Rock Balboa vs. Jake LaMotta (Ou : Os Velhinhos Se Divertem)

Não tem nada de Muhammad Ali x Joe Frasier, nada de Rocky Marciano x Joe Louis, nem de Éder Jofre x Harada, tampouco de Mike Tyson x Evander Holyfield.
A luta que passará a figurar como o grande embate do século, deste e do passado, de toda a história do boxe, aliás, será a de Rocky Balboa, o Garanhão Italiano vs. Jake LaMotta, o Touro Indomável. E haja coice, chifrada e testosterna.
Sylvester Stallone, 67 anos, e Robert de Niro, 70, se enfrentam nos ringues da telona do cinema em Ajuste de Contas. Não vestirão, dessa vez, o couro dos boxeadores que eternizaram, Rocky Balboa (da hexalogia Rocky) e Jake LaMotta (de O Touro Indomável), respectivamente.
A ideia de dois setentões num ringue pareceu estranha até a Stallone, que encarnou Rocky Balboa pela última vez em 2006, quando completava 60 anos. Disse : "Não tinha intenção de voltar ao ringue em outro filme de boxe. Eu no ringue? Nesta idade? Isso não teria a menor credibilidade, afinal estou chegando aos 160 anos. E o que aconteceu? Bem, Robert De Niro me telefonou".
Depois de muita conversa, o garanhão italiano concluiu : "O boxe, afinal, é uma metáfora da vida. A vida te derruba. O que faz uma pessoa ser bem-sucedida é ela conseguir se levantar de novo. O que realmente me atrai em roteiros hoje é uma mensagem de segunda chance."
O boxe é uma metáfora da vida... Pããããta que o pariu!!! Só por essa fala já dá para antever a papagaiada que vem por aí. Puro chavão, pura filosofia barata - aliás, o único tipo que há.
Stallone é Henry "Razor" Sharp e de Niro, Billy "The Kid" McDonnen, arqui-inimigos que  ganham a chance de voltar a calçar suas luvas e se enfrentar três décadas depois de seu último confronto. Provar, definitivamente, qual o melhor dos dois.
Não é um filme de boxe, garante Stallone, é sobre o envelhecimento, e traz, garante o ator, até uma mensagem, a de que você não precisa entregar os pontos só porque envelheceu. Puta mensagem! Também não é um filme sobre um homem massacrar o outro, são biografias, histórias de vida, de dois homens frustrados com o término mal resolvido de suas carreiras, homens que querem recuperar um nível emocional. Pãããta que o pariu!!! Filosofia e psicologia a serviço dos parachoques de caminhão!!!
Chavão puro, lugar-comum até não poder mais, saudosismo e sentimentalismo dos mais rasteiros. Mas não é disso que o cinema vive? Não é disso, e por isso, que as pessoas vivem?
A idade avançada dos dois lutadores é explorada massivamente nas piadas do filme e, óbvio, as referências aos clássicos "Rocky - Um Lutador" e "Touro Indomável" são constantes. E inevitáveis. E obrigatórias, o público sairia decepcionada se não as houvesse.
 Ajuste de Contas parece ser um longa-metragem de clichês A começar dos próprios protagonistas, que hoje são clichês de si mesmos. 
Robert de Niro não é mais o ator de Taxi Driver, de o Franco Atirador, de o Touro Indomável, de o Cabo do Medo, de Os Bons Companheiros, ator dos mais versáteis e plásticos que já passaram por Hollywood : é só Robert de Niro, e é Robert de Niro quem as pessoas pagam para ir ver, e ele que se recuse a sê-lo, fica sem emprego.
Stallone também não é mais o ator de Rocky,  ou de Rambo, é só Stallone. Se bem que nesse caso, justiça seja feita, Stallone nunca foi ator de nada, nunca  interpretou sequer uma personagem no cinema. Os atores eram o Rocky e o Rambo. Eles é que interpretaram o Stallone nas telas. Stallone foi interpretado seis vezes por Rocky Balboa e quatro vezes por John Rambo. Nesse aspecto, a carreira de Stallone é mais coerente e sólida que a de de Niro, não houve decadência em Stallone.
Não tá no gibi o que vai ter de velhinho com ilusões de eterna juventude enfrentando fila no cinema, de bengala, de andador, de fralda. Filme de autoajuda para a terceira idade. Campeão de audiência nos DVDs dos asilos. Muitos da terceira idade não conseguem nem limpar a própria bunda, e Stallone e de Niro ficam aí, pondo-lhes caraminholas na cabeça, dizendo que podem resgatar isso, aquilo e aquiloutro de suas existências, que podem ter uma segunda chance e lutar um último e decisivo round de suas vidas. Segunda chance, depois dos setenta? Só se houver reencarnação.
Se eu vou assistir a Ajuste de Contas, o filme que promete ser o maior amontoado de besteiras do ano? Pãããããta que o pariu!!!! É claro que eu vou!!! Quem resiste aos canastrões Rocky e Jake LaMotta, a Stallone e de Niro? Quem resiste à maior luta desde Freddy Krueger x Jason? E, principalmente, quem resiste em não querer saber do resultado desse combate?
Alguém arrisca um palpite? Eu acho que dará empate. E que depois da luta, depois de resolvida a treta entre eles - essas viadagens de macho que tem que provar que é melhor que o outro -, os dois vão sair pra tomar cerveja, encher a cara, exercitar a incontinência urinária.

Postar um comentário

0 Comentários