Horário De Verão, Esse Injustiçado

Desde 1985 que é a mesma merda, entra horário de verão (ainda na primavera), adianta-se uma hora, sai horário de verão (depois do carnaval, que é quando o ano começa no Brasil), atrasa-se uma hora.
No começo, talvez nos 5 ou 6 primeiros anos do horário de verão, época em que eu ainda tinha relógio, um Casio digital da Zona Franca de Manaus, já sem a pulseira, que eu carregava no bolso, talvez eu tenha sido a única pessoa no planeta a ter um relógio digital de bolso, nunca o alterei. 
Era um relógio muito bom, adiantava 4 segundos por ano, de acordo com o 130, número de telefone que fornecia a hora oficial de Brasília. Seria uma heresia adiantar em uma hora um relógio tão preciso, e eu acabava sendo alvo de chacota por parte de meus amigos, todos os dois.
Hoje, e desde há muito, não carrego mais relógio nem frescura. Mexo e remexo em todos os relógios de casa, o da parede, o do micro-ondas, o do despertador, o do conversor da TV, o do blog. E digo que gosto e não gosto do horário de verão.
Gosto pela manhã, quando saio de casa às 6 horas e, na verdade, ainda são cinco; tudo está mais escuro, gosto de andar no escuro, as poucas pessoas que encontro pelo caminho se tornam apenas vultos, não preciso lhes ver as fuças.
Não gosto por dois motivos. O primeiro, e menos importante, é que entardece quase às 20 horas, oito da noite e o sol na cara; o segundo, e o principal, o que realmente enche o saco, são as pessoas se queixando e atribuindo o cansaço, o desânimo e a indisposição, que lhes são naturais e rotineiras, ao horário de verão. 
Como se uma única e mísera hora "perdida" de um sábado para o domingo fosse responsável por seu sono atrasado, fosse a causa, inclusive, de recorrentes atrasos na chegada ao trabalho.
Porra, é uma única horinha perdida a cada 6 meses. E as horas não dormidas quando o cara tá na "balada"?
O mesmo idiota que reclama da horinha do horário de verão perde três, quatro, ou mais horas, a cada fim de semana na esbórnia. Biscatear, beber e dar a bunda não cansam, o que cansa é a tal uma horinha do horário de verão.
Ora, deixem de viadagem.

Postar um comentário

2 Comentários