Democracia Para Quem Precisa, Democracia Para Quem Precisa de Democracia

Havia feito a autopromessa de que nada comentaria a respeito das manifestações do Sete de Setembro. Contudo, se eu não cumpro nem com as promessas que faço aos outros, que dirá com as feitas a mim mesmo. 
Não fiquei, é óbvio, o dia todo por conta de acompanhar os discursos de Bolsonaro e os mugidos prós e contras dos rebanhos verde-amarelos e vermelhos. Tenho mais o que fazer num feriado : cozinhar, tomar cerveja, ouvir uma musiquinha e ir dormir à tarde com o bucho cheio.
Vi pequenos e aleatórios instantâneos das manifestações. Ora pela CNN; ora pela Band News, ora pela Record News (onde descobri estar - ele, sim, um mito - o grande Heródoto Barbeiro), ora (mea culpa, mea maxima culpa) pela GloboNews.
Basicamente, supus que veria, ao longo do dia, transmissões das manifestações dos dois lados da mesma moeda, as a favor e as contra Bolsonaro. A compará-las numericamente. Que tentariam, sobretudo a GloboNews, contrapor imagens de manifestações pró-Bolsonaro de locais onde elas tivessem se dado de forma mais rarefeita com imagens de manifestações contrárias de lugares onde elas tivessem ocorrido de forma mais intensa. Comparar os lugares de menor adesão a Bolsonaro com os de maior rejeição a ele, para corroborar a sua queda de popularidade tão alardeada pelas pesquisas de intenção de votos para 2022.
Pois a grande mídia não teve nem mesmo como fazer essa comparação parcial e tendenciosa. Tão maciças foram as aglomerações pró-Mito e tão pífios e anêmicos os ajuntamentos vermelhos que não houve como negar ou minimizar os primeiros, nem como maquiar e otimizar os segundos. As transmissões do Sete de Setembro contradisseram total e cabalmente todos os resultados divulgados pelos tais Institutos de Pesquisa a respeito da queda de popularidade e da crescente rejeição ao governo Bolsonaro. E não estou dizendo que isso seja bom ou que seja ruim. Tão-somente foi o que se mostrou.
E creio que os milhares de pessoas nas ruas sejam um espaço amostral muito mais abrangente e significativo estatisticamente que as usuais duas mil, duas mil e quinhentas entrevistadas nas tais pesquisas.
Se não pode vencer o inimigo, junte-se a ele, certo? Porra nenhuma. Se não pode vencer o inimigo, desqualifique-o.
Foi o que restou à GloboNews e ao seu time de jornalistas, órfãos desmamados e viúvas dos governos Lula e FHC, desqualificar a vontade popular. O tempo todo - e foi algo que até ultrapassou o limite do ridículo - foi pisado e repisado que as manifestações verde-amarelas carregavam “pautas antidemocráticas”.
Não sei quem convencionou que democracia é manter uma população de mais de 200 milhões de habitantes refém de 513 parlamentares, ainda que sejam sequestradores, em tese, escolhidos por suas vítimas. Beeeeemmmm em tese : em 2018, apenas 27 parlamentares (5,26% da corja) foram eleitos apenas pelos próprios votos; os outros, a reboque do tal quociente eleitoral, votos da coligação e outras mumunhas. Ou seja, 94,74% não representam nem mesmo quem pensa diferente de você, caro leitor; só representam a si mesmos e aos interesses de seus partidos. Democracia? 
Ou, ainda, 200 milhões de reféns de uma malta de 11 juízes cujo maior mérito (se não o único) é serem apadrinhados de algum político.
Posso estar errado - e geralmente estou -, mas me parece que os ataques dos manifestantes verde-amarelos não sejam tanto às instituições democráticas, sim à canalhada que as compõe, e ao poder quase que absolutista dado a ela pela "Constituição Cidadã" do dr. Ulisses. Pessoalmente, não quero, de forma alguma, ver o STF ser dissolvido, mas que eu adoraria ver a exoneração dos 11 que atualmente o formam, isso eu adoraria.
Mas vá lá, vá lá que seja (e agora farei o papel que mais me agrada, o de advogado do diabo) : consideremos que vivamos, de fato, numa genuína democracia e que, por conseguinte, as passeatas pró-Mito apoiem "pautas antidemocráticas", como quer a GloboNews.
Será que ouvir, considerar e mesmo atender às "pautas antidemocráticas" de significativa parcela da população não seria praticar à risca o conceito da democracia? Não seria provar a legitimidade e eficiência do sistema, mostrar que o sistema funciona?
Será que se relevante fatia do povo não quer a democracia que aí se apresenta, essa fatia não deveria ser democraticamente ouvida e acatada? Será que a democracia que aí está, a fazer valer o seu nome, não deveria meter o rabinho por entre as pernas e pedir pra sair?
Será um ato democrático a democracia ser mantida e imposta a uma caudalosa parcela dos eleitores pela vontade e à força de pequenos grupos que dela se beneficiam?
Será a democracia tão democrática a ponto de aceitar que lhe rejeitem, nos moldes e nas mãos de quem hoje está?
Abaixo, respectivamente, sempre da esquerda para a direita, as manifestações contrárias a Bolsonaro (em defesa da democracia) e as favoráveis (as antidemocráticas, como quer a GloboNews).
em tempo : e onde estava o Lula, que não deu as caras? 
em tempo 2 : e, claro, que nenhuma manifestação da vontade de tanta gente, independente das pautas que defenda, pode ser chamada de antidemocrática; pelo contrário.

Postar um comentário

7 Comentários

  1. “Será que ouvir, considerar e mesmo atender às ‘pautas antidemocráticas’ de significativa parcela da população não seria praticar à risca o conceito da democracia?”

