Vegana Que Eu Gosto (2)

Dentre os primatas, somos a espécie com o maior cérebro, com o maior volume craniano, em relação à massa corporal. Um gorila macho adulto pode atingir uma massa corporal equivalente a quase três machos humanos de compleição mediana, de uns 70 kg; seu cérebro, no entanto, é quase três vezes menor que o nosso - 1.200 centímetros cúbicos nossos contra os 470 do gorila.
O que teria nos dotado de um cérebro de porte único e muito superior aos de nossos primos mais próximos, os primatas? O que teria nos tornado em verdadeiros Kids Bengala encefálicos?
Estudos recentes - ao fim da postagem colocarei o link para eles - apontam para um caminho inequívoco : o que possibilitou o desenvolvimento de nossos cérebros ao nível em que hoje se encontram foi uma combinação entre a criação de técnicas de processamento dos alimentos (corte e cozimento) e a introdução de alimentos mais proteicos e calóricos em nossa dieta, no caso, a carne.
O gorila e outros de nossos aparentados têm dieta essencialmente herbívora, alimentam-se de folhas - cruas, aos montes, em grandes pedaços e quantidades. Não é a maneira mais eficiente do mundo de se obter energia e matéria-prima para o organismo.
Um gorila chega a passar de oito a dez horas do dia a mastigar e a engolir grandes folhas; depois, já com bucho cheio, mais três, quatro horas para digerir e processar tudo aquilo - a celulose é uma substância rígida, de difícil mastigação, digestão e absorção pelo organismo. Todas as custosas e poucas proteínas e energia assim obtidas são direcionadas para o básico da sobrevivência do gorila, sua atividade muscular, construção e funcionamento. Não sobram energia nem matéria o suficiente para um incremento do cérebro do bicho. E ainda que sobrassem, ao gorila não sobraria tempo para explorar um cérebro maior, para exercitar a máquina.
Com o desenvolvimento das ferramentas de corte, o ser humano passou a dividir o alimento em menores porções, o que facilitou a mastigação, diminuindo o tempo despendido nesta atividade; com o cozimento dos alimentos, eles passam por várias transformações químicas, que os deixam não só mais tenros, mas também mais acessíveis ao nosso equipamento enzimático, eles se tornam mais fáceis de serem digeridos, absorvidos por nossas células e, enfim, convertidos em energia, diminuindo, além do tempo da mastigação, também o de processamento; finalmente, com a introdução da carne à sua dieta, o ser humano juntou, aos menores tempos de mastigação, digestão etc, um alimento com teores proteico e calórico muito superiores aos dos vegetais. 
Somados os três eventos, temos : um tempo absurdamente menor gasto com mastigação, digestão e absorção e uma quantidade de proteínas e de energia dantes inimagináveis.
Com mais proteínas, nosso cérebro pode melhor se construir, ganhar estrutura, massa, volume - sim, ou você acha que o nosso cérebro é feito do quê, caro vegetariano/vegano, de brócolis? Com mais energia, a nova máquina pode ser posta a funcionar a todo o vapor - nosso cérebro é um sumidouro de energia, chega a tomar para si, quando estamos em repouso, 20% de toda a produção do organismo. Com o tempo que nos sobrou, pois não precisávamos mais ficar a ruminar toneladas de folhas, nos pusemos a brincar com ele, a criar novas ferramentas e a desenvolver mais intrincadas relações sociais - o segredo da hegemonia humana no planeta não vem de nossa pouca força física, vem da habilidade de nos organizarmos em grandes bandos. 
As relações sociais exigem o exaustivo e coordenado trabalho de milhões de neurônios. Têm ideia da complexidade cerebral exigida para vivermos em sociedade? Da beleza da imensa quantidade de conexões sinápticas necessárias para contarmos uma simples e inofensiva mentirinha social e cotidiana a bem da política da boa vizinhança? Que outro animal elabora mentiras? A mentira é a base da sociedade humana. Não nos suportaríamos sem ela, desfaríamos o bando, e, sozinhos, fisicamente ridículos que somos, seríamos trucidados por outros animais.
Se você, vegetariano/vegano, tem hoje uma caralhada de amigos em suas redes sociais, agradeça ao seu cérebro hábil que lhe permite coordenar estas relações, seu cérebro construído à base de carne.
Não tivéssemos desenvolvido técnicas de processamento de alimentos nem adicionado a carne à nossa dieta, possivelmente ainda teríamos o cérebro muito similar em tamanho ao dos outros primatas, ou, ao menos, de nossos ancestrais já humanos, o Australopitecus, o Homo erectus etc, e viveríamos ainda de forma muito parecida à deles. Provavelmente, nem a escrita teríamos desenvolvido.
E talvez fôssemos mais felizes assim, mas esta não é a questão. A questão nunca é a felicidade - também um conceito meramente humano, criado pelo nosso cérebro bem dotado. A questão aqui é que toda a civilização, toda a história da humanidade, todos os seus avanços (e retrocessos), todas as suas conquistas científicas e tecnológicas que moldaram nossa maneira de hoje viver (que remodelaram o planeta), que nos garantem um maior conforto, uma maior expectativa de vida e, sobretudo, uma esmagadora supremacia sobre toda e qualquer outra forma de vida conhecida, só foram possíveis graças ao turbinamento, à otimização de nossos cérebros. E esta otimização só foi possível a partir da introdução da carne na dieta humana.
Temos dentes próprios para cortar e perfurar a carne, os incisivos e os caninos. Temos sucos digestórios repletos de enzimas para digerir a carne, a pepsina e outras proteases. Até o tamanho de nosso intestino é adequado ao correto tempo de trânsito da carne dentro de nós.
Se toda a humanidade, a partir de hoje, adotasse o vegetarianismo/veganismo, em alguns milhares de anos, perderíamos muito de nosso volume cerebral enquanto espécie. Em poucos milhares de anos, nossos cérebros seriam devolvidos ao nível - se com muita sorte - de um Homo habilis. Em poucos milhares de anos, estaríamos de volta ao registro pictórico nas paredes das cavernas. Em poucos milhares de anos, estaríamos de volta aos sons guturais : Ah! Ah! Uh! Uh!
Encerro, ou quase, a postagem com as falas de um pesquisador e de um poeta, atividades humanas só possíveis devido aos nossos diferenciados cérebros carnívoros.
Primeiro, o pesquisador, Manuel Domínguez-Rodrigo, da Universidade de Madrid : “Eu sei que isso soará horrível para os vegetarianos, mas a carne nos tornou humanos”;
Por fim, o poeta, o poetinha Vinicius de Moraes :
"Não comerei da alface a verde pétala
Nem da cenoura as hóstias desbotadas
Deixarei as pastagens às manadas
E a quem mais aprouver fazer dieta. 
 

