Dores Fantasmas e os Outros Nomes da Saudade

Eu acredito em fantasmas. Nos meus. Aos dos outros, eu tento dar explicações ou científicas, ou psicológicas, ou digo que é tudo superstição e crendice. E em dor fantasma? Só na dos outros?
A dor fantasma, ou a Síndrome do Membro Fantasma, é a percepção de sensações, principalmente dor, em um membro que foi amputado. Um braço, por exemplo, não está mais lá, já era, mas o amputado segue a senti-lo doer como se íntegro estivesse e parte de seu corpo ainda fosse,
Coisa de louco, não? Sim. Tanto que os mais rotineiros tratamentos que se aplicam ao indivíduo com dor fantasma são à base de antidepressivos e antipsicóticos usados para esquizofrenia.
Mas e se a dor não for em o membro amputado, embora assim possa parecer? E se a dor for pelo membro amputado? E se a dor for pela perda do membro? For pela falta?
Aí, não é dor fantasma; aí, é dor pelo fantasma, pelo defunto, pelo que se foi, ou se perdeu, ou nos abandonou.
Aí, não é dor imaginária. Aí, é saudade. É dor real. Que qualquer fingidor pode deveras sentir.
E como dói a danada. A dor pelo fantasma já foi prevista e descrita pelo Chico : "que a saudade dói latejada, é assim como uma fisgada no membro que já perdi".
A dor pelo que nos foi alijado não é fantasma nem imaginária. É concreta e áspera. É real, mesmo que o objeto que a invoca não mais o seja, ou não esteja ao nosso alcance, que exista apenas em nossa imaginação.
Dor fantasma? Só se forem as vossas. Cada qual que diga apenas da sua. Deixemos que o amputado diga da dele, que a dor é dele e de mais ninguém.
Meu peito é um casarão vitoriano mal-assombrado por dores fantasmas. Todas as noites. Como dizer alguém pode que os vagidos e os arrastares de correntes, que muitas vezes não me deixam dormir, não são reais?
Saudade, meus caros, saudade. Dor fantasma é um outro nome que se dá para a saudade. Para a saudade dos outros.
E além do Chico, muito bem sabem disso os tribalistas Marisa Monte e Arnaldo Antunes.
De mais ninguém 
(Marisa Monte/Arnaldo Antunes)
Se ela me deixou, a dor
É minha só, não é de mais ninguém
Aos outros eu devolvo a dó
Eu tenho a minha dor
Se ela preferiu ficar sozinha
Ou já tem um outro bem
Se ela me deixou a dor é minha
A dor é de quem tem

É meu troféu, é o que restou
É o que me aquece sem me dar calor
Se eu não tenho o meu amor
Eu tenho a minha dor
A sala, o quarto, a casa está vazia
A cozinha, o corredor
Se nos meus braços ela não se aninha
A dor é minha

Se ela me deixou, a dor
É minha só, não é de mais ninguém
Aos outros eu devolvo a dó
Eu tenho a minha dor
Se ela preferiu ficar sozinha
Ou já tem um outro bem
Se ela me deixou
A dor é minha
A dor é de quem tem

É o meu lençol, é o cobertor
É o que me aquece sem me dar calor
Se eu não tenho o meu amor
Eu tenho a minha dor
A sala, o quarto
A casa está vazia
A cozinha, o corredor
Se nos meus braços
Ela não se aninha
A dor é minha, a dor
Para ouvir a canção, é só clicar aqui, no meu poderoso e dolorido MARRETÃO.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Olá Marreta, obrigado.
    Alguém ou alguns "poderosos" se sentiram incomodados com as postagens, daí o Google removeu o blog.
    Mas, a luta continua. Seguimos em frente.
    Obrigado por mais uma vez estar figurando em tua lista de Blogs.
    Estou tentando me recordar dos que figuravam aqui para reinclui-los. Tu já está de volta.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Removeu totalmente, ou classificou-o como blog de conteúdo adulto, o que retira automaticamente o blog dos mecanismos de busca? Você recuperou o endereço antigo do blog ou teve que fazer outro?
      Alguns filhos das putas também denunciaram o Marreta e o aviso de conteúdo adulto não foi colocado por mim, foi a Google que me censurou, o que fez diminuir brutalmente o número de acessos ao Marreta; antes, eles eram cerca de 300 a 400 por dia, atualmente,40,50, quando muitos.
      Mas, sim, a luta continua.
      E é Lula preso.

      Excluir
  2. Removeu totalmente. Foi algum artigo que o pt ou o stf não gostou.
    Tentei recuperar o endereço antigo e não consegui, daí tive que fazer este novo com o acréscimo de "o retorno".
    Uma pena. Foram 8 anos jogados fora, e quase 8 milhões de acessos.
    Vamos em frente, e se removerem novamente, faço o retorno 2, 3, 4...
    Abs.

    ResponderExcluir