Que Fossa, Hein, Meu Chapa, Que Fossa...(51)

Você pode nunca ter ouvido falar dele, mas, certamente, já ouviu dezenas de suas composições : Evaldo Gouveia. Um dos grandes nomes da fossa e da dor de cotovelo da nossa outrora poética e valorosa MPB.
São dele e de seu indefectível parceiro Jair Amorim, a uns poucos exemplos : Alguém me Disse (alguém me disse que tu andas novamente, de novo amor, nova paixão, toda contente..."), Brigas (veja só, que tolice nós dois brigarmos tanto assim...), Que Queres Tu de Mim (que queres tu de mim, que fazes junto a mim, se tudo está perdido amor...), O Trovador (sonhei que eu era um dia um trovador, dos velhos tempos que não voltam mais), Sentimental Demais (sentimental eu sou, eu sou demais...), Tango para Tereza (hoje, alguém pôs a rodar, um disco de Gardel num apartamento junto ao meu, que tristeza me deu...), Bloco da Solidão (angústia, solidão, um triste adeus em cada mão, lá vai meu bloco, vai, só desse jeito é que ele sai...).
Evaldo Gouveia foi gravado por Altemar Dutra, Ângela Maria, Gal Costa, Nélson Gonçalves, Cauby Peixoto, Agnaldo Timóteo, Ney Matogrosso, Jair Rodrigues e outros intérpretes de uma época em que era necessário saber cantar para ser cantor ou cantora.
Morreu ontem, ao 91 anos, em decorrência de um AVC.
Evaldo Gouveia
1928 - 2020

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Engraçado pensar nisso, mas talvez precisemos de algum distanciamento para apreciar melhor alguma coisa, algo assim como ver um quadro de longe em vez de olhar de pertinho. Quando eu era adolescente e jovem adulto meu negócio era rock em termos de música internacional e Bossa nova, mpb e depois clube da esquina. Esse tipo de música eu abominava e achava muito brega. depois, com o tempo, fui aprendendo a gostar desse estilo embolerado (de bolero). Conheço todas as músicas que citou (mas não gosto de todas, para ser sincero). Para mim, a melhor das relacionadas é "Brigas" (que eu nem sabia ter esse título). Muito linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito, chego a me arrepiar quando ouço, ainda mais se já meio chumbado, de Bloco da Solidão, interpretado pelo Jair Rodrigues.

      Excluir
  2. Sou mais esses:

    Billie eilish - i love you
    Foxes- devil side
    Jack stauber - buttercup
    Lp - lost on you
    Shakira - No
    Seafret - Atlantis

    ResponderExcluir