Bukowski, um Sorriso Para se Lembrar

Um Sorriso para se lembrar
nós tínhamos peixes dourados e eles ficavam dando voltas
no aquário sobre a mesa perto das cortinas pesadas
cobrindo a vista da janela e
minha mãe, sempre sorrindo, querendo que todos nós
estivéssemos felizes, me disse, 'seja feliz Henry!'
e ela estava certa: é melhor ser feliz se você
pode
mas meu pai continuava a bater nela e em mim várias vezes por semana enquanto
se enfurecia em seus 1,88 de altura, porque ele não conseguia
entender o que estava atacando-o por dentro

minha mãe, pobre peixe,
querendo ser feliz, apanhando duas ou três vezes por
semana, dizendo-me para ser feliz: ‘Henry, sorria!
por que você nunca sorri?’

e então ela sorria, para me mostrar como se fazia, e era o
sorriso mais triste que já vi

um dia os peixes dourados morreram, todos os cinco,
eles boiaram na água, de lado, seus
olhos ainda abertos,
e quando meu pai chegou em casa ele jogou-os para o gato
lá no chão da cozinha e nós observávamos enquanto minha mãe
sorria.

Postar um comentário

7 Comentários

  1. Um texto pra não se esquecer.
    "J"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fudido, né? se um dia, eu conseguir escrever algo vagamente parecido, ou de qualidade vagamente próxima, eu me "aposento".

      Excluir
    2. Taí. Fico imaginando escrever alguma coisa a ponto de parar, largar a caneta e dizer: é isso.
      "J"

      Excluir
    3. procure por uma crônica do Luis Fernando Veríssimo chamada "A Frase".

      Excluir
    4. Lendo o texto, pensei no cara que fez o slogan da Nike "Just do it". É na certa foi o que sucedeu com ele.
      "J"

      Excluir
    5. achou a crônica na net? manda o link aqui pra mim.

      Excluir
    6. https://www.google.com.br/amp/s/gustavomarotta.wordpress.com/2009/11/03/a-frase/amp/?client=ms-android-motorola

      Excluir