Vi
 hoje a propaganda de um novo artigo que desembarca no variadíssimo, 
quase que psicodélico, mercado de higiene pessoal : Old Spice, o 
desodorante do homem homem, o único com partículas de cabra macho, diz o comercial.
A
 campanha publicitária do desodorante convoca os homens a serem 
masculinos. Promete, com seu produto, auxiliar no resgate da 
masculinidade da espécie, na retomada do orgulho de ser macho.
Propaganda enganosa, meninos.
O
 comercial começa com um náufrago, ele se aproxima de um coqueiro, dá 
uma "voadora" no pacato e indefeso vegetal, com uma cambalhota no ar se 
põe de pé, estende o braço, pega o coco que cai vítima de seu chute e, 
com a mão em cutelo, desfere um golpe de caratê, arranca-lhe a tampa e 
desfruta de sua refrescante e revigorante água. Macho pra caralho, né? 
Nem a pau! O ator em questão é um bombadão de academia - desses que 
andam com os braços abertos para exibir uns centímetros a mais nos 
bíceps, tríceps, peitorais -, músculos inchados, como que insuflados a 
ar, tórax depilado, até a barba do sujeito, pretensamente rústica, é bem
 aparada, não tem um pelo fora do lugar. Um Hércules de boutique. 
Machão?
Na
 sequência, um casal desce do carro à entrada de um evento, com tapete 
vermelho e tudo. Atrás do casal, um veículo passa por uma água parada à 
sarjeta e arremessa uma saravaida de lama contra eles. O macho não tem 
dúvidas : abre seu paletó, bem ao estilo Clark Kent quando vira o Super 
Homem, e recebe todo o barro em suas costas, garantindo que sua bela 
acompanhante continue limpa, linda e radiante. Macho e cavalheiro pra 
caralho, né? Até seria, se não fosse um cara todo alinhado, smoking 
brilhante, calça com vinco, muito gel no cabelo, sobrancelha feita e uma
 cara tão lisa que só pode ter passado por sessões de limpeza de pele, esfoliamento, tratamento com ácido retinoico e barbeada a laser; já ouvi dizer que tem depilação definitiva pra homem, para que nunca mais lhe nasçam pelos na cara, e sabe-se lá mais aonde. Em suma, o macho em 
questão nada mais é que um exemplar da abominável raça dos  
metrossexuais.
Por
 fim, o ator Malvino Salvador acende as velas de um jantar romântico 
para dois com um lança-chamas. A mocinha se deleita com tamanha macheza,
 encharca-se de feromônios. Até que a escolha de Malvino Salvador foi 
boa, adequada. Dessa nova geração de galãs globais é um dos poucos que 
tem cara de homem, mas não chega nem perto de ser um Zé Mayer, um 
Antônio Fagundes, ou mesmo um Fábio Jr., o eterno Jorge Tadeu.
E
 nem seriam necessárias tantas e ululantes evidências para mostrar que 
essa campanha publicitária é pura perobagem enrustida. Basta ver o seu 
público-alvo, o homem que compra um desodorante feito "só" para ele, 
pensado e projetado para as suas necessidades masculinas, um produto 
feito por especialistas e direcionado às suas viris características. E 
especializou, já era, entrou especialista na conversa, pode desconfiar 
da integridade das pregas do sujeito. Aliás, só de haver um público-alvo
 para o produto já mostra a frescura por detrás da marca. 
Homem
 que é homem, o macho das antigas, usa qualquer coisa, usa o mais 
barato do mercado ou da farmácia; melhor, compra seu desodorante no armazém, junto com o rolo de fumo. De Avanço a Mistral, de Rastro a  
Cashmere Bouquet, de Italian Pine a Très Brut de Marchand. O macho das 
antigas não precisa de desodorante temático para lhe dar ares de homem.
E
 mais, comercial para macho é o do desodorante Axe (notem que digo que o
 comercial do desodorante é para macho, não que o desodorante o seja ou 
deixe de ser, pouco me importa), que são propagandas cheias de mulheres,
 de gostosas, de bucetudas. O do tal Old Spice só tem cuecas! É pra 
macho que gosta de macho, isso sim. 
Desodorante do homem homem... pois sim. Perobagem legítima. Tem até a versão roll-on, precisa dizer mais alguma coisa?
Não se deixem enganar meninos, não se deixem enganar.
Ainda traz escrito : incrivelmente cheiroso por 48 horas. 

4 Comentários
Propaganda Maravilhosa, Propaganda Para Macho!!
ResponderExcluirNão há que se discutir!
Huuummmm...
ExcluirTô achando você muito empolgado com a propaganda, em que, aliás, só aparecem "machos" musculosos.
Sei não, 'cê leva o maior jeito de metrossexual, de quem passa um creminho no rosto, que tira cutícula...
"De Avanço a Mistral"
ResponderExcluirMeu falecido tio usou Avanço um tempo e reclamou que não prestava. É que as mulheres não estavam avançando. É sério.
Uso limão!
Eu me lembro dessa propaganda do Avanço. Acho que era com o boiolão do Vitor Fasano fazendo cara de quem gosta de mulher.
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