Cerveja-Feira (49)

Um cabaré - os originais, os clássicos - é uma Disneylândia para maiores, um Beto Carrero World para marmanjos e barbados. É um ambiente por cujos palcos transitam apresentações das mais variadas artes cênicas : teatro, dança, drama, música, espetáculos de humor e de ilusionismo etc. E, claro, a justificar toda essa produção artística, todo esse mecenato, muita mulher gostosa. A famosa buceta. Strip-teases às mancheias. Um show de peitos!
Como bem resumiu e definiu o genial Juca Chaves, "cabaré é o lugar onde vão se encontrar os meninos maus das famílias boas com as meninas boas das famílias más". O cabaré povoa o imaginário e o cancioneiro popular macho das antigas.

"a luz do cabaré já se apagou em mim, o tango na vitrola também chegou ao fim..."(Um Tango para Teresa; Evaldo Gouveia e Jair Amorim);
"Sou um homem, sou um bicho, sou uma mulher. Sou as mesas e as cadeiras desse cabaré..." (Mal Necessário; Mauro Kwitko e Ney Matogrosso);
"Todo o cabaré se inflama, quando ela passa. E com a mesma esperança todos lhe põem o olhar" (Quem há de Dizer; Lupicinio Rodrigues);
"What good is sitting alone In your room? Come hear the music play. Life is a Cabaret, old chum, come to the Cabaret." (Cabaret; Liza Minelli);
"E por não se lembrar de acalantos, a pobre mulher, me ninava cantando cantigas de cabaré." (Minha História; Chico Buarque);
"Cantei, cantei, nem sei como eu cantava assim, só sei que todo o cabaré me aplaudiu de pé quando cheguei ao fim..." (Bastidores; Chico Buarque);
"Sou uma cantora de tango, de rumba e de mambo, o que você quiser. Fui a principal donzela, a vedete dos cabarés." (Cantora de Cabaré; Edvaldo Santana)
"Uma cuba libre treme na mão fria, ao strip-tease da agonia de cada um que deixa o cabaré." (Cabaré; João Bosco e Aldir Blanc);
"Se me der a direção, eu assumo o cabaré. Vou reformar o salão, vai ter oferta de mulher. Vai ter quenga do Japão, do Sudão e de Guiné. E aqui da região as primas lá do café." (Cabaré Globalizado; Falcão)

E, agora, cabaré também é uma marca de cerveja. E das piores. Valha-me Santo Odair José!!!
A cerveja Cabaré é mais uma dessas arapucas da linha Puro Mijo da cervejaria Petrópolis.
Há tempos que vejo dela numa loja de conveniência em que me abasteço e fiquei com curiosidade/vontade de prová-la desde que a vi. Porém, eu não pago nem a pau 5 reais numa latinha de cerveja de 350 ml, o preço praticado pela loja.
Então, no fim de semana passada, fomos para a casa da sogra (e do sogro, também), na cidade mineira de Passos. E bem na esquina, num depósito de bebidas/bar/lanchonete, estava lá o anúncio num banner, que cartaz agora virou banner (fico puto com essas coisas, quase viro o Hulk de tanta raiva) : cerveja Cabaré, 4 por 10 reais. Aí, tive que comprar. Comprei-as.
Com muito esforço, só mesmo para não jogar 10 dez reais ralo da pia abaixo, só mesmo para não ser derrotado por uma cerveja, consegui tomar duas das latinhas. A terceira, dei para a minha esposa (na alegria e na tristeza, ora porra) e a quarta, ofertei para a minha sogra. Inclusive, fica aqui a dica : um fardo de Cabaré quente é um bom presente para se dar para a sogra.
Ruim pra caralho, a Cabaré! E olha que eu não tenho nada contra a Glacial, a Lokal, a Belco etc.
Para tentar dar legitimidade ao produto, o fabricante contratou o cantor Leonardo, notório entornador de cerveja, para ser o garoto-propaganda da marca. É como diz o ditado : cada cerveja tem o Zeca Pagodinho que bem merece.
Mas  não tem jeito. A Cabaré é ruim, muito ruim. Horrível. Nem o Leonardo é capaz de salvar. Aliás, muito menos o Leonardo é capaz de salvar a Cabaré. Intragável.
Enfim... a Cabaré é mesmo igual às músicas do Leonardo : tem quem engula.
Cerveja Cabaré e Leonardo. Fuja. Dos dois.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Rapaz, que belo comentário de estreia!
    Hoje, nem eu tenho mais a desculpa da mulherada, pois sou casado há quase 20 anos. E cerveja, barata ou cara, é só mesmo isso, uma facilitadora de um bom papo, uma aposta na esperança de um conforto, de um toque de amparo.
    Não somos, todos, incompletos?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi essa cerveja cabaré. Nem em lojas, tampouco nos mercados (talvez não tenha procurado tanto).
    Ultimamente, Cabaré vem sendo associado a esses cantores sertanejos de calça apertada e a bebidas de alto valor agregado.
    Lembro que o tal Eduardo costa (até pouco tempo atrás, parceiro do Leonardo) também havia lançado uma cachaça chamada Cabaré. Achei uma vez no mercado Calvo uma versão dela de 700 ml custando cerca de 150 pilas. Com toda certeza, uma cachaça que não caberia numa casa da luz vermelha.
    Essas latinhas, aqui em SP, devem custar, no mínimo, cerca de 5 reais no mercado. Cerveja cara, com certeza.
    No final, nem Leonardo nem Eduardo Costa devem saber o que diabos é um Cabaré. Atualmente, nadando no dinheiro, nem devem lembrar do ambiente lúgubre e escurecido, com o odor de suor, camas velhas, chuveiro quebrado e mulheres (geralmente) feias de doer o pescoço que cobram 30 reais pro cara ficar 20 min no quarto. Deveriam chamar essa cerveja de Night Club ou Club Privê para ficar mais adequado ao preço kkkk

    Em tempo, já provou aquelas cervejas da Casa Colorado? Gosto bastante da Appia. Costumo comprar quando há promoções no mercado.
    Sei que elas não passam no selo marreta, devido ao valor, mas valeria uma experimentação (vez ou outra).

    "Cerveja boa de verdade
    deve estar bem caro"
    Fabiano, caro é relativo. Depende do bolso de quem compra. hehehehehe
    O que é bom e ruim também. Já vi gente dizendo que o mijo duplo malte da brahma é a melhor cerveja dos últimos tempos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marreta.
    Está postagem é um dossiê cabaré. Ah, os cabarés. Aqui onde vim morar, chamam-no de "brega". Ir ao brega é ir à zona. Tive um professor (padre, aliás), que os chamava de "pinga-pus". A partir de meus 14 anos de idade, ia à noitinha a um cabaré e ficava com algumas boas moças de más famílias (ou vice-versa)... Ainda hoje gosto de zona, mas apenas para tomar uma cerveja e trocar algumas palavras com minhas amigas quenguinhas, todas pessoas boníssimas.
    Já tomei cachaça Cabaré (a mediana, não a premium de 400 contos). Achei uma bosta. Com cerveja, sou mais "fresco". Industrial só compro Heineken pq o sabor me agrada. E mais nenhuma.
    Abraços!

    ResponderExcluir