Cerveja-Feira (67)

Você pode gostar igualmente - ou quase - de dois super-heróis. Colecionar o gibi deles, exultar com cada derrota imposta por eles aos seus arqui-inimigos, sentir doer na própria pele cada um de seus reveses, conhecer a vida e a cronologia de cada um mais do que sabe das existências de amigos e familiares.
Apesar disso, você também adora vê-los brigando entre si. Ver que habilidade de um supera a do outro, saber que superpoder de um sobrepuja o do outro. Instiga a sua curiosidade saber quais seriam os desfechos de batalhas como Capitão América x Homem Aranha, Tocha Humana x Homem de Gelo, Thor x Hércules, Demolidor x Cavaleiro da Lua, Hulk x Coisa, Homem de Ferro x Colossus, Wolverine x Pantera Negra, Mulher Hulk x Viúva Negra - de preferência, as duas de biquininhos em um ringue de gel, ou na Banheira do Gugu.
A mim, no que tange às minhas estimadas boas e baratas, também gosto igualmente - ou quase - de todas elas, mas aprecio vê-las digladiarem-se, de ver que atributo físico-químico de uma sobrepõe-se ao da outra, verificar que propriedade organoléptica dessa impõe-se sobre à da outra.
O duelo de hoje se dará entre duas titãs do segmento. No meu óctogono da avareza, na minha rinha da sovinice, hoje se baterão : Malta x Aretzbeer.


Para cada quesito analisado, a vencedora marcará um ponto no placar; em caso de empate, ambas pontuarão. Vamos, pois, ao embate, à justa.

1) Duração da espuma depois de vertidas em meu poderoso Marretão.
Malta : 02min20s.
Aretzbeer : 01min02s.
Clara vitória da Malta. Um a zero para ela.
2) Cor/Aparência.
Malta : amarelo pálido, palha.
Aretzbeer : amarelo mais intenso, quase um mostarda.
Deu Aretzbeer. Um a um no placar.
3) Aroma
Malta : algo longinquamente cítrico, semelhante ao cheiro de sal de fruta, do sem sabor.
Aretzbeer : quase nenhum aroma, talvez algo a se aproximar muito remotamente do cheiro do guaraná Dolly.
Decisão difícil. Mas como gosto mais de sal de frutas que de Dolly, mais um tento para a Malta. Dois a um, agora.
4) Sabor/Paladar
Malta : milho puro.
Aretzbeer : puro milho.
Empate. Três a dois para a Malta.
5) Retrogosto.
Se mal as duas tem gosto, só me faltava essa, terem um retrogosto. Nesse caso, achei mais conveniente substituir retrogosto por efeito colateral.
Malta : ressaca e cefaleia no dia seguinte.
Aretzbeer : ressaca e caganeira, uma disenteria desenfreada.
Dei o ponto para a Aretzbeer, pois com disenteria dá pra gente passar numa UPA e pegar atestado pro dia inteiro. Três a três.
6) Teor Alcoólico
Malta : 4,8%.
Aretzbeer : 4,7%.
Quatro a três para a Malta.
7) Procedência
Malta : Assis, SP.
Aretzbeer: Londrina, PR.
Dei uma rápida pesquisada e não encontrei nenhuma informação de que algum dos municípios possua águas límpidas, cristalinas e de adequados pH e dureza que possam imprimir à cerveja um certo diferencial; nem Assis nem Londrina integram um circuito das águas ou coisa parecida. Empate.
Cinco a quatro para a Malta.
8) Rótulo/Embalagem
Malta : bem chinfrim, bem convencional e previsível, um brasão azul e branco bem micho, fontes tipográficas das mais comuns e o detestável vermelho a enfaixar-lhe a cintura.
Aretzbeer : rótulo com uma logomarca diferentona, mais caprichada, passando a impressão de que alguém teve o trabalho de pensar sobre o desenho, fontes tipográficas muito mais interessantes, talvez com alguma referência árabe, embalagem em três cores apenas, sem exagero de informações visuais : preto, amarelo e branco.
Aretzbeer ganhou fácil. Cinco a cinco.
9 ) Preço (ambas compradas à rede atacadista Makro)
Malta : R$ 1,89.
Aretzbeer : R$ 1,89.
Placar final : seis a seis.

Igualzinho às contendas entre dois super-heróis. Um bate um pouco aqui, depois apanha um pouco acolá e, no fim, não há vencidos nem vencedores.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Interessante. Nunca havia analisado duas marcas sob esse prisma. Isso me lembra uma das mais épicas HQs das antigas, que você deve conhecer:
    https://www.planocritico.com/critica-o-que-aconteceria-se-wolverine-tivesse-matado-o-hulk/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia da "batalha" me ocorreu ao reler um Batman é Hulk publicado em formatão ainda pela Ebal.
      Sim, conheço, é gostava muito dessa série, O que aconteceria se, narrada pelo bom e velho Vigia.
      Vou conferir o link.
      Abraço.

      Excluir