir
  2. Tá rindo porque não é com você, né? Progressão continuada no cu dos outros é refresco...

    ResponderExcluir
  3. Pense em dois partidinhos safadinhos e nojentinhos como são esses tais de PT + PSDB, pense!!! Enquanto um, cria esse tal do bolsa esmola (OU BOLSA VAGABUNDO), o outro dar de garra do bolsa progressão continuada (OU BOLSA BURRO). Quer dizer, para esses FELAPUTISTAS (Leia-se Conselho Estadual de Educação de São Paulo), Perdem sentido as expressões habituais de "aprovação" e "reprovação".

    Pois bem!!! No Brasil, a preocupação com a evasão e a reprovação escolar é um problema antigo e tem merecido à atenção de educadores, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, sociólogos, e o escambau a quatro. E haja gogos, logos e psico!!!

    Tenho em meus arquivos, Li não sei onde nem em que “CARAI DE ASA” foi, se em jornal, revista, blog ou na puta que pariu, mas só sei que, Guardei em meus arquivos uma pesquisa que vou retratar agora para o professor MARRETÃO, que chora de barriga cheia ao encher às burras de grana(?) e, seu salário ooohhh, LÁ EM CIMA!!! Afinal de contas, professor no Brasil é uma classe altamente mais ou menos privilegiada(?). Deus tá vendo...

    Tal pesquisa de opinião foi realizada pelo Sindicato de Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, parece-me que no ano de 2010 com cerca de 5 mil professores. Os resultados revelaram que para a maioria dos entrevistados (88,1%) a implantação dos ciclos e progressão continuada não ajudou a melhorar as condições de ensino e aprendizagem em porra nenhuma!!! Sobre as melhorias resultantes do processo de implantação das inovações, os professores apontam que a eliminação da defasagem idade/série foi o único aspecto alterado. Afirmaram, ainda, que a inexistência de reprovação entre as séries está gerando um maior desinteresse dos alunos pelos conteúdos ensinados (93,3%). Finalmente, para 91,9% dos professores, a promoção automática está permitindo que os alunos progridam de uma série a outra sem se apropriarem dos conteúdos fundamentais. Quer dizer, tornam-se analfabetos funcionais...



    P.S.: - EM SE TRATANDO DE DOIS PARTIDINHOS SAFADINHOS E NOJENTINHOS, TENHO A DECLARAR O SEGUINTE, DOIS PONTOS. ABRE ASPAS: PT(esquerda raivosa e ladrona) + PSDB(direitona safada e nefasta): COMO SE MERECEM; COMO SE PARECEM; COMO SE COMPLETAM; COMO SE EQUIVALEM NO QUESITO CINISMO. NO CAMPO DA CORRUPÇÃO GENERALIZADA ELES SÃO IRMÃOS SIAMESES NA CONDUTA E NAS INTENÇÕES. AMBOS SE MERECEM: UM É A CORDA, O OUTRO A CAÇAMBA. UM É A PANELA, O OUTRO O TESTO, UM É CHINELO VELHO O OUTRO UM PÉ DOENTE... ALIÁS, ESSA DUPLA “DINÂMICA” PT + PSDB É UMA GRACINHA: HÁ 20 ANOS ELES DOIS SE REVEZAM NO PODER. É IMPRESSIONANTE QUE ESSA GENTE TENHA CONSEGUIDO ENGANAR TANTA GENTE POR TANTO TEMPO!!! PARODIANDO RAUL SEIXAS AO CHEGAR DO INTERIOR: COMO ELES SÃO INGÊNUOS, INOCENTES, PUROS E BESTAS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, Guerrilheiro. Esses 90 e tantos porcento de desinteresse revelados nas pesquisas refletem exatamente a realidade que presencio. A exemplo : antes das férias de julho, um simulado foi realizado na escola com as 6 salas de terceiros anos. Foram 70 questões, todas testes, tudo matéria do bimestre. Dos 192 alunos que fizeram a prova, apenas 18 atingiram metade de acertos, ou seja, 35 questões, sendo que o que mais acertou, acertou 42.
      18 em 192. Dá exatamente a porcentagem que você relatou.

      Excluir
  4. Mais uma artimanha do governo (d ambos os partidos)... depois dizem q o índice de analbetismo e a evasão escolar diminuiu.
    Certo dia me disseram q escola agora virou apenas um lugar para garantir q as crianças tenham pelo menos uma refeição afim de acabar com a desnutrição.
    É depois ñ sabem o pq da crise

    ResponderExcluir
  5. https://www.itau.com.br/crianca/pratique/#msg=Sucesso

    Solicite. São bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são excelentes. Conheço esse projeto do Itaú. Todos os anos, minha esposa pede pro meu filho. As estórias, óbvio, são para crianças, mas as ilustrações são de primeira linha.

      Excluir
  6. Até hoje com saudosa lembrança, lembro-me da convicção de um "aluno", colega de sala, que ao ser questionado por ti a origem da fonte energética para o ser humano, ele, com o peito protuberante e convicto de sua resposta anuncia: DO SOL!!!
    Como dizes, pãããããta que o pari!.
    Somos autótrofos agora, produzimos glicose.
    Tão trágico, tão real.
    Abraços

    ResponderExcluir