Os Homens de Ângela Ro Ro

Um grupo de homens, cantores e compositores da nova geração da MPB, reuniu suas vozes num CD só de músicas de Ângela Ro Ro. Faz todo o sentido.
Ro Ro é das mais talentosas compositoras de nossa música, poucos tão bem escreveram sobre e tão bem cantaram as dores de cotovelo, os porres e as mesas de bar feito Ro Ro, com sua pungência, seu dilacerado ultrarromantismo. 
Ro Ro escreve como homem, tem a pegada poética de homem. Porque as mulheres até podem ser  mais sensíveis, mais melindrosas e tudo, mas ninguém escreve melhor a respeito do sofrimento que homem, talvez pelo maior pré-requisito do poeta, o ser um fingidor.
Ro Ro é sapata das antigas, da época em que se tinha de ser muito macho para ser sapata, época em que não era moda menina beijar menina - infelizmente. Ro Ro bebe como homem, grita, briga, quebra garrafas, dá escândalo no bar feito homem, chupa uma xana feito homem. E compõe primorosamente, como homem. Algumas de suas letras lembram os velhos boêmios da MPB.  Arrisco-me em dizê-la, em alguns momentos, do mesmo calibre de Nelson Gonçalves e Adelino Moreira.
Cazuza (sem a intenção de nenhum trocadilho) morria de inveja das letras de Ro Ro. Bem que tentava equipará-la, e chegou bem perto algumas vezes, como em Down em Mim, Só as Mães São Felizes e Por que a gente é assim?, mas faltava alguma coisa a Cazuza, e não era talento, que isso ele tinha, era a pegada do macho.
Algumas releituras ficaram muito boas, outras, nem tanto, e uma - a de Adriano Cintra para a clássica Gota de Sangue - ficou horrível, descaracterizou completamente a obra de Ro Ro. Mas é um bom disco, vale pelo registro, vale pelo tributo a um autor ainda vivo, que, depois de morto, qualquer um homenageia.
O CD Coitadinha Bem Feito pode ser baixado diretamente, e de graça, do site da gravadora Joia Moderna, no endereço http://coitadinhabemfeito.com.br/
Abaixo, a capa do CD. Vale a pena. O Marreta recomenda. É Ro Ro, é escândalo, é loucura, é andar de madrugada deixando as mentiras e os sonhos pra trás. "Loucura é loucura, não me compreenda. Loucura é loucura, pior é a emenda."

Postar um comentário

1 Comentários