    Seu questionamento seria perfeito para mim se a palavra “antidemocráticas” fosse substituída por “democráticas”. E usarei um clichê antigo para expressar minha opinião (tenho andado com muita preguiça para elaborar meus próprios pensamentos): “Seu direito de dar socos termina onde começa o meu nariz”.

    Eu acho a nossa Constituição uma merda, mas é a que temos. E desobedecê-la ou tentar mudá-la na marra não é exatamente o que entendo por atitude democrática. Sinceramente, eu acho que seguir, apoiar ou aplaudir um sujeito que aparenta ter problemas psiquiátricos é um preço muito alto a se pagar para não ver um cachaceiro ser eleito de novo. Será que não podemos eleger alguém sem problemas mentais ou defeito de caráter? Essa é a questão.

    E quando alguém fala em desobedecer a constituição eu fico do lado do John Lennon quando disse “Você diz que vai mudar a constituição. Bem, você sabe, todos nós adoraríamos mudar sua cabeça”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se "antidemocrática" fosse substituída por "democrática"? Pois ela já está, desde o início do texto; afinal, nenhuma manifestação de tanta gente assim, independente das pautas que defendam, pode ser antidemocrática.

      Excluir
  2. Eu acredito que a mídia, e boa parte das pessoas que ficam condenando, chamando de "antidemocrático" falam sobre tudo, exceto a ação que causou essa reação. Os manos do STF se recusam a admitir que tão basicamente mandando pra cadeia só pessoas de direita, que criticam eles, baseado num inquérito sem sustentação legal, baseado apenas no "eu mando e se discordarem, tá contra o Estado democrático de direito". E isso tudo com o Cabeça de Pica é só a gota d'água mesmo, os caras vem desmoralizando com tudo há muito tempo, legislando quando querem, anulando condenações como a do Lula baseado no "porque sim", intervindo e mandando recado pros outros poderes, a própria CPI da pandemia ai, coordenada pela dupla Calheiros e Asis recebeu o "pontapé inicial" do próprio Barroso. Até a porra de um ex-assessor do Trump foi detido no aeroporto quando tava pra voltar aos EUA, sem nenhuma acusação, ficando lá por três horas e sendo liberado porque a própria PF viu que era uma ação ilegal contra ele. Aqueles que acham bonito esse tipo de coisa, porque tá acontecendo com quem não gosta, serão as vítimas amanhã. Não se furte de republicar, Marreta, me divirto com os comentários que troca com a sua base de fãs que chegam como quem não quer nada. Tô há uns dois dias pensando como começar a escrever um texto sobre os "liberais limpinhos". Há dois dias que escrevo mentalmente, mas não começo a digitar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Ozy, vou fazer uma analogia boba para explicar meu pensamento: conheci um sujeito que tinha o temperamento do bozo. No final da vida, mesmo que gostasse muito dele, eu não suportava mais conviver com ele, estivesse certo ou errado. Sinto a mesma coisa em relação ao presidente ou aos petistas descontrolados. O mito é aquele cara que se fosse meu vizinho eu nem cumprimentaria, se fosse meu chefe eu seria logo demitido. E o motivo é este: eu não gosto de radicais de espécie nenhuma, tanto faz se são de esquerda ou direita, se são evangélicos, ateus ou católicos radicaais, se são fanáticos pelo Corintians ou Atlético mineiro. Ou seja, sou contra qualquer radicalismo que se torne uma coisa doentia, entendeu?

      Excluir
  3. Vejo o seguinte: cortina de fumaça política e gado acreditando em gente que está no poder. Os argumentos "anti-STF" e outras balelas começaram, inclusive, no Governo do PT. Diziam que a lei só prendia gente da esquerda. Lembra? Agora, que a esquerda não está mais no governo federal, o mesmo discurso é replicado pelo atual desPresidente, de modo mais intensificado. É sempre "perseguição política". E o Bolsonaro vive se achando o dono da razão. Hoje mesmo votaram o texto base do novo código eleitoral e, os deputados patrocinados pelo Bolsonaro, permitiram a inclusão de uma lei que permite gastar até com chopp e churrasco o dinheiro do fundo eleitoral. Quem acha que Bolsonaro está com o povo? No meu ver, é gente ignorante. Não existe político com o povo. E, convenhamos, o Bolsonaro nem tem pauta. As pautas que vi nessas manifestações não são nem democráticas nem antidemocráticas, é pura cortina de fumaça, tal qual o ar de Ribeirão Preto.
    As pautas: posse de arma (para quê?); fechamento do STF (piada); fechamento do Congresso e Senado (sendo que a galera dos dois poderes está unida ao Bolsonaro, vide presidentes das casas); contra vacina (sério?); pela retomada da monarquia (nem vou comentar quem é a família real hoje); contra o Alexandre de Moraes (logo em seguida o Bolsonaro por meio do Temer traiu a própria pauta); em defesa da família (eu nem sei o que dizer; Bolsonaro é corno e casado diversas vezes); em defesa da teologia cristã (nem deus aguenta); alguma mais? Chega a ser piada. Enquanto isso a economia em declínio, a inflação real superando os 30% (só louco acredita que está abaixo de 10%); dólar nas alturas; e eu pobre.

    A única democracia é o anarquismo em sua extremidade (favor, não me confundir com os anarcocapitalistas).

    ResponderExcluir
  4. Movimentos democráticos nas ruas são quando há quebra-quebra, bomba, rojão e socos em todo mundo. Isso quando não há morte, como no caso do cinegrafista Santiago Ilídio. Ou destruição de pesquisas sensíveis, como no caso da Via Campesina (MST) arruinando 15 anos de estudos da FutureGene. Aí não aparece UM ministro SUPREMO para falar em democracia!

    ResponderExcluir