Cerveja-Feira (44)

Inúmeras, são as escalas termométricas. As medidas relativas do grau de agitação das moléculas de um sistema.
Quem tem para mais de quarenta, quarenta e cinco anos, e teve a sorte e o privilégio de estudar na escola pública durante o governo militar, conhece todas elas, ou, ao menos, se lembra delas. Celsius, Kelvin, Fahrenheit, Reaumur. Quem tem para menos de trinta e cinco, trinta anos, e teve o azar travestido de sorte (um travesti maquiado com um rouge vermelhíssimo) de frequentar a escola pública sob os auspícios da nossa chamada democracia, da Constituição Cidadã, do ECA e da LDB paulofreirista filha da puta, sobretudo se na moralmente falida região Sudeste do país, continua - e continuará por toda a vida - a confundir Física com Educação Física.
Portanto, escalas termométricas não são novidade para ninguém minimamente letrado. E Escalas Frescurométricas de temperatura? Escalas que indicam o grau de frescura e de viadagem, o grau de agitação das pregas e da argola do sujeito? Existem?
Sim, existem. Pãããããããta que o pariu se existem!!! Soube delas na semana passada.
Minha esposa, que tem o paladar e o salário muito mais gourmets que os meus, nos fins de semana, também toma a sua cervejinha. De uns tempos para cá, ela compra lá a sua cerveja comum, rotineira, uma Bohemia, uma Petra, ou outra puro malte e, para experimentar, compra mais uma ou duas latas de uma marca mais cara, mais artesanal, só para molhar o bico.
Na semana passada, ela apareceu com dois latões da Patagônia Amber Lager. Cerveja de cor dourada (como sugere o nome), bom corpo, boa formação e persistência da espuma; para o meu gosto, poderia ser um pouco mais amarga, mas uma boa cerveja.Como diriam os degustadores e outros afrescalhados de plantão : um excelente custo-benefício. Para mim, um excelentíssimo custo-benefício, uma vez que foi minha esposa quem pagou por ela.
Chamou-me a atenção e me causou estranheza, uma informação no rótulo. Temperatura ideal para consumo : 8 a 12ºC. Que putaria era aquela? Que estupidez era aquela, dizer que cerveja não se toma estupidamente gelada, trincando, quase no ponto de iceberg?
Recorri ao oráculo Google. Sim, segundo os "entendidos", cada cerveja tem a sua temperatura ótima de consumo, a depender de seu tipo, ingredientes e do clima da região. Mais : que cerveja tomada perto ou abaixo de zero grau adormece as papilas gustativas, prejudicando a apreciação do seu bouquet. E, com certeza, também do boquete. Que degustar é coisa de chupador de rola.
Sim, meus caros, existe uma Escala Frescurométrica de temperatura para o consumo dos diferentes tipos de cerveja.
É a Escala Michael Jackson! Pããããããta que o pariu!!! Nesse caso, não estou zoando, não. Nesse caso, se alguém está de sacanagem, não sou eu. A Escala Frescurométrica Cervejeira foi estabelecida pelo cervejólogo inglês Michael Jackson. Também conhecido por beer hunter, Michael Jackson foi um jornalista e escritor que se dedicou ao estudo e à publicação de diversos livros sobre cerveja e whisky.
Eis a Escala Frescurométrica Cervejeira:
 
1) Muito gelada (entre 2 e 4ºC) : cervejas para apreciar nos dias de calor e se refrescar. O teor alcoólico deve ser no máximo 5,5% com sabor leve e aromas mais frutados, como as Lager e as Pilsen;
2) Gelada (entre 4 e 6ºC) : cervejas claras, como as de trigo (Kristallweizen, Weizenbier, Witbier) Tripel belga, Fruit Beer e Lambics;
3)Fria (entre 8 e 12ºC) : cervejas com sabores e aromas mais complexos, que não serão percebidos se consumidos muito gelados. É a temperatura ideal para IPAs, Ales em geral, Weizenbocks, Porters, Dubbels e outros estilos de cerveja com teor alcoólico um pouco mais elevados;
4) Temperatura de adega (entre 13 e 15ºC) : cervejas muito complexas e que necessitam de certa temperatura para serem desfrutadas. Estamos falando de estilos mais fortes e alcoólicas como Belgian Dark Strong Ales, Stout, Barley Wines e Bocks.
 
Se meu velho e safado avô Bepim, cervejeiro e putanheiro das antigas, fosse vivo e ouvisse isso, morreria de rir. Bateria na sua enorme pança e soltaria um de seus sonoros arrotos em sinal de reprovação e desprezo.
Mas, enfim, tomei a minha Amber Lager com temperatura entre 8 e 12ºC ? Até procurei pelo termômetro. Não achei. Ele devia estar enfiado no cu do Michael Jackson. Sendo revezado entre ele e seus adeptos.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Bom texto. E o que achou do sabor dessa? Essas maltadas tem gosto de coisa queimada... Não curto muito.

    Ah, e encontrei seu perfil no LinkedIn. Sem muitas informações, mas nada mal para um semirrecluso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, um pouco adocicada para o meu gosto, mas gostei bastante, sim. Não é para se tomar às dúzias, mas vale a pena para dar uma variada.
      Gostei do semirrecluso. Mas como chegou ao meu perfil no linkedin?

      Excluir
  2. Não sabia dessa escala MJ. Deve ser parecido com a que usam para vinhos e, por conseguinte, deve também aplicar-se que para beber uma cerveja decente já não basta só uma simples geladeira, mas uma fodendo adega, com controle de temperatura.

    Brincadeiras a parte, comprei uma cerveja patagônia dessas no mercado uma vez e, como nada entendo desses rótulos, acabei pegando uma frutada, creio que pilsen, com aroma de laranja e coentro. A cerveja era difícil de descer (talvez por isso estivesse em promoção!! de 17 por 13 a 700ml). Outro dia dei uma nova chance a uma tipo Weisse. Gostei mais dessa, apesar de achar o preço meio salgado para refrescar a goela (7 reais a pescoçudinha no mercado). Essa não passa de jeito nenhum no critério marreta de valor kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a de trigo, né? Já experimentei dela, também, e gostei.
      De fato, nenhuma dessas cervejas, por melhores que sejam, recebem o selo ISOAzarão de boa e barata!

      Excluir