Vi
hoje a propaganda de um novo artigo que desembarca no variadíssimo,
quase que psicodélico, mercado de higiene pessoal : Old Spice, o
desodorante do homem homem, o único com partículas de cabra macho, diz o comercial.
A
campanha publicitária do desodorante convoca os homens a serem
masculinos. Promete, com seu produto, auxiliar no resgate da
masculinidade da espécie, na retomada do orgulho de ser macho.
Propaganda enganosa, meninos.
O
comercial começa com um náufrago, ele se aproxima de um coqueiro, dá
uma "voadora" no pacato e indefeso vegetal, com uma cambalhota no ar se
põe de pé, estende o braço, pega o coco que cai vítima de seu chute e,
com a mão em cutelo, desfere um golpe de caratê, arranca-lhe a tampa e
desfruta de sua refrescante e revigorante água. Macho pra caralho, né?
Nem a pau! O ator em questão é um bombadão de academia - desses que
andam com os braços abertos para exibir uns centímetros a mais nos
bíceps, tríceps, peitorais -, músculos inchados, como que insuflados a
ar, tórax depilado, até a barba do sujeito, pretensamente rústica, é bem
aparada, não tem um pelo fora do lugar. Um Hércules de boutique.
Machão?
Na
sequência, um casal desce do carro à entrada de um evento, com tapete
vermelho e tudo. Atrás do casal, um veículo passa por uma água parada à
sarjeta e arremessa uma saravaida de lama contra eles. O macho não tem
dúvidas : abre seu paletó, bem ao estilo Clark Kent quando vira o Super
Homem, e recebe todo o barro em suas costas, garantindo que sua bela
acompanhante continue limpa, linda e radiante. Macho e cavalheiro pra
caralho, né? Até seria, se não fosse um cara todo alinhado, smoking
brilhante, calça com vinco, muito gel no cabelo, sobrancelha feita e uma
cara tão lisa que só pode ter passado por sessões de limpeza de pele, esfoliamento, tratamento com ácido retinoico e barbeada a laser; já ouvi dizer que tem depilação definitiva pra homem, para que nunca mais lhe nasçam pelos na cara, e sabe-se lá mais aonde. Em suma, o macho em
questão nada mais é que um exemplar da abominável raça dos
metrossexuais.
Por
fim, o ator Malvino Salvador acende as velas de um jantar romântico
para dois com um lança-chamas. A mocinha se deleita com tamanha macheza,
encharca-se de feromônios. Até que a escolha de Malvino Salvador foi
boa, adequada. Dessa nova geração de galãs globais é um dos poucos que
tem cara de homem, mas não chega nem perto de ser um Zé Mayer, um
Antônio Fagundes, ou mesmo um Fábio Jr., o eterno Jorge Tadeu.
E
nem seriam necessárias tantas e ululantes evidências para mostrar que
essa campanha publicitária é pura perobagem enrustida. Basta ver o seu
público-alvo, o homem que compra um desodorante feito "só" para ele,
pensado e projetado para as suas necessidades masculinas, um produto
feito por especialistas e direcionado às suas viris características. E
especializou, já era, entrou especialista na conversa, pode desconfiar
da integridade das pregas do sujeito. Aliás, só de haver um público-alvo
para o produto já mostra a frescura por detrás da marca.
Homem
que é homem, o macho das antigas, usa qualquer coisa, usa o mais
barato do mercado ou da farmácia; melhor, compra seu desodorante no armazém, junto com o rolo de fumo. De Avanço a Mistral, de Rastro a
Cashmere Bouquet, de Italian Pine a Très Brut de Marchand. O macho das
antigas não precisa de desodorante temático para lhe dar ares de homem.
E
mais, comercial para macho é o do desodorante Axe (notem que digo que o
comercial do desodorante é para macho, não que o desodorante o seja ou
deixe de ser, pouco me importa), que são propagandas cheias de mulheres,
de gostosas, de bucetudas. O do tal Old Spice só tem cuecas! É pra
macho que gosta de macho, isso sim.
Desodorante do homem homem... pois sim. Perobagem legítima. Tem até a versão roll-on, precisa dizer mais alguma coisa?
Não se deixem enganar meninos, não se deixem enganar.
Ainda traz escrito : incrivelmente cheiroso por 48 horas.
4 Comentários
Propaganda Maravilhosa, Propaganda Para Macho!!
ResponderExcluirNão há que se discutir!
Huuummmm...
ExcluirTô achando você muito empolgado com a propaganda, em que, aliás, só aparecem "machos" musculosos.
Sei não, 'cê leva o maior jeito de metrossexual, de quem passa um creminho no rosto, que tira cutícula...
"De Avanço a Mistral"
ResponderExcluirMeu falecido tio usou Avanço um tempo e reclamou que não prestava. É que as mulheres não estavam avançando. É sério.
Uso limão!
Eu me lembro dessa propaganda do Avanço. Acho que era com o boiolão do Vitor Fasano fazendo cara de quem gosta de mulher.
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