Só Jesus Salva (?)

Há idiotas de todos os tipos. E, com raríssimas exceções, são motivações religiosas que os impulsionam. Há os que se explodem com coletes cheios de bombas, há os que caminham léguas à exaustão ou trituram meniscos e ligamentos a subirem escadarias de joelhos, há os que se chicoteiam a sangue jorrante e visto, há os que deixam de beber, há os que fazem jejum à desnutrição, há os que se crucificam na semana santa, e outras tantas estupidezes.
E há os que se enforcam. De verdade.
Morreu hoje, na cidade paulista de Itararé, o ator que fez o papel de Judas na representação do circo de horrores que é a Paixão de Cristo.
Segundo familiares, ele ensaiava há seis meses para caguetar o Cristo, e todo o "equipamento" a ser utilizado na cena do enforcamento foi vistoriado pelo corpo de bombeiros, um colete e uma cadeirinha usados por baixo da túnica.
O arrependido Judas subiu numa pedra e saltou, porém, deu merda. Alguma coisa aconteceu - uma intervenção divina com certeza - e um dos cadarços da túnica se enroscou ao colete, provocando um enforcamento real.
O ator ficou pendurado durante quatro minutos, sem se mexer, inconsciente, até que os outros atores percebessem que a representação estava realista demais.
Com hipóxia cerebral grave e prolongada, ele estava internado na UTI desde o dia 06/04, esperando, quem sabe?, por um milagre que o salvasse.
O milagre não veio. Jesus nem se importou. Se só Jesus Salva, não quis salvar o ator.
Acontece, eventualmente, de pessoas promoverem tiroteios e massacres - ou mesmo suícidio - inspiradas por algum livro, filme ou música. Essas obras, que supostamente induziram os doidos, ficam marcadas como malditas, discussões e mais discussões a respeito do poder da mídia sobre as pessoas invadem todos os telejornais e programas de debates da TV, é um prato cheio de merda para psicólogos, pedagogos e sociólogos; muitos desses idiotas tentam imputar a coautoria da desgraça à obra em questão.
Será que alguém vai ter a coragem, agora, de indiciar a  bíblia e a igreja católica por homicídio culposo? Porque esse rapaz - fraco das ideias, é verdade - foi condicionado desde pequeno a acreditar e a venerar um livro dos mais absurdos e sanguinolentos; tudo na bíblia é vingança, culpa, genocídio, castigo, sacrifício, flagelação, tem até muita poligamia e incesto.
Será que algum psicólogo, pedagogo, ou algum jornaleco sensacionalista, vão ter a coragem de trazer à baila uma discussão acerca dos prejuízos causados pela bíblia ao bom senso das pessoas?
O pior é que, com certeza, rezarão a Cristo no velório do rapaz, as pessoas prestarão suas condolências à família e recomendarão que busquem força em deus para superar esse momento difícil. E os familiares farão. Passivos e cordeiros, ainda acreditando num deus bom, justo, que "escreve certo por linhas tortas" e cujos "desígnios são insondáveis".
O padre, por sua vez, já vislumbra possibilidades futuras. Logo, o rapaz começa a fazer milagres, a cidade vira mais um dos estúpidos centros de peregrinação e os cofres da igreja serão testemunhas de mais um milagre da multiplicação : de dinheiro e de fanáticos.

Postar um comentário

0 Comentários