Testamento, por Jotabê

É dez mil vezes melhor que a canção "Epitáfio", dos Titãs ("O acaso vai me proteger,, enquanto eu andar distraído...), que teve a letra "inspirada" no poema Instantes, de Jorge Luís Borges. A disposição dos versos, a cadência de cada frase, também me lembraram muito da fantástica letra de "Se puder sem medo", do menestrel Oswaldo Montenegro.
Não é Titãs nem Jorge Luis Borges nem Oswaldo Montenegro. É Jotabê. O ermitão de BH. O eremita do Blogson Crusoe. Um poema inspiradíssimo. Feito com a propriedade de quem envelheceu/envelhece com serenidade e aceitação; em suma, com dignidade. 
E, porra JB, sem essa de despedidas precoces. Se, um dia, ela for inevitável, é você quem tem que nos avisar com três dias de antecedência. Pra gente encomendar cerveja em dobro.

Testamento
Esta casa agora é sua.
Seu também é tudo que nela existe:
Móveis, eletrodomésticos, discos, livros,
Revistas em quadrinhos, coleções.
DVDs, fitas VHS e retratos também são seus.


Meus arquivos no computador pode apagar, se achar melhor;
Minhas roupas e calçados, meus remédios,
Carro, saldo bancário, dívidas, carnês,
Contas para pagar, roupas de cama e mesa, ferramentas,
Utensílios de cozinha, quadros, plantas e vasos.


Telefones, celulares, tintas, pincéis, lápis e canetas,
Materiais de escritório, material de limpeza, alimentos,
Documentos, certidões, tudo o que for tangível, enfim, é seu.
Filha, irmãos e parentes também são seus.
A partir de agora, só seus. Nada mais me pertence.


Que mais você poderia desejar?
Não consigo te dar meus sonhos, minhas fraquezas.
Alegrias, lembranças, ódios, rancores, humor, farras,
Dores, decepções, conquistas, pensamentos, porres,
Crenças, certezas, conhecimentos, vivências, ignorância.


Medos, fantasias, amizades fugazes e inimizades eternas,
Esperanças e tudo o que está relacionado à Vida.
Não consigo te dar minha vida, infelizmente.
Mas, se quiser, posso te dar minha libertação. Apenas avise-me Com três dias de antecedência.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Rapaz, você me pegou de surpresa! Este texto estava pronto há dias, estava sem vontade de divulgá-lo. Aí o black dog do Churchill me deu uma mordida. Só assim resolvi postá-lo. É uma "rapsódia" de vidas já extintas e ainda rolando. Às vezes acho até que deveria tomar um uísque caubói, para ajudar a engolir um pouco as emoções brutas.Valeu pelo comentário (imerecido, na minha opinião) e pela transcrição. Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imerecido coisa nenhuma.
      "Mas, se quiser, posso te dar minha libertação" é uma frase do caralho. Um soco na boca do estômago.

      Excluir
  2. Rapaz, que texto é esse? Que porrada na alma! Estou numa fase complicada (desemprego, depressão, casamento em crise, falta de perspectivas, dentre outras mazelas...) e ao dar a costumeira geral neste oásis, leio essa joia do JB. Desde ontem leio e penso sobre este texto. "Tudo que for tangível, enfim, é seu"; "amizades fugazes e inimizades eternas"; "mas, se quiser, posso te dar minha libertação". Isso é que é estar arrasado mas com classe. Puta que pariu. Até no comentário, o JB botou pra fuder; "é uma 'rapsódia' de vidas ja extintas e ainda rolando". E é exatamente assim que me sinto. Parabéns ao mestre Azarão por divulgar o texto e ao mestre JB por lapidar esse poema que diz tanto sem meias palavras.

    Cássio - Recife/PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e o velho Jotabê ainda diz que meus elogios são imerecidos. É um texto do caralho.
      E faço sinceros votos de que essa sua fase ruim logo se resolva.
      Abraço

      Excluir