Antônio Abujamra Lê Um Poema Do Azarão No "Provocações"

Em 2003, escrevi um poema intitulado O Criador de Gatos. Não sei por qual via o poema chegou até às mãos de Antônio Abujamra, do programa Provocações, da TV Cultura, que o leu no encerramento de um de seus programas há três meses.
Eu nem fazia ideia disso. Minha esposa foi quem chegou com a notícia; vasculhando o google, ela deu de cara com a sinopse do programa em que foi feita a leitura de meu poema.
Entrei agora no site da TV Cultura e realmente está lá, o Abujamra lendo O Criador de Gatos, com meu nome, inclusive, aparecendo no início, na forma de legendas. Sabendo da qualidade intelectual do apresentador e de seus entrevistados, fiquei lisonjeado, lógico. Assisti ao vídeo e, confesso, decepcionei-me.
Se Abujamra gosta de provocar, conseguiu seu intento comigo.
Ele pulou alguns versos do meu poema e, como se não bastasse, não leu o verso final, o fechamento do raciocínio. Pior que não ter lido o verso final : modificou-o.
Reproduzo abaixo o poema em sua íntegra e, ao final dele, o link para o vídeo do Abujamra lendo o Azarão. Puta que o pariu!!
Coloquei em negrito os trechos não lidos e/ou modificados pelo apresentador.

O Criador de Gatos
Envenenem-se, crianças, 
Crias desse tempo sem calmaria nem bonança. 
Envenenem-se, crianças, 
Ainda no sonhar, logo ao despertar, 
Antes do café da manhã, envenenem-se. 
No ponto de ônibus, 
Antes do “bom dia” seco do professor, envenenem-se. 
Vistam-se de lodo e degeneração : 
Camuflem-se ao mundo em que lhes jogaram. 
Mas, fundamentalmente, envenenem-se. 
Amaluquem-se de peçonha, 
De refrigerante com monóxido, de água de esquistossomose, 
De cistos de desesperança. 
Envenenem-se, crianças. 
Envenenem-se de filhos remelentos e hidrocéfalos, 
Reproduzam sua miséria, sua histeria. 
Infectem-se com seus gametas de Hiroshima. 
Envenenem-se, crianças, 
De multinacionais, de multimídias, de mutilações. 
Envenenem suas narinas, veias e alvéolos 
Que o mundo não vale uma virtude sequer. 
Envenenem-se de amores falsificados, 
Firam-se usando o amor. 
Já que o ódio é por demais inócuo 
E tão pouco criativo. 
Criaturas mal-nascidas, envenenem-se 
De insônia, de tímpanos sangrando, de sedativos. 
Inoculem-se de desconfiança e perfídia. 
Envenenem-se, crianças, 
Que o mundo não lhes concederá 
Única suave contradança. 
Eu, de minha parte, continuarei aqui : 
A criar meus gatos.

Para assistir ao vídeo, é só clicar aqui, no meu cada vez mais poderoso MARRETÃO.

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Grande Azarão, comecei a ler os seus textos em 2010, quando perambulava pelo sul da Tailândia com a minha esposa. Ver o seu poema ser recitado pelo Abujamra (mesmo que de forma incompleta), não me surpreende.
    Isso porque a qualidade da sua escrita é enorme (eu já falei isso antes e não estou com babação..rs).
    Mas confesso - e espero que você não fique puto comigo - que fiquei surpreso por saber da sua atuação como professor de biologia. Nada contra, evidentemente. É que o pessoal presunçoso da área de humanas (e nesse grupo me incluo) acredita piamente que só ele domina as letras.
    Ledo engano. Realmente, vamos vivendo e aprendendo. Um abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom tê-lo por aqui. Ainda está em Timor Leste? Entrei há alguns dias no seu blog e vi que você parou com as postagens, não voltará mais a ele?
      Apareça e comente sempre que quiser. É uma satisfação.
      Abraço.

      Excluir
  2. Voltei de Timor, ainda escrevi uma coisa ou outra e acabei envolvido demais com questões do trabalho. Coisa interessante é que lá a minha escrita era fator de sobrevivência. Tenho que voltar a escrever. Sempre que posso, passo aqui e leio seus textos.
    Obs: recentemente li um texto daquele Luiz POndé, polemista de carteirinha, que pode te interessar. Chama-se Guia politicamente incorreto da filosofia (título esquisito, porque de filosofia não tem nada). Com certa filtragem (o cara é um nascido em berço esplêndido que gosta de detonar pobre), vale a leitura. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Não foi à toa que o Abujamra recitou seu poema!

    ResponderExcluir
  4. E esse mês de maio que não acaba...fico na esperança de que vc vá publicar um calendário mais interessante!

    ResponderExcluir
  5. Por que o poema se chama O Criador de Gatos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque no fim, que o Abujamra mudou, eu digo: eu, de minha parte, continuarei aqui, a criar meus gatos. Porque eu tenho gatos, porque é melhor, muitas vezes, lidar com gatos que com gente, e vários outros porquês.

      Excluir