Aconteceu

"Aconteceu" é uma obra das mais belas e desconhecidas - ou pouco reconhecidas - de nosso cancioneiro popular. De autoria de Péricles Cavalcanti e interpretada por Adriana Calcanhoto, "Aconteceu" fala de amor, é claro.
Mas não do amor dos livros, das novelas, dos filmes ou dos videoclips, não do amor do gênero ação, regado a adrenalina, feromônios e efeitos especiais. Não do amor que a lucrativa indústria da felicidade tenta nos vender, nos empurrar goela abaixo, que é só mais um item na mesma prateleira que a TV de mil polegadas, que o SUV, que o celular 50 G, que o alisamento definitivo.
"Aconteceu" fala do amor manso, de cafuné, de cochilar no colo do outro; não de rompantes, desatinos e desequilíbrios químicos.
"Aconteceu" fala do amor que não era esperado e que tampouco se anuncia, em metáforas, em fogos de artifícios, em cartões de créditos estourados na floricultura e na Kopenhagen; fala do amor que se guarda nas cartas do realejo do periquito, no biscoito chinês, nas pequenas notas nos rodapés dos jornais, nos soluços roxos e inaudíveis da quaresmeira.
"Aconteceu" não fala do amor que chega como uma solene visita, como um vampiro que nos pede licença pra entrar; sim como filho desaparecido, ou, melhor, como filho nunca sabido, que retorna e retoma o seu lugar, o seu quarto.
Em "Aconteceu", Péricles Cavalcanti conseguiu compor o mais belo, difícil e raro tipo de poesia, a poesia da simplicidade.
 Aconteceu
(Péricles Cavalcanti)

Aconteceu quando a gente não esperava
Aconteceu sem um sino pra tocar
Aconteceu diferente das histórias
Que os romances e a memória
Têm costume de contar.


Aconteceu sem que o chão tivesse estrelas
Aconteceu sem um raio de luar
O nosso amor foi chegando de mansinho
Se espalhou devagarinho
Foi ficando até ficar.


Aconteceu sem que o mundo agradecesse
Sem que rosas florescessem
Sem um canto de louvor
Aconteceu sem que houvesse nenhum drama
Só o tempo fez a cama
Como em todo grande amor


Para ouvir "Aconteceu", com Adriana Calcanhoto, é só, como sempre, clicar aqui, no meu poderoso MARRETÃO. 

Postar um comentário

0 Comentários