O Que Só o Professor Girafales Comeu

Nesta semana, não teve pra ninguém. Não teve paras as tramas da novela das oito, que visam a total deturpação e demolição dos valores decentes a qualquer sociedade que se queira decente, não teve para as notícias manipuladas do JN e do William Bonner, não teve nem para as putarias do BBB. Todos foram ofuscados pelo maior acontecimento do mundo televisivo, não se falou de outra coisa nas redes sociais : a compra dos direitos de transmissão do Chaves pela Globo.
A Vênus Platinada adquiriu, junto à mexicana Televisa e ao grupo Chespirito, 273 episódios de Chaves e 250 de Chapolin já conhecidos do público brasileiro e mais 117 episódios de Chaves e 127 de Chapolin inéditos, nunca exibidos pela pelo SBT, a TV do Homem do Baú. Sem data de início ainda definida, os episódios serão exibidos pelo canal por assinatura Multishow.
A notícia pôs em polvorosa os aficionados pelo El Chavo Del Ocho, nome original da série. Em espanhol, quando querem dizer que um sujeito está numa pindaíba de dar dó, numa dureza de fazer inveja a pau de tarado, é dito que o tal não tem um chavo, um centavo. A rigor, a tradução seria o "duro", o pobre do oito. Oito é o número da casa da vila em que Chaves morava, que nunca foi mostrada - ou você acha mesmo que alguém, fora Diógenes, é capaz de morar num barril?
Mais do que em polvorosa! A notícia colocou os fãs em desespero, em pânico! Recitando feito mantra ou ladainha a pergunta que não quis calar durante toda a semana : vai continuar passando no SBT?
Mas, por que cargas d´'agua, isso importa? Ao fã não basta que a série de sua devoção continue a ser transmitida? Pouco importando a emissora? No caso do Chaves, não!
Quando o SBT começou a exibir Chaves, há 33 anos, eu contava com meus 18 anos, já trabalhava, estudava etc, não tive tempo para assistir a Chaves e me apegar ao personagem, construir uma memória afetiva. Contudo, mesmo não sendo um devoto de Chaves - minha esposa e meu filho adoram -, entendo a preocupação dos fãs com a mudança de "casa" do personagem : a casa do Chaves no Brasil é o SBT. Chaves e o SBT são um a cara do outro.
O tom e o caráter mambembe, de circo (no melhor sentido da palavra), do improviso planejadamente calculado do seriado Chaves é a mão que veste a luva do SBT, ou vice-versa. Assistir aos episódios de Chaves sem o logotipo do SBT no canto da tela, não é assistir ao Chaves. Ainda mais que, provavelmente, a Globo dará um "tratamento" às imagens, tirando-lhes a imperfeições técnicas da época em que foram gravadas, as "sujeiras", ou seja, a autenticidade, que é o que a Globo faz de melhor, tira a autenticidade de tudo, reduz tudo à mesma borra, a tudo pasteuriza.
O SBT, a tranquilizar seus espectadores, garante que continuará a exibir Chaves, pois ainda detém os direitos dos episódios gravados entre 1972 e 1979 e entre 1987 e 1992. 
Com toda essa celeuma, várias imagens raras, de bastidores, ou mesmo inéditas de Chaves tomaram a internet de assalto nesta semana. Uma dessas imagens, que é o motivo da postagem (ou acham mesmo que estou preocupado com o canal em que o Chaves irá passar?), chamou-me a atenção, surpreendeu-me favoravelmente. Muito favoravelmente. Uma imagem de bastidor do episódio clássico das férias da turma do Chaves em Acapulco.
Quem vê a Dona Florinda, com aquele visual de baranga, sempre de bobs no cabelo, sempre vestindo o mesmo surrado vestido, sempre a limpar as mãos engorduradas da labuta no avental encardido, imagina que, por debaixo das roupas, haja igualmente um corpo dos mais judiados e mal-acabados, peitos flácidos e escorridos, buça de ameixa seca. 
Ledo engano, meus caros. Deem só uma olhada na boa forma e nas agradáveis proporções da mãe do Quico. Não é que a arqui-inimiga do Seo Madruga era uma coroa muito da gostosa? Gostosíssima!
O professor Girafales, que de bobo só tinha a cara e o jeito de andar, é quem sempre soube das coisas. Não é à toa que ele aguentava o retardado do Quico, os atributos da mãe compensavam, de longe, as chateações causadas pelo bochechudo sempre à procura da bola quadrada.
E a Dona Florinda, por sua vez, além de gostosa, também não tinha nada de burra, também devia conhecer certas peculiaridades do professor Girafales que compensavam todo aquele romantismo brega, aquele pedantismo e aquele bafo de charuto. Não é por acaso que o douto professor ganhou o apelido de Mestre Linguiça!!! Pããããããããta que o pariu!!!
Isso, isso, isso!!!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Acho que eu já vi todos os episódios incluindo os que não passaram aqui no Brasil como o casamento do Seu Madruga e da Bruxa do 71. Ainda gravo e assisto quando posso e gosto de ler sobre as peculiaridades dos bastidores da época. Quem não era feia nem nada era a Dona Clotilde que na mocidade era modelo e tudo, a Chiquinha era a mais jovem do elenco e aparece muito sexy em alguns episódios do Chapolin Colorado. A Dona Florinda não era boba porra nenhuma porque no início das gravações ela era namorada do Quico, depois com o sucesso e aproveitando da fama de pegador do Bolanos, foi morar na casa do oito também.
    "J"

    ResponderExcluir
  2. Meu filho mais novo era fã do Chaves e do Chapolin. Por isso, assisti vários episódios com ele. O humor dessa série assemelha-se ao humor dos Três Patetas e é infinitamente superior aos Trapalhões, que sempre achei uma merda. Aliás, o filme "Os saltimbancos trapalhões" plagiou descaradamente uma cena do filme "O circo", do Chaplin. A diferença é exatamente esta: um palhaço de circo de interior (Renato Aragão) comparado com o refinamento de um gênio (Chaplin)

    ResponderExcluir