Pensamentos Conexos e Imperecíveis, por JB do Blogson Crusoe

"Caí na asneira de ler o programa do PSOL e agora vou ter dificuldade para dormir, de tão apavorado fiquei. É muita “democratização” para o meu gosto! Aliás, já observei que quanto mais os políticos de esquerda falam em “democratização”, “processo democrático” e “Estado democrático de direito”.mais autoritarismo se prega, menos democracia realmente desejam.
Por isso, ocorreu-me a ideia de que nas próximas eleições, antes de prestar atenção (impossível!) ao que seu candidato diz, talvez seja melhor você dar uma lida no programa do partido ao qual ele está filiado. Pensando nisso, lembrei-me de uma palestra muito interessante sobre performances desiguais causadas justamente pela singularidade de cada indivíduo. Para ressaltar o que dizia, o palestrante contou esta historinha:
"Imagine um agricultor que esteja fazendo uma semeadura em sua propriedade. Pela diversidade de tipos de solo e relevo que encontra, pode acontecer que parte das sementes caia ao longo do caminho; os pássaros virão e irão comê-las. Outra parte pode cair em solo pedregoso, onde não há muita terra. As sementes logo germinarão, mas como a terra é pouco profunda, acabarão queimadas por falta de proteção para as raízes. Outras sementes cairão entre espinhos, que sufocarão as plantinhas que ali brotarem. Para sorte do agricultor, muitas sementes cairão em terra boa, obtendo uma produtividade de cem por um, sessenta por um, trinta por um”.
Boa essa imagem, não? Para ser sincero, eu não a ouvi em palestra nenhuma. Na verdade, esta “história” é a “Parábola do Semeador”, que pode ser lida no Evangelho de São Mateus (Mateus 13:1-9). Para disfarçar sua origem bíblica, o que eu fiz apenas foi mudar o tempo dos verbos, para jogar a história em um futuro hipotético.
Todos queremos reduzir as desigualdades sociais, e quando digo “todos”, estou falando de Direita e Esquerda. Mas tenho a sensação de que a única forma que a moçada de Esquerda entende como solução para isso é um nivelamento equivocado de desiguais, de dessemelhantes, pois é um nivelamento por baixo. O problema é que, embora devamos ter oportunidades iniciais iguais, não somos nem teremos resultados e desempenhos iguais, por mais que gente como o Leonardo Boff bufe contra isso. “Aquele que tem ouvidos, ouça"."


Em tempo : ainda bem que revelou a verdadeira origem da "histórinha", ou, do contrário, eu o teria desmascarado. A Parábola do Semeador até eu conheço, já estudei em colégio de padres, tá pensando o quê? O texto tá do caralho, JB. É exatamente isso, a corja da esquerda quer colher os frutos sem ter arado e preparado a terra, sem ter posto a semente, sem ter aguado a mudinha, sem ter combatido as pragas da lavoura etc. Aliás, as verdadeiras pragas da lavoura são eles, a esquerda é uma nuvem de gafanhotos em cima do trabalhador, do honesto contribuinte.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Não muito longe ou longe pacaralho daí. Entro eu por volta das 13h na agência do banco em que sou cliente aquele "Feito pra você" e me deparei com uma fila gigantesca que já unia praticamente todos os nichos de serviço porque por não poder aderir a greve o gerente programou a manutenção de todos os caixas eletrônicos para o dia 30. Nos visores o aviso dirija-se à agência mais próxima afixado sem mais. Agora veja, o trabalhador vem da puta que pariu crente que vai receber seu salário na sexta, que vai tomar uma cachaças, pagar as contas e dá de cara na porta do banco privado que paga. Contos da Cripta do Temer.
    "J"

    ResponderExcluir