Quem é? Que Não Sofre por Alguém? Quem é? Que Não Chora Uma Lágrima Sentida?

Agnaldo Timóteo
1936 - 2021

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Deixou algumas boas música e essa pérola: https://www.youtube.com/watch?v=djj8ua6pWd0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, uma pérola. Eu já tinha visto pronunciamentos parecidos dele a respeito de sua boiolice. Quando ele diz que nunca assumiu nada não está negando que fosse homossexual, até porque era fato notório, o que ele está dizendo é que sua sexualidade é assunto só dele, que o que o público tem de saber sobre ele é tão somente sobre o seu talento. O que ele sempre quis dizer é que ele era o Agnaldo Timóteo cantor, e não o Agnaldo Timóteo viado. O cara sempre se garantiu pelo talento, nunca precisou colocar sua sexualidade como item de currículo. Que é o que muita gente faz hoje, o cara já se apresenta como viado assumido, militante da causa gay etc, para granjear simpatia do público, uma vez que talento é coisa rara hoje em dia.
      O Clodovil sempre teve posição parecida com o Timóteo. Uma vez (se eu conseguir achar essa reportagem, até escrevo algo sobre), um repórter perguntou para ele porque ele nunca tinha se assumido publicamente (e precisava?), por que ele não se engajava na causa gay. Clodovil respondeu : porque eu não são gay. Diante da cara de cu do repórter, ele deu um cartão de visitas ao entrevistador e disse : eu não sou gay, eu sou o que está escrito no meu cartão ; Clodovil Hernandez, estilista. Outro que não venceu na vida porque dava o cu e sim porque era um sujeito talentosíssimo.
      Duas bichas de respeito, o Timóteo e o Clodovil.

      Excluir
    2. Ney Matogrosso também tem o posicionamento parecido.

      Excluir
    3. Outro sujeito dos mais admiráveis. Outro que se define pelo talento, não pelo que faz entre quatro paredes. Boa lembrança.

      Excluir
    4. Bem lembrando o Ney, outro que também nunca fez militância sobre sua sexualidade. Quanto ao Clodovil, recordo dele no Congresso, quando estava havendo um ato LGBT e o chamaram. Seu discurso foi oportuno, sobre apaziguamento e luta por direitos em comum, sem acirramento de guerras heterofóbicas, o que ele já vinha percebendo estar crescendo mesmo naquela época.

      Excluir
  2. Agnaldo para mim roubou a cena no "Provocações", vi quase todos os episódios do programa, e ele foi o único que tirou o Abujamra do sério, em especial quando começou a descer o pau em Cuba e Fidel Castro, o Abu perdeu tanto o Norte que falou até que tinha "militar que se aposentou trilhonário". Confira essa pérola:
    https://www.youtube.com/watch?v=ecp_wmwsd3Y

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti a esse programa. O Abu ficou sem saber o que fazer. Se não me engano, nesse programa o Timóteo também se posicionou contra as cotas raciais, disse que é chamar os negros de burros. Mas vou revê-lo.
      Aliás, não sei se você sabe, mas o Abujamra já leu um poema meu no final do programa. Até hoje não sei quem enviou o poema para o programa. É bem verdade que ele suprimiu um trecho e mudou o final, mas o meu nome aparece no canto inferior e esquerdo da tela no início da declamação.
      O vídeo é : https://www.youtube.com/watch?v=8LpPNjdJh58
      E se quiser ver o poema original na íntegra : https://amarretadoazarao.blogspot.com/2012/05/antonio-abujamra-le-um-poema-do-azarao.html

      Excluir
    2. "É muito bom ser comunista comendo sanduíche do McDonald's e com um iPhone no bolso". Essa frase parece que foi creditada a um atleta exilado cubano que foi para os EUA, mas nunca encontrei a fonte original. Frase com a qual concordo parcialmente, pois aqueles lanches são uma bosta. Me lembrei do post em que você postula dois dos seus princípios, hehe.

      Mas bem disse o baitolão do Timóteo... ninguém da esquerda caviar quis se refugiar ao lado de Fidel. Por que será?

      Excluir
    3. Concordo com você, também acho o McDonald's uma merda. Pois é, ninguém nunca viu ou registrou fuga de pessoas de um país capitalista em direção a um comunista. Chico Buarque se exilou na Itália, Caetano e Gil em Londres, Gabeira na Suécia, e aproveitou pra fazer uma faculdade por lá. Ninguém se exilou em Cuba. Nem na URSS.
      Dois dos meus princípios? Quais?

      Excluir
    4. https://amarretadoazarao.blogspot.com/search?q=McMumm-R%C3%A1%2C+o+lanche+de+vida+eterna

      Recordar é viver! A propósito, parabéns pelo poema lido no Provocações.

      Excluir
    5. Boa lembrança!!!
      Pois é, e até hoje eu não sei como o poema chegou aos Provocações, pois eu nunca tinha publicado ele aqui no blog, ele é bem anterior ao nascimento do Marreta.
      Esta semana estou meio devagar com o blog, um monte de coisas pra fazer da escola, a coisa virtual é pior e mais burocrática ainda que a presencial, mas logo tem coisa nova.

      Excluir
    6. Uma vez vi um documentário sobre o Gabriel que ele fala que foi treinar guerrilha em Cuba, e incluve fala sobre o quanto a esquerda "raiz" detestava homossexuais, considerava isso uma "depravação burguesa", tendo a Esquerda dita progressista que milita pelos LGBTS e ecologia sendo uma "nova esquerda " advinda da Europa, 3m especial da França. Palavras do próprio Gabeira, que apesar de ser de esquerda, é do tipo sincero, um tipo raro: https://youtu.be/3RfYhcPb7Qw
      Fiquei de cara com essa honra que conseguiu em ter o poema lido por ele, e também penso em como o poema pode ter chegado a ele. Seria o Abu um antigo leitor aqui do blog?

      Excluir
    7. Tinha visto naquele dia, esqueci de avisar, posso mostrar esse poema ao Inominável?

      Excluir
    8. Acabei de passar para ele nos comentários dessa postagem:
      https://ozymandiasrealista.blogspot.com/2021/04/o-dia-que-agnaldo-timoteo-tirou-abu-do.html

      Excluir