Julho Turquesa : o Mês do Combate à Secura do Olho

Pãããããããta que o pariu!!!!! Como inventam coisas e, sobretudo, causas, os tais dos desocupados. É bem como diz meu amigo Josemar : quem tem tempo, caga longe.
Eu já conhecia, é claro, o Outubro Rosa, o mês de prevenção do câncer de uma das maiores maravilhas da natureza, as tetas, e o Novembro Azul, mês da prevenção do câncer de próstata, o mês em que o urologista faz o macho das antigas gemer sem sentir dor. 
Depois desses dois, vieram uns tantos outros, como o Janeiro Branco (saúde mental) e o Setembro Amarelo (alerta contra o suicídio, e não contra o vírus chinês, como alguns podem supor). E não são apenas esses. Cada mês do ano e cada cor do arco-íris foram contemplados com uma doença ou loucura do ser humano; alguns meses até com duas ou mais.
Agora, juntando-se aos já existentes Julhos Amarelo e Verde (combate à hepatites virais e prevenção do câncer de cabeça e pescoço, respectivamente) surge o cintilante e purpurinado Julho Turquesa, o mês do combate à secura do olho, ao ressacamento e à falta de lubrificação do grande órgão erógeno do ser humano.
O alerta dos médicos é dirigido especialmente para as pessoas com mais de 50 anos, sobretudo as mulheres, cujo déficit de lubrificação é agravado a partir desta idade. Novidade nenhuma. Depois dos 50, o olho da mulherada se torna mais seco mesmo, mais difícil de ficar molhadinho.
Há uma pandemia de secura do olho, segundo os experts no redondinhos. Pandemia exacerbada pela outra pandemia, a do vírus chinês, que fez aumentar substancialmente o tempo de exposição das pessoas à luz das telas dos computadores, tablets e celulares utilizados para aulas remotas, videoconferências de empresas etc.
De acordo com os entendidos, uma pessoa pisca, em média, 20 vezes por minuto, sendo o piscar o mecanismo responsável pelo espalhamento do líquido lubrificante. Diante da tela de um computador, o número de piscadas por minuto cai para uma média de seis.
De novo, nenhuma novidade, nenhuma grande revelação da medicina moderna. É o princípio básico da boa lubrificação, do bom encharcar : piscou, molhou.
Por isso, pisquem, mulheres deste Brasil dantes mais varonil. Pisquem a todo momento, sem parar. Façam como a Ana, da antiga marchinha, que de tanto piscar o olho já ficou sem a pestana. Pisquem alucinadamente. No lar, no trabalho, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapé. Pisquem como se não houvesse amanhã. Pisquem. Mantenham seus olhos molhadinhos, ensopados.
Abaixo, uma foto ilustrativa, didática e pedagógica de como deve ser um olho com a devida lubrificação.
E aproveitando-se do ensejo do Julho Turquesa, a KY, a subsidiária da Johnson & Johnson para assuntos internos, ampliou seu nicho mercadológico e lançou a sua própria marca de colírio.
Afinal, como bem diz o sábio e prudente ditado : KY no olho do outro é refresco!

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2 Comentários

  1. Rapaz, eu nem imagino a imensa quantidade de cus que você deve ter visto e comido ao longo da vida. Por isso, nesse quesito, rendo-me à sua sabedoria!

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  2. Concordo integralmente com sua última frase : A idade vem e o próprio sexo se torna uma b**** sem muita importância.

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