Os Joões Bobos de Lula (6)

Um belo texto de Lygia Maria, publicado hoje, 13/10, no Jornal A Folha de SP, especialmente dedicado aos Joões Bobos deste Brasil dantes muito mais varonil.
 
Discurso petista pró-democracia é balela
 
"Lula foi eleito em 2022 com o discurso de defesa da democracia, e sua militância segue a mesma toada. Tudo balela. O petismo é avesso à liberdade política.
O Prêmio Nobel da Paz à María Corina Machado é mais um exemplo dessa farsa. Até agora, nem Lula nem seu governo se pronunciaram sobre a honraria concedida a uma ativista latino-americana que luta pelo fim da ditadura de uma nação vizinha de onde cerca de 700 mil pessoas partiram para se refugiar no Brasil. Comportamento vexatório, portanto, para o presidente do maior país da América do Sul.
Seu assessor internacional, Celso Amorim, disse apenas que concordava com a opinião emitida pelo governo dos EUA de que o comitê do Nobel premiou a política, não a paz —Donald Trump gostaria de ter levado a láurea.
A militância petista acusa Corina de golpista e agente imperialista porque ela clama por apoio e até intervenção internacional, inclusive dos EUA, que ajudem a derrubar o regime sangrento de Nicolás Maduro na Venezuela —é curioso que essa mesma militância não veja problema em campanhas em sentido similar para a guerra na Faixa de Gaza, ora sob cessar-fogo oriundo de acordo promovido pelo governo americano.
O silêncio de Lula agora se junta a comentários escabrosos anteriores. Quando Corina foi impedida de concorrer no pleito presidencial de 2024, disse que, em vez de ficar chorando, a oposição deveria indicar outro candidato. Após a vitória de Maduro na eleição atestada como fraudulenta por organismos internacionais, afirmou que o governo da Venezuela não é uma ditadura, mas um "regime muito desagradável".
O presidente da República e sua base não têm compaixão nenhuma pelos cerca de 8 milhões de refugiados venezuelanos, nem por centenas de mortos, presos ou torturados, incluindo por violência sexual, revelados por investigações da ONU e do Tribunal Penal Internacional.
Como disse Corina, o Nobel da Paz não é para ela, é para todos os venezuelanos que sofrem sob um regime tirano e que lutam pela democracia —lutam de fato, ao contrário da falsidade petista."

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Meu querido, se esses prêmios de paz resolvessem alguma coisa, estaríamos em um paraíso. E dar um prêmio de paz a Trump chega ser absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prêmio nenhum resolve nada, o ser humano nunca viverá em paz.

      Excluir
  2. Azarildo, o mundo está muito louco.
    As pessoas falam uma coisa e fazem outra e os imbecis concordam.
    Não dá mais nem pra conversar.
    Tá dificil a coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A contradição, a hipocrisia e a cara de pau dos políticos esquerdistas é infinita, assim como a obtusidade e a burrice de quem vota neles.
      O melhor que podemos fazer é evitar esse povo o máximo que pudermos.

      Excluir
  3. Sr. Azarao, he visitado su blog varias veces y siempre admiro su escritura. Al mismo tiempo, he notado que tiene una inclinación ideológica hacia ideas de extrema derecha. ¿Qué tiene eso que ver conmigo, que vengo de otro país y me enviaron aquí a trabajar? Nada, por supuesto.
    Hoy usted publicó un texto que no era suyo, que afirma que "el petismo es reacio a la libertad política". Imagino que puede ser cierto, pero creo que también parecía ser una característica del presidente anterior, ¿no le parece?

    ResponderExcluir
  4. É engraçado como quem abomina o "gópi" de 1964 e a "ditadura militar" no Brasil apoia ferrenhamente a "democracia" de Cuba e Venezuela.

    Sinceramente, prêmios e honrarias nunca me interessaram, mesmo na academia. O prêmio Nobel da Paz é tão crível que já teve como indicados Stalin e Hitler. A ABL é tão respeitada que agraciou Sarney e Miriam Leitão com o título de imortal.

    Ah, mas aceitaria de bom grado o milhãozinho básico de verdinhas do Nobel.

    ResponderExcluir
  5. Não esqueçamos que o criador da lobotomia ganhou o Nobel de Medicina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o da dinamite, o nome do prêmio.
      Pensei em dizer que se fosse para lobotomizar petista, seria um prêmio merecido, mas essa raça já nasce lobotomizada.

      Excluir
  6. De acordo com Lule, a Venezuela padece de "excesso de democracia", assim como a Nicarágua. O cara é um tirano, apenas isso. Lule não me surpreende quando apoia a miséria socialista. É de sua ideologia.

    ResponderExcluir