Cerveja-Feira (73)

Princípios são valores morais intrínsecos ao macho das antigas e, dele, inextirpáveis. Preceitos éticos e de conduta indeléveis do macho de respeito, hoje, chamados de tóxicos pelas barangas incapazes de terem um pau para chamar de seu e pelos machinhos do novo milênio, sensíveis, degustadores e da rosca frouxa e piscante. 
Um desses meus valores pessoais é, sempre que viajo, sair em busca de rótulos desconhecidos de boas e baratas. Não  importa para onde, se para uma metrópole cosmopolita ou para uma corruptela provinciana, não importa à mercê de que estados de ânimo ou desânimo eu esteja.
Reúno forças e saio, feito um arqueólogo, a perscrutar pequenos mercados, mercearias, vendas e armazéns à cata de novas descobertas.
Assim, na quinta-feira passada, mesmo tendo acordado às 02h40 da matina sob um intenso ataque de ansiedade e pânico num quarto de hotel em Olímpia, SP, abati-me, é bem verdade, mas não me deixei prostrar de todo.
Café da manhã tomado, esposa e filho no parque aquático, fui bater patas pela cidade com a cadelinha Pandora - ô cidade feia da porra.
No dia anterior, fora com a esposa a um grande mercado, o supermercado Proença, comprar água e uns petiscos para lanchar à noite no quarto. Verifiquei a seção de cervejas : nada de novo.
Já abastecidos, na volta para o hotel, passamos por um mercadinho de bairro, mais modesto, o RR mercados. Anotei mentalmente sua localização, para incursão e garimpagem posteriores.
E foi no RR, na quinta-feira, que meus esforços,  perseverança e obstinação foram recompensados. Perguntei ao segurança na porta se havia problema de eu entrar rapidamente com a cadelinha - não havia - e nas prateleiras de latas multicoloridas, estava lá o meu prêmio.


O Chopp do Marquês. R$ 2,89, o latão de 473 ml. Comprei três. A rigor, claro que posso estar enganado, pois não sou um sommelier nem um cervejiê, sou um entornador, não me pareceu ser um chopp, que nada mais é que a cerveja crua, antes de passar pelo processo de pasteurização, mas ainda que seja cerveja é uma boa cerveja, que bem cumpre o que é possível para a sua categoria e faixa de preço. Cumpre até além.
Superior, na minha opinião, à grande parte das chamadas puro maltes das marcas comerciais mais conhecidas, como a Skol, por exemplo. Coloração de um palha dourado mais intenso que as suas correlatas, uma carbonatação, creio, que média, com a formação de um colarinho de uns dois dedos (na horizontal) de altura e que perdura por umas duas ou três boas beiçadas. Para serem sentidas, as presenças do malte e do lúpulo requerem um certo esforço de imaginação, de invocação de uma memória gustativa, mas não apresenta aquele aguado meio metálico do milho.
Ela é produzida pela Cervejaria Bamboa, de Campo Grande, MS, porém, sob encomenda e seguindo as especificações da Estância Santa Maria, em José Bonifácio, SP. É meio que um tênis Nike produzido na China.
Descobri que o Chopp do Marquês é uma cerveja icônica de José Bonifácio, parte até de seu patrimônio cultural imaterial, vários grupos e seitas de bebuns se congregam em torno dela, entre elas, o que me pareceu o mais famoso por lá, o Confraria Chopp do Marquês Pub & Bar, com comentários dos mais elogiosos por parte de seus frequentadores.
O site Brejas deu-lhe nota 3,7, numa escala de 0 a 5, ou seja, mais ou menos 7,5 se de 0 a 10. O youtuber cervejeiro Fernando Augusto atribui-lhe um conceito de 8 a 8,5. Ou seja, é uma cerveja a não ser desprezada, a não ser ignorada nas prateleiras.
Ou seja, mais um gol de placa do Azarão.
E o Chopp do Marquês harmoniza com o quê?, poderão perguntar alguns "degustadores", alguns frus-frus desavisados que caem por aqui.
Primeiro, com o bom e velho chifre; cerveja harmoniza é com chifre. Segundo, e mais importante, harmoniza perfeitamente com o meu bolso.
Chopp do Marquês. Mais um a receber o selo ISO-Azarão de boa e barata.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Imaginei que você diria: "Chopp do Marquês hamoniza com quê? Oras, com outra lata de mesma marca".

    ResponderExcluir
  2. Quando acordar agoniado do juízo, procure se ocupar. Nem que seja para dar um giro na cidade em plena madrugada! Gosto de ir à academia antes do sol nascer, às vezes, quando sono não veio. Tb já fui correr muito, mas hj em dia evito corrida pq as articulações não aguentam. E tb jogo videogame.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu era solteiro e tudo, fazia muito isso, sair caminhando de madrugada. Hoje, procuro assistir a um filme ou série, mas estava num quarto de hotel, sem nenhuma dessas opções. Foi um troco pesado.
      Abraço.

      Excluir