O Rascunho do ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente

Se não me falha a cinquentenária memória, o nome dele era Renan, um amigo de meu primo Leitinho e em cuja casa às vezes íamos para jogar Atari. Era início da década de 80. Renan possuía o cartucho do Decatlon, o jogo (na época, jogo era jogo, não era game) mais caro e com mais fases do Atari.
Lembro-me de que a casa de Renan me causou forte impressão  na primeira vez em que nela estive. Um ambiente dos mais bagunçados e desorganizados. Caótico, se comparado ao rigor e à limpeza espartana com que minha mãe e minha tia, a mãe de Leitinho, conduziam e gerenciavam seus lares.
Lembro-me um pouco também do pai de Renan. Era década de 80, época em que pai ainda era pai, época em que pai nem precisava falar nada, bastava nos olhar e nós já nos cagávamos. O pai de Renan se comportava mais como um amigo mais velho do que como pai; também causou-me estranheza.
Mas do que mais me lembro da casa de Renan era um folheto afixado à parede da sala, uma espécie de pequeno cartaz : Como Criar um Delinquente. E lá estavam arrolados alguns mandamentos de como tornar seu filho em um pequeno tirano. Nunca soube se o pai de Renan seguia os mandamentos à risca, ou se eles estavam lá à guisa de ironia, de um sarcasmo paterno a servir de aviso a qualquer tentativa de abuso filial. Prefiro acreditar na segunda opção. Que o cartaz é um soco com luvas de boxe de pelica na, à época, incipiente pedagogia moderna. Uma ironia das boas.
Mas o problema das brincadeiras, das ironias, é que a maioria não as reconhece como tais. Levam-nas à sério. Transformam-nas em leis.
Tenho certeza de que alguns pedagogos filhos das putas viram o tal cartaz e resolveram tomá-lo como base do ECA, o permissivo e licencioso Estatuto da Criança e do Adolescente. Sim, porque pedagogo é bicho dos mais inúteis e incompetentes, não tem o menor talento e capacidade para escrever ou criar algo original. É um colando o trabalho do outro, um comendo a merda que o outro cagou.
Não sei o cartaz que havia na casa de Renan era exatamente igual, ipsis litteris, ao que encontrei na net e reproduzirei abaixo, mas era muito parecido, de mesmo teor.
Vejam se é ou não é o rascunho do ECA? Se você é professor, dos sérios, dos que não se dão ao desfrute, dos que não engolem a patifaria do ensino pelo lúdico, muito menos que professor e alunos são iguais etc etc, sabe bem do que eu estou falando. E que eu tenho razão.
O do pai do Renan trazia apenas os mandamentos, não havia isso de "todos os pais deveriam ler, amor, orientação e educação.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Essa sigla me fez pensar em uma frase de divulgação para esse estatuto: "Fique por dentro do ECA. Porque você precisa saber onde está pisando".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda se fosse apenas uma calçada cheia de merda de cachorro para nos desviarmos... mas é um verdadeiro campo minado, meu amigo.

      Excluir