Que Fossa, Hein, Meu Chapa, Que Fossa...(29) / Todo Castigo Pra Corno é Pouco (14)

Ronda é um clássico. E como tal, acredito que dispense apresentações. Mas há uma particularidade sobre Ronda que, talvez, a maioria desconheça : seu autor, Paulo Vanzolini, detestava-a, tomou-lhe ojeriza.
Em vida, Paulo Vanzolini foi diretor do Museu de Zoologia da USP, uma das maiores autoridades mundiais em herptologia (o estudo de cobras e lagartos), dono de uma das maiores bibliotecas da América Latina sobre o assunto e um dos fundadores da FAPESP. E nas horas vagas - onde é que o cara achava horas vagas? -, foi também um letrista de samba de primeira grandeza, o doutor do samba, como era chamado.
E odiava Ronda, seu filho mais notório. Vanzolini considerava a canção "piegas", dizia que as pessoas não deviam gostar de Ronda, mas que gostavam, pois muitas pensavam que a música era uma homenagem à cidade de São Paulo e sua boemia. E nunca foi nada disso. 
Ronda foi composta depois que ele, aos 21 anos, servindo ao Exército, e frequentador contumaz da ZBM (a zona do baixo meretrício), viu uma puta a procurar por seu macho, de bar em bar. Ele pensou que era pra fazer as pazes com o amante, mas depois ficou sabendo que era para passar fogo nele. Então, nasceu Ronda. Ronda é música de puta, as pessoas nem deveriam achá-la tão bonita, sempre disse Vanzolini. 
Mas creio que a causa da aversão do criador à sua criatura nem seja essa, a má interpretação de sua letra pelo público. Ronda, ao mesmo tempo que alçou Vanzolini ao firmamento dos grandes sambistas, rotulou-o para todo o sempre como um compositor de um só sucesso. O sucesso da puta que prometia cenas de sangue num bar da avenida São João ofuscou todo o conjunto da obra de Vanzolini.
Ronda foi sua benção e sua maldição, seu Gênesis e sua Nêmesis; depois dela, nada mais que ele fizesse caía no gosto dos ouvintes, todos ficavam a aguardar uma Ronda 2, 3 etc. Uma música de puta, feita aos 21 anos, acabou por nublar toda a produção de Vanzolini, que morreu aos 89 anos. E sua obra é vasta e primeiríssima qualidade poética e musical. Ser reduzido à Ronda, deixava o cara puto da vida. E com toda razão. Vanzolini tinha toda razão em ter pego repulsa à canção.
Em 2o03, foi lançada uma belíssima coleção da obra de Vanzolini, uma caixa com 4 CDs intitulada Acerto de Contas. São 13 músicas por CD, interpretadas pelos grandes nomes da MPB. Baixei a coleção à época, gravei-a em um CD e a ouvi à exaustão. São mais de 50 músicas belíssimas, letras e mais letras de grande inspiração e esmero, todo o conhecimento acadêmico da língua portuguesa transferido à canção.
Mas querem saber? Que me desculpe o finado doutor do samba, que seu fantasma não me assombre pelo que vou dizer, mas Ronda é mesmo a melhor!!! Pããããããta que o pariu se é!!! Ronda toca fundo na sofrida e corna alma nacional.
Ronda é música de puta, e daí? Ronda é um clássico! É música de fossa e de corno, ao mesmo tempo! Por isso, tanto caiu no gosto, no imaginário e no coração do brasileiro.
Ronda
(Paulo Vanzolini)
De noite eu rondo a cidade
A te procurar 
Sem encontrar.
No meio de olhares espio,
Em todos os bares
Você não está...
Volto pra casa abatida,
Desencantada da vida.
O sonho alegria me dá:
Nele você está.
Ah, se eu tivesse
Quem bem me quisesse,
Esse alguém me diria:
"Desiste, esta busca é inútil".
Eu não desistia,
Porém, com perfeita paciência
Volto a te buscar.
Hei de encontrar
Bebendo com outras mulheres,
Rolando um dadinho,
Jogando bilhar
E neste dia, então,
Vai dar na primeira edição:
Cena de sangue num bar
Da Avenida São João.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Saudoso doutor... Exalava mesmo algo de samba por onde passava, jeitão maroto, um jenesequá boêmio. No entanto, tenho que discordar sobre Ronda ser sua melhor obra, pra sua amiga aqui Volta por cima está no top list. É claro, que Ronda é encantadoramente sedutora, mas quem resiste a cantar:
    "Nem quer que mulher
    Venha lhe dar a mão
    Reconhece a queda e não desanima
    Levanta, sacode a poeira
    E dá a volta por cima"

    "J"

    ResponderExcluir
  2. Passando dever de casa pro final de semana, não é!!! Podexá professor, depois conto minhas impressões.
    "J"

    ResponderExcluir
  3. Para minha surpresa já conhecia a letra, porém desconhecia a autoria. Gosto dessas narrativas, se vc tb gosta como eu acredito, deve conhecer o Samba do Suicídio?
    PS: Vc deveria ter uma seção mensal do tipo "Recomendo" que tratasse de qlqr coisa sem gênero. Só acho. ;)
    "J"

    ResponderExcluir