Plano de Saúde Vodu Care

Sempre considerei exagerada a importância dada ao chamado contato humano, às tais "habilidades sociais" - e cada vez tenho mais firmeza desse exarcebo. Sempre cri ser superestimada e superfaturada a suposta aprendizagem na convivência com amigos, vizinhos, familiares e - que os deuses me livrem - colegas de trabalho.
É bem verdade que, em outrora (e bota outrora nisso), aprendi bastante e tive bons colóquios com alguns professores amigos - três até hoje (em um período de mais de 20 anos), para ser mais exato. Mas eram mestres das antigas (todos eles, hoje, merecidamente aposentados), muito bem formados nas universidades públicas das décadas de 1960, 1970. Época em que universidades se prestavam a formar livre pensadores e não serviam, feito hoje, como disse Paulo Francis, para dar diplomas a pés rapados.
Atualmente, pelo contrário, há poucos ambientes mais emburrecedores que a escola e a sala dos professores, local transformado em muro das lamentações, em ponto de venda de produtos da Jequiti e lingerie e, principalmente, em praça de alimentação. Não só emburrecedor; bizarro, muitas vezes.
Inda essa semana, há poucos minutos para às sete horas da matina, eu a esperar o sinal para subir para o pavilhão 3, ouvi uma professora a dizer de suas artrites, artroses, tendinites, bursites, dos castigos lhe impostos pela idade, enfim. Disse que a acupuntura resolveu grande parte de seus flagelos.
Eu não sou totalmente descrente em relação a todas as terapias alternativas à alopatia. A homeopatia, por exemplo, não me convence, mas a acupuntura, mesmo sem nunca ter me valido de suas espetadas, parece a mim ter uma certa lógica, aquilo dos meridianos com terminações nervosas ligadas aos diversos órgãos do corpo etc.
Porém, quando eu menos esperava, veio a pedrada : ela estava, por questão de falta de tempo, a fazer acupuntura on line. Espanei o resto do sono, apurei os ouvidos e me preparei para ver o estandarte do sanatório geral passar. 
A princípio, pensei que a médica, terapeuta, ou seja lá que tipo de profissional está autorizado a aplicar a acupuntura, fosse orientando a minha colega a se autoalfinetar, indicando a ela os pontos a serem furados. O que, ao meu ver, já seria uma prática temerária. Mas era pior do que eu supunha - sempre é.
Contou que a acupunturista tem lá no seu consultório um boneco dividido e mapeado com linhas que representam todos os "canais de energia" do corpo e que a médica vai espetando as agulhas no boneco e pedindo que a paciente "mentalize" a ferroada. E funcionava que era uma maravilha! - ela garantiu à sua interlocutora.
Pãããããããããta que o pariu!!!!
É o Vodu Care! É a doutora Samedi!
Chegam os pedidos de exames para a autorização do convênio. Tomografia computadorizada : negado. Ressonância magnética : negado. Endoscopia : negado. Sessão de vodu : opa, liberadíssimo.
O sinal soou, mas fiquei com aquela merda na cabeça. Precisava (?) encontrá-la longe de outras pessoas e pedir mais detalhes, saber como tem gente ganhando dinheiro tão fácil.
O tal boneco, seria um modelo padrão, genérico, que servia para todos os pacientes? Ou era confeccionado sob medida? Quem sabe até contivesse algum objeto ou pertence do doente, ou um chumaço de cabelo, uma lasca de unha, algo que conectasse a energia do artefato ao dono?
Encontrei-a ontem e toquei no assunto, mostrei-me "sinceramente" interessado. O boneco era mesmo genérico, irradiava seus efeitos benéficos sobre todos, sem distinção. Não tinha nada de personalizado. Nenhum objeto do dono ou partes de seu corpo dentro. Afinal, o que estava pensando eu? Que acupuntura on line é algum tipo de picaretagem? De charlatanismo? Ora, essa... preciso parar com essa mania de fazer mau juízo desses valorosos e probos profissionais da saúde e de seus crédulos pacientes.
Porém, como já dizia Jânio Quadros, quem pergunta, quer resposta. E ela foi além do perguntado. Não satisfeita em me inteirar da "técnica", contou-me também dos males dos quais havia sido curada virtualmente. Não sei se a curiosidade chega a matar o gato, mas que, muitas vezes, o deixa perplexo e desgostoso com a vida, deixa.
Brindou-me com a cereja do bolo : - Curou-me até de uma hemorroida, sequela de uma operação que fiz para tirar um pólipo. 
Ô, agulhinha santa... cura até hemorroida!!! E a pessoa nem sente a picada no cu!!!
Será que também cura Doença de Peyronie? O pau torto que nunca se endireita? Preciso ligar para essa acupunturista.
Pããããããããta que o pariu!!!!

Postar um comentário

8 Comentários

  1. Vodu care é foda! mas, se pensar bem, é primo irmão da homeopatia ("menos é mais"). SE a super ultra mega diluição preconizada pela homeopatia "funciona", uma espetada à distância tem tudo para dar certo. Queria saber como tratamento é pago. SE eu fosse sua colega, ligaria para a terapeuta e diria "depositei seu pagamento no porquinho aqui de casa. Mentalize aí o pagamento". Afinal, mentalizadas trocadas não doem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu, meu caro, dando aulas, tentando fazer burro aprender a andar em pé, por um valor menor do que um corte de cabelo masculino.

      Excluir
  2. Rapaz, já pensei em fazer acupuntura para dar uma aliviada nos músculos, mas nunca cheguei a pagar uma sessão. Lembro de uma acupunturista que certa vez, tentando me vender os benefícios de fazer uma sessão, deu uma de cigana. Pediu minha mão e só de olhar para meus traços internos da pele perguntou se eu dormia mal. Eu disse "sim, não durmo", afinal, quem não dorme mal hoje em dia. Aí ela disse que acupuntura melhora o sono e eu me aproveitaria e etc... Talvez eu faça algo do tipo algum dia, quando me dispor a gastar, entretanto, online é um abuso kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Online é foda mesmo. Mas a culpa nem é do charlatão, é de quem acredita nele.

      Excluir
  3. Quero acreditar que isso não passe de uma anedota.

    ResponderExcluir