Cerveja-Feira (48)

A esfíngica e evanescente Jota, cometa vadio que feito o Halley só dá as caras mais ou menos a cada 70 anos, em uma de suas estadas mais demoradas por aqui, não se cansava de tecer desbragados elogios a uma cerveja, a Tijuca, a sua bebida mais dileta, fabricada pela Cerpa Cervejaria Paraense.
Da mesma cervejaria, eu já provara e aprovara a Cerpa Export e a Cerpa Premium, ambas boas e honestas cervejas do tipo American Lager. A Tijuca, nunca tinha nem visto nem ouvido falar.
Curioso, na época, cheguei a procurar por ela em mercados e atacadões pouco ou menos frequentados por mim. E nada. Possivelmente, era um produto comercializado apenas em âmbito regional. Esqueci da Tijuca. Nunca mais pensei nela.
Então, hoje, ao entrar em uma loja da rede atacadista Assaí, para me abastecer de uns víveres básicos, frutas, legumes, uns queijinhos, café, óleo etc, aproveitei para dar uma olhada na seção das cervejas, ver se havia alguma oferta de fim de semana.
E lá estava ela. A Tijuca. Em bela e esguia long neck. Barata? Nem tanto. Não para os meus padrões. R$ 3,99, a long neck de 350 ml. Só a título de comparação, por R$ 2,49, estava a muito boa Brahma Extra Lager.
Nesse caso, porém, o preço era um fator secundário, um pormenor de somenos. Eu não estava, a me fiar nos relatos da Jota, diante de uma simples cerveja. Sim, diante de um mito. De uma lenda amazônica. Praticamente, um boto engarrafado.
Comprei. Uma e apenas uma. Para provar. Que não vou ficar agora me dando a perdularismos.
Boa, a Tijuca. Não é a oitava maravilha do lúpulo, mas é boa. Muito mais saborosa, inclusive, que muitas outras por aí que tentam se passar por puros maltes, como a Itaipava 100% Malte, a Brahma Duplo Malte, a Spaten e outras arapucas.
Valeu para matar a vontade e a curiosidade.
 
Para Ti, Jota
Uma Tijuca

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Marreta, engraçado que nunca tinha ouvido falar dessa Tijuca.
    Li seu texto na sexta e, no sábado, achei uma garrafa igual a sua. hehehehe
    Estava num bar e um cara estava bebendo um dessas, trazida do mercado. Foi a primeira vez que vi essa cerveja, vou procurar para experimentar.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, como eu disse, não precisa esperar nenhuma maravilha, é uma cerveja honesta, e só.
      Abraço.

      Excluir