É o Samba da Girafa Comunista Doida

Dizem que professor ganha pouco, mas se diverte. Não sei que asno de teta, que filho de égua barranqueira cunhou tão falacioso adágio.
Evolução. Ao longo de duas aulas, de 100 excruciantes minutos, falei aos 3º anos do Ensino Médio (a versão anêmica e aidética do saudoso Colegial) sobre Lamarck(ismo), Darwin(ismo) e Neodarwinismo. Coloquei no quadro os pontos principais de cada teoria, um apanhado geral das ideias de cada pensador e mais os destrinchei oralmente. 
Ao fim da aula, encomendei aos alunos de cada sala - tenho sete salas de terceiro ano - que fizessem um trabalho, uma pesquisa mais completa, mais ampla sobre o assunto exposto. Escrevi no quadro os tópicos que eu queria que pesquisassem. Como conclusão da pesquisa, que traçassem paralelos entre as três teorias, destacando seus pontos em comum e suas divergências.
Dizem também que os professores não leem os trabalhos que pedem. Nesse caso, pura verdade. Não seria possível nem que eu quisesse. Tenho 16 salas com uma média de 40, 42 alunos. Façam as contas e vejam se seria possível. Não leio os trabalhos linha a linha. Faço uma leitura mais do que dinâmica. Com a caneta, vou ticando os itens que pedi e pronto. E quando me descuido, quando me meto a ler mais pacienciosamente, estrepo-me, arrependo-me! Como hoje.
Vejam só que pérola da Progressão Continuada caiu-me às mãos, hoje, logo às sete da matina, que joia rara da pedagogia do afeto e da inclusão. Tão preciosa que fiz questão de registrá-la fotograficamente para a posteridade. Antes da foto, um aviso, ou melhor, um pedido : não cobrem do(a) apedeuta rigores e correções de ortografia, pontuação, qualquer noção de concordância ou de coesão de frase, afinal, vocês estão pensando o quê? Que escola é para formar literatos, novos Machados de Assis? Porra nenhuma. Escola, depois do finar do governo militar, presta-se, segundo a LDB paulofreirista que rege a educação brasileira, a formar o "cidadão". Esqueçam esse mero detalhe de que a maioria dos alunos sai do ensino médio mal alfabetizada, tentem se atentar apenas para o "conteúdo" da conclusão do(a) aluno(a), a sua conclusão a respeito da teoria de Lamarck; circulei-a à caneta.
Segundo o(a) pupilo(a), o lamarckismo era a teoria em que criam os povos que seguiam Lamarca (a maiúscula iniciando o nome é por minha conta, óbvio) na época da ditadura militar. 
Pããããããta que o pariu!!! Jean Baptiste Lamarck virou Carlos Lamarca, militar desertor que se tornou um dos líderes do movimento terrorista VPR, que visava a instalação da chamada "ditadura do proletariado" no Brasil, lá pelos idos das décadas de 1960, 1970.
Lamarck virou Lamarca!!! É o samba da girafa comunista doida!!!
O(a) aluno(a) também enfiou os neandertais na teoria de Darwin, porém, depois do Lamarca, isso até passa despercebido, quase chega a fazer algum sentido.
Valha-me São Darwin! Ou, como, provavelmente, diria o(a) aluno(a) em questão, Valha-me Santo Daime!!! Surreal é a atual normalidade!!!
Essa é a geração da Pátria Educadora da esquerda. Do ECA e da LDB paulofreirista. Essa é a geração que, a mando dos peidagogos, teve o seu "tempo de aprendizado" respeitado, que nunca foi "obrigada" a decorar a tabuada nem os tempos verbais nem os afluentes do Amazonas. Esses são os rebentos, as crias da cruza maldita entre Paulo Freire e o telefone celular!
Ganhamos pouco, mas nos divertimos? Só se o sujeito tiver pendores sadomasoquistas, se gostar de levar choques elétricos no saco e depilar o cu com cera quente.

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Como você gosta de dizer, Pããããããta que o pariu!!!

    ResponderExcluir
  2. Não tive como não lembrar do Rolando Lero da Escolinha do Prof. Raimundo.

    Sabe o pior disso tudo para mim? É que sujeitos assim é quem conseguirão as vagas no mercado de trabalho, por amizades, peixadas e outros jeitinhos brasileiros. Em meus tempos de segundo grau - no começo dos anos 1990 - eu tive colegas quase nesse nível e , até onde sei, quase todos estão bem de vida.

    Só não sei como...

    Aquele abraço, MESTRE.

    Cássio - Recife/PE.

    ResponderExcluir
  3. Calma, pois você não está só. Eis que propus uma atividade extra na minha disciplina, valendo uma mísera porcentagem da nota final, para tentar salvar umas almas perdidas do loop infinito da reprovação. Metade da sala conseguiu entregar a tarefa, menos ainda a fizeram corretamente, mas um aluno me chamou a atenção em particular. Ele disse que os valores calculados e obtidos por um software eram quase iguais, mais ligeiramente diferentes. E que os motivos para tal eram desconhecidos.

    Pois eu sei bem o motivo: consequência direta da "política do empurra" da esquerdalha, sobretudo no ensino superior (em quê?!). Pena que não posso postar o print aqui, mas o guardei como prova inegável da verdade. E a vontade de pular da ponte com uma corda no pescoço só aumenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom tê-lo de novo por aqui.
      Caso queira escrever um texto sobre o infausto e anexar o print, eu o publico aqui, sob o seu pseudônimo. Pode enviar para um e-mail que eu mantenho só para o blog : secreto12x@gmail.com

      Excluir
  4. Geração Paulo Freire 4.0, onde tudo é luta de classes e até a biologia foi "politizada" kkkkkkkk

    ResponderExcluir