Cajus hei de chupar, mangas-espadas
Talvez pouco elegantes para um poeta
Mas pêras e maçãs, deixo-as ao esteta
Que acredita no cromo das saladas. 
 

Não nasci ruminante como os bois
Nem como os coelhos, roedor; nasci
Omnívoro; dêem-me feijão com arroz 
 

E um bife, e um queijo forte, e parati
E eu morrerei, feliz, do coração
De ter vivido sem comer em vão."

Abaixo, da esquerda para a direita, um cérebro humano e um cérebro vegetariano/vegano
link prometido no início da postagem, para maiores referências :

cenas dos próximos capítulos : não é somente nosso cérebro, nossa massa encefálica, que é o maior entre os primatas; os nossos paus, os nossos caralhos, também são, proporcionalmente, os maiores entre a macacada. O gorila é todo fortão, todo saradão, mas tem uma pingolinha de anjo barroco, parece um desses caras de academia. O motivo de nossas rolas serem as mais avantajadas entres os primatas? Também o consumo de carne, porém, um tipo muito específico de carne. Mas isto será assunto de uma próxima postagem, a Vegana Que Eu Gosto (3), que encerrará esta ignominiosa trilogia.

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Para mim, o veganismo é o "politicamente correto" nutricional ou alimentar. Nada mais equivocado.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, Azarão. Após muito tempo lendo seus posts, sem me identificar, encontro algo que realmente mexe com minhas entranhas. Quase literalmente.
    Venho de uma família de reformistas do adventismo do sétimo dia. Caso não saiba, esses são os “crentíssimos”, incluindo mulheres que não cortam o cabelo e os fieis que não comem carne, além de guardar os sábados.
    Sempre simpatizei com a doutrina, mas infelizmente não pude lutar conta meu principal defeito: a falta de cumplicidade com a hipocrisia. Não podia continuar seguindo os preceitos da referida religião se eu sou simplesmente um ser humano, afim aos prazeres da terra e da carne.
    Pois bem, sei que além de versado nas artes, és professor de biologia, ciências (or something). Muito bem colocado seu ponto de vista sobre o papel do consumo da carne na evolução humana.
    Vejamos as várias faces do problema. Pensemos na evolução do ponto de vista bíblico. Se o homem não evoluiu, criado apenas à imagem de Deus, por que tem caninos? Diz minha mãe que o consumo de carne foi permitido pelo Senhor após seu povo enjoar do maná, justamente após sair do Egito. Vindo alimento do céu na faixa, o ser humano ainda reclama. Tem que se lascar ou não?
    Esqueçamos os preciosismos, mas após essa passagem, simplesmente os caninos cresceram? Ou voltaram a crescer depois de um período só à base do maná?
    Outro lado: por mais que goste, eliminar o consumo de carne para a saúde nos dias de hoje nos é benéfico do ponto de vista de hormônios, etc. Quisera ser possível caçar in natura, sem aditivos. Mas isso, só porque conseguimos escolher, filtrar: lagosta, frango, boi ou porco? Consigo ficar dias, ou mais tempo se quiser sem consumir carne, embora seja casado com uma mulher do Sul, onde todos adoram e sabem fazer o belo churrasco.
    Lembro-me de um “irmão” de igreja da minha mãe. De tanto deixar de comer carne, começou a senilizar por falta de vitamina B12. Ele, que era uma espécie de pajé, oraculo dos fieis. Foi só tomar uma injeção de B12 e voltou a ser o que era. Ou seja, ninguém vive sem proteína. Mesmo que não queira.
    Como cientista, simplesmente refuto a fantasia. Por que devemos nos furtar ao questionamento?
    Abraços hetero do Bolsonaro. Brancos e heterossexuais: um dia teremos nossas cotas e seremos minoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      Também não sou exagerado em relação à carne, não sou desses de ir a rodízio e me empanturrar; fico, assim como você, dias sem comer carne, troco por uma omelete por exemplo. Mas, óbvio, não me abstenho dela. Creio que tudo seja uma questão de moderação, creio que possamos comer de tudo, sem excessos.
      Seremos minoria? Acho que já somos. A minoria que carrega esse país nas costas. Um dia, quem sabe, seremos reconhecidos.
      Abraço.

      Excluir