Ansiodoron? Vira Homem, Leitinho!

Meu primo Leitinho - e aqui falo sério e com admiração, sem nenhum traço de ironia - não é qualquer cara, não. É sujeito refinado e de bom gosto; além de inteligente, estudioso, dedicado e trabalhador pra cacete.
Pronto. Fim da babação de ovo.
Acontece que há um risco em tanto refinamento, há uma linha tênue entre sofisticação e viadagem, fronteira à qual devemos estar sempre atentos. Sobretudo depois de mais velhos. À bichinha nova, dá-se um desconto; bichona velha é foda.
Há algum tempo, Leitinho me contou que estava a tomar suco de cranberry, uma frutinha ianque. O suco lhe foi indicado para combater uma leve modalidade de incontinência urinária, uma dificuldade de segurar a urina por muito tempo. Sempre que saíamos em turma para tomar umas, o Leitinho se ausentava por várias vezes da mesa para dar a sua, como ele mesmo diz, "mijadinha com a graça de deus". Não tenho certeza, mas acho que o problema é uma cistite nervosa, ou coisa parecida. O que sei é que o termo "nervosa" faz parte do nome da disfunção. 
Imediatamente, preocupei-me, meu alarme para a viadagem começou a soar alto. Perguntei-lhe, então, apreensivo com a tal "nervosa", se a esse suco de cranberry são atribuídas propriedades calmantes, ansiolíticas, antiestresse etc. Assegurou-me que não. Afiançou que o princípio ativo do cranberry atua diretamente na musculatura da velha bexiga, que nada tinha a ver com psicológico e tal. Tranquilizei-me. Nesse caso, tudo bem. Se a ação é física, muscular, coisa de macho, ele podia estar a consumir até cerejinhas marrasquino, que foi o nome mais viado de fruta que lembrei, e ainda bem, ou eu é que estaria com sérios problemas. E reparei que, nesse dia, as idas de Leitinho ao banheiro foram mesmo mais raras.
Ontem, no entanto, flagrei o Leitinho a receitar um medicamento de nome Ansiodoron, da Weleda, enaltecendo as faculdades tranquilizantes, soporíferas e ansiolíticas do fármaco. Tivesse Leitinho parado por aí, eu teria lhe perdoado. Mas foi adiante : à pessoa que aconselhava, disse que o paregórico é elaborado de acordo com a vertente antroposófica da medicina, e seus princípios ativos, extraídos de plantas cultivadas sem o uso de agrotóxicos.
Antroposófica, Leitinho? Plantinhas cultivadas só à base de bosta de vaca? Pããããta que o pariu!!! Eis que sai de cena o refinamento e estreia, cheia de lantejoulas, paetês e holofotes, a viadagem. Nem índio, hoje em dia, toma remédio de plantinha. E que porra é essa de sem agrotóxico? Homeopatia "orgânica" para ninar a Bela Adormecida?
Para não correr o risco de ser injusto para com o Leitinho, fui pesquisar. Antroposofia : "uma doutrina filosófica e mística fundada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925). Segundo Steiner, a antroposofia é a "ciência espiritual". Ele a apresenta como um caminho em busca da verdade que preenche o abismo historicamente criado desde a escolástica entre fé e ciência." Pããããta que o pariu!!! Dar a bunda é menos viado que isso!
Fui ver também a bula do lenitivo : aveia, maracujá e valeriana, também conhecida como erva-de-gato, que é um mato que os gatos comem quando querer ter um "baratinho", uma maconhazinha felina.
Tá sem soninho, Leitinho? Com ansiedade e inquietações na velha alma que não lhe deixam pregar os olhos? Escute o que o Azarão, esse velho rebelde, vai lhe dizer, caro primo.
Tome uma meia dúzia de latas de cerveja, Leitinho, um fardo se for necessário para aliviar o fardo, mas tem que ser cerveja de macho, Antartica, Bavaria, Schin, que se for para tomar Stella Artois ou, pior, uma das tais artesanais, é menos viado tomar mesmo o Ansiodoron. Vá andar, dê uma boa caminhada pela madrugada. Apeie umas "mina", Leitinho, aproveitando que está no oásis de sua recém-solteirice. Bote na vitrola uns velhos tangos, boleros, fados e mariachis. Assista a um bom pornozão. Soque uma bronha.
Nada disso vai aplacar nem mitigar suas inquietações, angústias e remordimentos, mas que você vai dormir, isso eu garanto.
Ansiodoron? Homeopatia antroposófica? Vira homem, Leitinho!

Postar um comentário

6 Comentários

  1. É dafo!! Não se pode nem curtir uma antroposofia em paz! Tim Maia entrou para a cultura racional e não deu satisfação para ninguém. Laerton era adepto do Santo Daime e todo mundo achava o máximo. agora o Leitinho tomar um Ansiodoron, aí já não pode, aí é viadagem. Quer saber? Viadagem é ficar passando receita de quibe no blog, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tim Maia, racional? Tá de brincadeira, né?
      Laerton, adepto do santo daime? Acho que era o Glauco, né? O Laerton, até onde sei, é adepto de uma boa jeba trolhuda, e talvez também o seja da antroposofia.
      Pããããta que o pariu!!! Se eu soubesse, jamais teria publicado aquela receita.

      Excluir
  2. Boiologo orientando um afrescalhado. E são primos!
    Só poderia dar no que deu, kkkkk.
    Careca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Careca? Rapaz, a única careca que eu conheço é a da cabeça do meu pau!

      Excluir
  3. Só de ler, fiquei levemente mais viado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, quando te conheci você já era meio afrescalhado, já torcia para o São Paulo. Não venha pôr a culpa da sua boiolagem em mim, não!

      Excluir