Um Beijo Pro Gordo

Hoje, logo na primeira aula do meu pequeno purgatório diário, depois de ter dado aquele domada inicial na sala e procedido a chamada, lá estava eu a tentar explicar, da maneira mais simples e rasa possível, a respeito da herança do cromossomo X.
Então, um aluno, sentado à primeira carteira, ergue o braço e diz que tem uma pergunta a me fazer. Alvíssaras!, penso eu. Pelo menos um a me escutar e a tentar aprender alguma coisa. Eu estava errado, é claro.
- Professor, quem é Jô Soares?
Pããããããta que o pariu!!! Eu a dizer de hemofilia e daltonismo e o cara pergunta quem é Jô Soares? Normalmente, quando o aluno levanta a mão durante uma explicação, as perguntas mais comuns são : "professor, posso ir tomar água?", "professor, posso ir no banheiro?", "professor, que dia é hoje?". Diante das quais, eu, mui educadamente, usando outras palavras, os mando à merda.
Mas o inusitado da pergunta me fez devolvê-la : - que pergunta é essa, rapaz? 
Ele não estava prestando atenção na aula, lógico. Estava vidrado no seu celular. Virou a tela da traquitana do demo com uma manchete em minha direção e falou : - tem um monte de lugar falando que esse Jô Soares morreu.
Pããããta que o pariu!!! O Gordo tinha morrido!!! Eu não sabia até então. Pãããããta que o pariu!!! Ele não sabia quem era o Jô Soares. Ninguém da sala, absolutamente ninguém, sabia quem era Jô Soares. Ninguém. Em que mundo me meti?
Como dizer para um legítimo representante da geração tik tok sobre a grandiosidade de um artista multitalentos feito o Jô? Que referências? Que parâmetros utilizar com eles para que pudessem ter um leve, um mínimo vislumbre da agigantada figura da tv, do cinema, do teatro, da literatura, das artes plásticas etc que foi Jô Soares?
Limitei-me a dizer (desculpe-me, Gordo) : - ele foi um artista antigo da Globo e do SBT. Ah, diz o aluno. E voltou-se para a tela de seu celular.
Depois, ocorreu-me que eu poderia ter parafraseado o amigo e inseparável parceiro de Jô, o impagável Paulo Silvino : - Jô Soares? Ah, como ele era grande!!!! 
Um beijo pro gordo!!!
Jô Soares
1938 - 2022

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Fala, Marreta. Escrevi um comentário aqui, mas deu pau no navegador e não sei se foi para aprovação ou o perdi. Basicamente, fiquei surpreso que a gurizada desconheça o Jô. Está muito cedo ainda para isso! Espero que sua crônica seja, e parte, ficcional! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você ficou surpreso, imagine eu. Não duvido que muitos meninos, meninas e menines e etc dessa idade conheçam o Jô, mas, no caso específico dessa sala, não tem, infelizmente, nada de ficcional na minha crônica. Ali, ninguém sabia mesmo quem tinha sido José Eugênio Soares.
      (acho que seu comentário anterior se perdeu mesmo, não havia nada esperando aprovação)

      Excluir